O melhor pedaço da Maçã.

União Europeia acha que Apple pode ter monopólio em assistentes virtuais

IDC UK
Bandeira da União Europeia

Em julho do ano passado, nós noticiamos um inquérito aberto pela União Europeia. À época, o bloco econômico queria buscar informações de 400 empresas para indicar se existia algum problema dentro do mercado de assistentes virtuais com a Siri, a Alexa e o Google Assistente — problemas esses os quais poderiam resultar em casos antitruste.

Publicidade

Pois hoje, a Reuters noticiou que a União Europeia disponibilizou um relatório preliminar sobre esse caso, que não apenas se debruça sobre as assistentes virtuais, mas se expande para casas inteligentes e internet das coisas (IoT). E a conclusão da UE é que empresas como Apple, Google e Amazon podem, sim, ser anticompetitivas.

Pelos primeiros resultados publicados hoje, parece que muitas [empresas] no setor compartilham nossas preocupações. E uma competição justa é necessária para aproveitar ao máximo o grande potencial da internet das coisas para os consumidores em suas vidas diárias.

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva responsável pela política da concorrência da União Europeia

Um dos trechos do documento afirma: “Um grande número de entrevistados, em todos os segmentos de consumo IoT, apontou que o principal obstáculo para o desenvolvimento de novos produtos e serviços é a falta de capacidade de competir com Google, Amazon e Apple.”

E continua: “Esses participantes se tornaram as empresas líderes de tecnologia e construíram seus próprios ecossistemas dentro e além do setor de IoT do consumidor, combinando seus próprios produtos e serviços de terceiros em uma oferta de marca ao consumidor com um grande número de usuários.”

Publicidade

Agora, o inquérito passará por uma consulta pública durante os próximos três meses. Todos que se interessarem poderão comentar as constatações e apresentar informações. Enquanto isso, o relatório final deverá chegar apenas no primeiro semestre de 2022.

Não bastassem todos os outros imbróglios — tais como o do Apple Pay e o do Apple Music —, tudo indica que casa inteligente e IoT poderão ser as próximas polêmicas.

“Respostas” da Apple

Apesar de a Apple não ter respondido diretamente à Reuters, ainda nesta semana vimos que a companhia abrirá a Siri para dispositivos domésticos inteligentes de terceiros no iOS 15. Além disso, a Maçã afirmou publicamente seu compromisso com o padrão de casa inteligente Matter, o qual permitirá que dispositivos domésticos inteligentes de empresas concorrentes funcionem bem sob um mesmo protocolo, independentemente da assistente virtual usada.

Publicidade

Essa movimentação antecipada, definitivamente, ajudará a Apple em um possível julgamento no próximo ano. Isso, claro, se ela for considerada uma empresa anticompetitiva. Só o tempo nos dirá isso, contudo…

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vivaldi 4.0 é lançado com tradutor, email, calendário e leitor de feeds

Próx. Post

iOS 15 permitirá que usuários priorizem 5G em vez de Wi-Fi

Posts Relacionados