O melhor pedaço da Maçã.
Pulseiras do Orgulho Gay pro Apple Watch (Pride)

Apple e dezenas de empresas protestam pelos direitos de transexuais nos EUA

Dezenas de empresas de tecnologia, incluindo Apple, Amazon, Facebook e Google, se uniram para condenar a discriminação contra transexuais em face das ações da atual administração federal dos Estados Unidos sobre o direito de reconhecimento dessas pessoas no país, conforme publicado pelo The New York Times.

Publicidade

A nova definição essencialmente erradicaria o reconhecimento federal de cerca de 1,4 milhão de americanos que optaram por se reconhecer — cirurgicamente ou não — pelo gênero diferente daquele em que nasceram.

As empresas enviaram uma carta que, apesar de endereçada para a administração de Trump, não cita o nome do presidente dos EUA. As companhias escreveram que “se opõem a quaisquer esforços administrativos e legislativos para apagar a proteção de pessoas transexuais através da reinterpretação de leis e regulamentos existentes”.

A carta, assinada também por Microsoft, Intel e Nike, acrescenta ainda que “as pessoas transexuais são nossos queridos familiares e amigos, e nossos valiosos membros de equipe. O que prejudica as pessoas trans também prejudica nossas empresas”.

A discussão tomou corpo após a notícia do NYT, divulgada em outubro passado, quando o jornal veiculou que a administração de Trump estava considerando definir o sexo como “imutável” e determinado pelas genitálias de uma pessoa ao nascer. Tal questão deixaria os transexuais fora da existência legal e removeria suas proteções sob o Título IX, que proíbe a discriminação sexual.

Publicidade

Confira a seguir uma tradução livre da carta assinada pelas empresas de tecnologia.

Nós, as empresas abaixo assinadas, defendemos as milhões de pessoas na América que se identificam como transgênero, gênero não-binário ou intersexual, e pedimos que todas essas pessoas sejam tratadas com o respeito e a dignidade que todos merecem.

Opomo-nos a quaisquer esforços administrativos e legislativos para eliminar as proteções de transgêneros através da reinterpretação das leis e regulamentos existentes. Também nos opomos fundamentalmente a qualquer política ou regulamento que viole os direitos de privacidade daqueles que se identificam como transgênero, gênero não-binário ou intersexo.

Nas duas últimas décadas, dezenas de tribunais federais afirmaram os direitos e identidades das pessoas trans. Cientes do crescente consenso médico e científico, os tribunais reconheceram que as políticas que obrigam as pessoas a uma definição binária de gênero, determinada pela anatomia do nascimento, não refletem as complexas realidades da identidade de gênero e da biologia humana.

Reconhecendo que a diversidade e a inclusão são boas para os negócios e que a discriminação impõe enormes custos de produtividade (e exerce encargos indevidos), centenas de empresas, incluindo as abaixo assinadas, continuarão a expandir a inclusão de pessoas transexuais em toda a América corporativa.

Atualmente, mais de 80% das empresas da Fortune 500 têm proteções claras de identidade de gênero; dois terços têm cobertura de saúde inclusiva transgênero; centenas têm grupos de recursos de negócios LGBTQ+, conselhos de diversidade e grupos de recursos de negócios.

Pessoas transexuais são nossos queridos familiares e amigos e nossos valiosos membros da equipe. O que prejudica as pessoas transexuais prejudica nossas empresas.

Nós clamamos por respeito e transparência na formulação de políticas e pela igualdade perante a lei para pessoas transgêneras.

Paralelamente a essa manifestação, mais de 1.600 cientistas assinaram uma carta aberta na qual afirmaram questões semelhantes, dizendo que “essa proposta [do governo americano] é fundamentalmente inconsistente não apenas com a ciência, mas também com as práticas éticas, com os direitos humanos e com a dignidade básica”.

via Axios

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Primeiro benchmark do novo MacBook Air mostra ganhos modestos em relação ao MacBook de 12″

Próx. Post

Apple cai abaixo do US$1 trilhão após divulgar seus últimos resultados financeiros

Posts Relacionados