O melhor pedaço da Maçã.

Wi-Fi abandona esquema “802.11xx” e passa a ter números de versão

Nova versão Wi-Fi 6 do protocolo

Se você tem algum tipo de familiaridade com o mundo do Wi-Fi (além do velho “me passa a senha?”, isto é), certamente sabe da sopa de letrinhas e números utilizada para designar cada geração do protocolo. Os códigos 802.11n, 802.11ac e companhia bela são as designações menos intuitivas do mundo — boa sorte tentando explicar para seu tio que a versão “ac” é superior à versão “n”, por exemplo. Agora, felizmente, isso está para mudar.

Publicidade

A Wi-Fi Alliance, rede de empresas responsável pelo desenvolvimento do protocolo, aproveitou o anúncio de uma nova geração da tecnologia para simplificar totalmente o esquema de códigos que ordena as suas versões. Com isso, a nova geração do Wi-Fi, que é oficialmente chamada de 802.11ax, será comercialmente vendida como Wi-Fi 6.

Nova versão Wi-Fi 6 do protocolo

A mudança também é retroativa e gerações anteriores do protocolo ganharão números de versão da seguinte forma:

Publicidade
  • 802.11b (1999): Wi-Fi 1
  • 802.11a (1999): Wi-Fi 2
  • 802.11g (2003): Wi-Fi 3
  • 802.11n (2009): Wi-Fi 4
  • 802.11ac (2014): Wi-Fi 5

Para destacar a mudança, a Wi-Fi Alliance está planejando novidades que permitirão às fabricantes e desenvolvedoras exibir a versão do Wi-Fi ao qual o usuário está conectado — o que pode ser útil mas, ao mesmo tempo, pode criar uma certa confusão na cabeça dos usuários. Todas as versões do protocolo são compatíveis entre si, mas os novos números de versão podem causar uma impressão diferente em consumidores menos escolados no assunto.

Em relação à nova geração, o Wi-Fi 6 traz velocidades de conexão até 30% superiores e melhor suporte a múltiplas conexões em relação ao que temos hoje. Os primeiros dispositivos com suporte a ela deverão surgir nos próximos meses.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Assistente ganha renovação visual com mais interações por toque

Próx. Post

Ações da Apple batem novo recorde e empresa agora vale US$1,121 trilhão

Posts Relacionados