O melhor pedaço da Maçã.

Mensagens de áudio do iMessage melhorarão bastante no iOS 12.2

Mensagem de áudio no iMessage

Um dos pontos em que o iMessage perde feio para concorrentes como WhatsApp ou Telegram é a qualidade das mensagens de áudio. Você pode fazer o teste e comprovar que, na plataforma da Apple, os clipes de voz sempre soam abafados e indefinidos, ao contrário dos áudios cristalinos gerados pelos outros mensageiros. Fico feliz de informar, entretanto, que esse problema está em vias de acabar.

Publicidade

O desenvolvedor Frederik Riedel publicou no seu Twitter uma descoberta deveras animadora: a mais recente beta do iOS 12.2 muda o codec utilizado para as mensagens de áudio do iMessage, colocando-as em pé de igualdade com as do WhatsApp e do Telegram em termos de qualidade sonora.

Uau: no iOS 12.2 beta 5 as mensagens de voz no iMessage finalmente parecem estar consertadas. Elas soam cristalinas agora.

O que mudou? Eu analisei rapidamente os arquivos de voz (novo codec!):

Antigamente: codec AMR a 8.000Hz
Amostra do iOS 12.2 beta 5: codec Opus a 24.000Hz

Riedel comentou que o codec Opus é, de fato, a melhor escolha para voz no momento e o formato utilizado justamente pelo WhatsApp, pelo Telegram e pelo protocolo WebRTC. O desenvolvedor compartilhou também uma comparação dos clipes de voz no iMessage antes e depois da atualização — a diferença é realmente brutal:

Publicidade

Aqui está a comparação direta. Que diferença!

É bom notar que os novos arquivos de voz, como evidenciado no primeiro tweet, ocupam bem mais espaço de armazenamento que os antigos; de qualquer forma, isso não deverá fazer tanta diferença, já que, por padrão, o iMessage apaga as mensagens de voz dois minutos depois que você as ouve — isso pode ser alterado, entretanto.

Para desfrutar da mudança, ambos os usuários — remetente e destinatário — precisam estar rodando o iOS 12.2 ou o macOS Mojave 10.14.4 (que, como sabemos, ainda não tiveram suas versões finais disponibilizadas); em outros casos, o arquivo de áudio será enviado na configuração antiga. Ou seja, a transição será lenta… mas pelo menos acontecerá.

Publicidade

Tava na hora, né, Apple?

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple estaria planejando iPads (não “Pro”) de 10,2 e 10,5 polegadas

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: ReliCam, Asketch, Call of Duty 4: Modern Warfare e mais!

Posts Relacionados