Apple corrigirá o “Beauty Mode” dos novos iPhones no iOS 12.1

Assim que os iPhones XS e XS Max foram lançados e começaram a de fato serem utilizados por milhões de usuários ao redor do mundo, notou-se algo no mínimo interessante sobre as câmeras frontais dos aparelhos e que logo se estendeu para uma enorme discussão: o chamado #beautygate.

Basicamente, o “problema” em si não era o tal “efeito de embelezamento” nas fotos tiradas com a câmera frontal desses flagships, e sim o fato de os usuários não terem sido informados disso (junto da impossibilidade de desativar o recurso). Quando viu a insatisfação dos clientes, a Apple se manifestou e declarou que estava “trabalhando para consertar o erro” — ou seja, não se tratava de um “Modo Embelezador” e sim de uma consequência da forma como as câmeras dos novos aparelhos trabalham, algo que comentamos neste artigo.

Com o pré-venda do iPhone XR e os primeiros reviews, alguns sites também notaram o efeito no gadget, a exemplo do The Verge, que comparou os resultados das selfies tiradas com Pixel 3 e com o iPhone XR.

Comparação - Pixel 3 e iPhone XR
Selfies tiradas com o Pixel 3 (do Google) e com o iPhone XR

Como é possível observar, o HDR Inteligente dos novos iPhones nivela os realces e eleva as sombras da imagem para deixar tudo mais iluminado — talvez até um pouco demais. A impressão, às vezes, é de que a foto foi totalmente editada, um pouco artificial.

Nesse sentido, a Apple confirmou ao The Verge que corrigirá o problema no iOS 12.1 ao ajustar o recurso HDR Inteligente nesses dispositivos. Ontem, a quinta versão beta do iOS 12.1 foi disponibilizada para desenvolvedores e ainda não sabemos quando a versão final será lançada para o grande público.

Essencialmente, o HDR Inteligente estava escolhendo o quadro de base errado para o processamento do HDR quando você tirava uma selfie. Em vez de escolher um quadro com uma curta velocidade do obturador para congelar o movimento e preservar os detalhes, às vezes ele escolhe um quadro com maior velocidade do obturador. A câmera frontal também não possui estabilização óptica de imagem, por isso, tira fotos mais desfocadas com a mesma velocidade do obturador quando comparada à câmera traseira. O resultado é uma perda de detalhes que parece suavizar a câmera frontal.

Ao que tudo indica, portanto, o problema já está solucionado. Veremos como será o “novo” resultado das câmeras dos iPhones XS, XS Max e XR após o lançamento do iOS 12.1. Caso você esteja testando a quinta versão beta, conte-nos abaixo se já existe alguma diferença na câmera frontal desses aparelhos. 😉

via 9to5Mac

Posts relacionados

Comentários