iPhones e Androids são afetados por horário de verão “antecipado” [atualizado 3x]

Na manhã de hoje, uma série de donos de iPhones levaram para as redes sociais um caso curioso: na virada de domingo para segunda-feira, alguns dispositivos alteraram automaticamente para o horário de verão. Normalmente isso não seria um problema, já que o recurso ajuda aqueles que esquecem de ajustar manualmente o horário; exceto que o horário de verão ainda não começou no Brasil — e milhares de brasileiros acordaram uma hora antes do horário oficial (ainda bem que não foi o contrário).

Alguns relatos mostram que a confusão não aconteceu somente entre donos de iPhones, visto que usuários de Androids também levaram um susto com a bagunça de horários. Ainda não se sabe por que esses dispositivos mudaram para o horário de verão — mesmo que, em 2017, ele tenha começado exatamente nesta data. O que é mais curioso ainda é que, ao que tudo indica, apenas clientes da operadora TIM foram afetados.

Neste ano, a mudança para o horário de verão ocorrerá apenas no próximo mês, no dia 18 de novembro, após ter sido adiada duas vezes devido às apurações das eleições e da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos dias 4 e 11 de novembro.

Ou seja, esperem ainda mais dores de cabeça vindo por aí…

Como alterar de volta para o horário oficial

Para voltar ao horário oficial, no iPhone, siga os passos a seguir:

  1. Acesse os Ajustes;
  2. Toque em “Geral” e, em seguida, em “Data e Hora”;
  3. Toque no botão deslizante para desativar a opção “Automaticamente”;
  4. Caso o horário ainda esteja incorreto, toque na data de hoje e altere manualmente para o horário oficial.

Quando a TIM (e/ou a Apple) resolver o problema, é só reativar o horário automático depois nesse mesmo lugar.

obrigado a todos que nos enviaram esta dica!

Atualização, por Rafael Fischmann 15/10/2018 às 11:18

Já há múltiplos relatos de leitores dizendo que, felizmente, o bug foi corrigido e o horário automático já pode ser reativado nos aparelhos. Obviamente, o “estrago” está feito…

Atualização II, por Bruno Santana 15/10/2018 às 18:25

Em nota enviada ao jornal Gazeta do Povo, a TIM confirmou a falha da manhã de hoje: “A TIM informa que no dia de hoje (15/10) alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema. As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente.”

Então é isso. Tudo bem que a hora de sono perdida ninguém há de reaver, mas ao menos alguém reconheceu o problema.

Atualização III, por Eduardo Marques 16/10/2018 às 00:03

O Palácio do Planalto informou que *não* haverá adiamento do horário de verão por conta do ENEM, como destacou o G1. Ou seja, o horário de verão começará no dia 4 de novembro.

Posts relacionados

Comentários

20 comments

  1. O meu mudou as 06:00 da manhã, acordei as 05:30 no horário normal e as 06:00 foi realizado a mudança, outro fato curioso que notei, é que no Calendário, o feriado de finados, está aparecendo como dia 01/11 e não dia 02/11, que é o correto.

  2. Uma amiga minha foi trabalhar hoje uma hora antes e estranhou que estava mais escuro kkkk em vez de acordar as 6 acordou as 5.. ela tem o 6s e operadora Tim.. ja comigo nao houve problema.. o meu é7 Plus e operadora Vivo..

  3. Minha mãe me acordou 1h mais cedo falando que eu tava atrasado para ir trabalhar. O bug afetou a central multimídia do carro dela também e por isso ela achou super normal

  4. o meu despertou normal as 5h30, mas quando ia dar 6h pulou para às 7h, eu fiquei desesperado achando que havia me atrasado, aí liguei a TV e realmente ia dar 6h okoqwkeqijroiwer.

  5. Desculpe o palavrao mas essa “babaquice” do governo de todo ano que tem eleição mudar o horário…. todo país tem regras de quando começa e quando termina. Mas o Brasil é essa “zona”

  6. problema da TIM, pois tenho um iPhone 5C encostado com chip da mesma e ocorreu isso até pensei em relatar, mas como meu outro iPhone e um android aqui são da VIVO nem me preocupei.
    nada melhor que ter relógios “manuais” despertando em casa.

  7. O problema foi da TIM, não do iPhone ou IOS…
    Tive o mesmo problema, mas não resolvi habilitando e desabilitando o “modo automático”…
    Fui em:
    Ajustes – Geral – Idiomas e Região – Brasil (o meu estava Estados Unidos)

    Conversando com alguns amigos, só resolveram depois de atualizarem o país, assim como foi comigo.

    Espero ter ajudado quem ainda está com problemas.

  8. Muito obrigado TIM, por me roubar uma hora de sono… se não fosse esse plano TIM Beta seu chip já tava no lixo.

  9. Minha mãe e meu irmão acordaram 1h mais cedo. Já eu dei sorte pois esqueci de colocar para despertar. Eu tinha desligado por conta do feriado de sexta. 😀

  10. Lá em casa todo mundo é TIM, e só um Zenfone 3 e um iPhone 8 Plus q tiveram os horários alterados, o meu X e os outros dois 7 e 7 Plus ficaram normais…

  11. sou cliente cliente TIM e não enfrentei esse problema. talvez por ter desativado a localização pra fuso e tal lá nos Ajustes.

Deixe uma resposta