O melhor pedaço da Maçã.
iPad Pro recarregando câmera

Saiba o que pode ser conectado à USB-C dos novos iPads Pro

Os novos iPads Pro contam com portas USB-C em vez de Lightning, sendo os primeiros dispositivos móveis da Apple a adotar o novo padrão — que até então estava apenas nos Macs. Conforme comentamos, essa substituição permite que diversos dispositivos sejam conectados ao tablet, que pode funcionar até como carregador de determinados gadgets, como o iPhone.

Publicidade

O fato é que as possibilidades de conexão dos novos iPads Pro são tão grandes que a Apple criou uma página de suporte para indicar o que pode ser conectado ao dispositivo a partir da porta USB-C, incluindo câmeras, displays externos e outros acessórios. No entanto, há um porém: a porta USB-C dos novos iPads Pro não é uma Thunderbolt 3, portanto não é igual às dos notebooks da Maçã, que possuem suas respectivas características.

Nos MacBooks, MacBooks Pro e nos novos MacBooks Air, as portas Thunderbolt 3 permitem taxas de transferências incrivelmente rápidas e de alta largura de banda (bandwidth), com a possibilidade de conectá-los a diversos monitores. No iPad Pro, a porta USB-C permite transferências também muito rápidas (até 10GB/s) e, supostamente, conexões de monitores 5K.

Monitores externos

Como dissemos, a porta USB-C dos novos iPads Pro conecta-se a monitores externos para reprodução de vídeos, apresentações ou espelhamento de tela. Infelizmente, não é possível usar o cabo USB-C que acompanha o iPad Pro para conectá-lo a um monitor externo, sendo necessário usar um cabo USB-C que suporte conexões de altas larguras de banda, como aqueles que são fornecidos com esses monitores ou então o cabo Thunderbolt 3 (USB-C) vendido na Apple Store.

Pessoa trabalhando em novo iPad Pro conectado a monitor externo USB-C

Os novos iPads Pro também oferecem suporte à tecnologia HDR10 para que eles possam aproveitar ao máximo as telas HDR1High dynamic range, ou alto alcance dinâmico., caso o monitor externo seja compatível com esse padrão.

Para usar essa configuração em um monitor externo ou televisor que não possua entrada USB-C, é necessário utilizar um adaptador (HDMI, por exemplo) a partir do qual o iPad Pro pode teoricamente transferir imagens em uma resolução 4K a 60Hz — compatível com HDR10 e Dolby Vision. Contudo, esse recurso ainda não está disponível, já que não existem adaptadores HDMI 2.0 que suportem esse formato; o mais próximo é o Adaptador de USB-C para AV digital multiporta, que permite espelhar a tela em até 1080p a 60Hz ou UHD (3840×2160) a 30Hz.

Dispositivos de áudio

A Apple matou de vez a saída de 3,5mm para fones de ouvido com os novos iPads Pro, por isso, caso você queira conectar um fone ao tablet, é necessário adquirir um adaptador USB-C para 3,5mm, usar os AirPods ou utilizar o AirPlay para reproduzir o áudio sem fio.

Por outro lado, é possível conectar dispositivos de áudio e instrumentos como os teclados/controladores MIDI2Musical Instrument Digital Interface, ou interface digital para instrumentos musicais., bem como microfones externos. Em alguns casos, a saída de 7,5W dos novos iPads Pro é suficiente para recarregar acessórios menores, utilizando, assim, apenas o cabo USB-C para conectá-los.

Outros acessórios e recarga

Além de monitores externos e dispositivos de áudio, os novos iPads Pro podem se conectar a outros periféricos, como teclados e adaptadores USB-C para cabos Ethernet que transferem dados ao tablet caso não seja possível conectar ao Wi-Fi. Apesar de não possuir um adaptador USB-C para Gigabit Ethernet, a Apple revende este modelo da Belkin no seu site.

Publicidade

Ademais, é possível conectar câmeras equipadas com portas USB-C ou mini-USB (requer adaptador) e cartões de memória ao iPad Pro, a partir do próprio adaptador USB-C para cartões de memória SD da Apple.

Publicidade

Por fim, mas não menos importante, a porta USB-C do iPad Pro pode recarregar dispositivos a uma potência de até 7,5W. No caso dos iPhones e AirPods, é necessário usar o cabo USB-C para Lightning para recarregá-lo. Se por acaso você possui dois novos iPads Pro, eles poderão também carregar um ao outro — daquele com maior carga restante para aquele com menor carga.

Com adaptadores de USB-C para USB-A, é possível carregar diversos outros gadgets (como o Apple Watch) e dispositivos de terceiros. Recentemente, a Apple lançou um carregador USB-C para o Watch, o qual pode ser conectado diretamente ao iPad Pro.

Nada de drives externos (ainda?)

Citei acima que é possível usar um adaptador para cartões de memória com o iPad Pro, e isso é verdade. Você pode transferir fotos e vídeos de câmeras fotográficas para ele, mas quando pensamos em armazenamento externo, por enquanto, o tablet não vai além disso.

Você pode tentar conectar pendrives, HDDs e SSDs externos à porta USB-C do novo iPad Pro, com ou sem adaptador, que nada irá acontecer.

Mesmo com um app Arquivos (Files) bem aprimorado no iOS 11 e 12, o sistema operacional móvel da Apple ainda não oferece um suporte decente a drives externos. E, com a implementação dessa porta USB-C nos novos iPads Pro, taí algo praticamente obrigatório para o ano que vem, no iOS 13. Ouviu, Apple?

·   •   ·

Ainda que os adaptadores e conectores para os novos iPads já estejam disponíveis, algumas fabricantes já estão lançando opções mais versáteis para conectar múltiplos dispositivos de uma só vez, como o novo hub para o iPad Pro da HYPER que deverá chegar ao mercado no mês que vem.

O futuro é promissor.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou alto alcance dinâmico.
  • 2
    Musical Instrument Digital Interface, ou interface digital para instrumentos musicais.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AirPods alcançam o topo da lista de mais vendidos da Best Buy

Próx. Post

Twelve South lança porta-retrato que recarrega iPhones

Posts Relacionados