Safari permitirá que sites se adaptem ao Modo Escuro do macOS Mojave

Quinzenalmente, a Apple divulga uma nova versão do Safari Technology Preview, uma plataforma para que desenvolvedores possam testar algumas novidades do navegador nativo do iOS e do macOS.

Nesta semana, a empresa liberou a versão 68 do Technology Preview, que agora permite aos sites saber quando um usuário está usando o Modo Escuro no macOS Mojave para adaptar a sua aparência de acordo com essa preferência do sistema.

Se por qualquer motivo você não sabe o que é o Modo Escuro, ele é uma nova aparência do macOS introduzida pela Apple na versão 10.14 (Mojave) que se aplica automaticamente ao Dock, à barra de menus e aos controles do sistema, tornando-os escuros. No entanto, os sites não sabem se o usuário está ou não com esse tema ativo — e é exatamente isso que foi alterado.

Para isso, a Apple incluiu nessa beta o suporte para consulta de CSS1 a partir do código prefers-color-scheme, que permitirá aos sites saberem justamente quando o Modo Escuro está ativado ou não. Com isso, se você estiver usando esse tema e entrar em um site que oferece esse esquema de cores, ele será alterado automaticamente.

Além disso, essa versão inclui correções de bugs e melhorias de diversas APIs2 do Safari, de renderização, do JavaScript e do comportamento do Apple Pay no navegador. Para conferir todas as novidades adicionadas dessa release, basta acessar esta página do WebKit.

A atualização do Safari Technology Preview está disponível tanto para o macOS High Sierra (a partir da Mac App Store) quanto para o macOS Mojave (Preferências do Sistema » Atualização de Software). Não há informações sobre quando esse recurso chegará para todos os usuários; não obstante, é necessário que os sites também atualizem seus códigos para se adaptar à aparência escura do macOS Mojave.

via 9to5Mac

Posts relacionados

Comentários