O melhor pedaço da Maçã.
Compartilhando senha pelo AirDrop

Dica: como compartilhar senhas pelo AirDrop no iOS 12 e no macOS Mojave

Senhas fazem parte do próprio núcleo da experiência digital contemporânea, mas cada vez menos nós somos obrigados a nos lembrar delas constantemente — com soluções como 1Password, basta ter uma “chave-mestra” que ditará todos os seus outros códigos e esquecer desse pepino. Recursos nativos, como o Chaves do iCloud, cumprem papéis parecidos, embora de formas diferentes.

Publicidade

Essa faca, entretanto, tem dois gumes: embora a vida se torne mais fácil, você nunca lembra das suas senhas — e, considerando que elas se tornam códigos gerados automaticamente cada vez mais complexos e seguros, não há memória que aguente, de qualquer forma. Portanto, o processo de passar uma senha para outro dispositivo ou para outra pessoa (seja por que motivo for) torna-se bem mais complicado.

Felizmente, o iOS 12 e o macOS Mojave trazem uma ferramenta bem simples para que você compartilhe determinada senha com outro dispositivo, seja seu próprio ou de alguém que você confie. Tudo tem a ver com o sistema de compartilhamento da própria Apple, o AirDrop — e nós ensinamos o caminho das pedras logo abaixo.

No iOS 12

  1. Em Ajustes, toque na opção “Senhas e Contas” e, lá dentro, na opção “Senhas de Sites e Apps”;
  2. Autentique sua identidade via Touch/Face ID ou com sua senha de acesso;
  3. Localize o site ou serviço cuja senha você quer compartilhar e toque nele;
  4. Toque e segure o campo “Senha”, tocando na opção “AirDrop” no menu contextual que surgirá;
  5. Selecione o dispositivo ao qual você quer enviar a senha via AirDrop — certifique-se de que ele está ligado e conectado à mesma rede Wi-Fi ou no alcance do Bluetooth.

No macOS Mojave

  1. Abra as “Preferências” do Safari, no próprio menu “Safari” (ou pelo atalho ,);
  2. Clique na aba “Senhas” e autentique sua identidade com a senha de administrador ou Touch ID;
  3. Localize o site ou serviço cuja senha você quer compartilhar e dê um duplo-clique nele;
  4. Clique no botão de compartilhamento, ao lado do “OK”;
  5. Selecione o dispositivo ao qual você quer enviar a senha via AirDrop — certifique-se de que ele está ligado e conectado à mesma rede Wi-Fi ou no alcance do Bluetooth.

·   •   ·

Publicidade

Pronto! Ao concluir o envio, os dados de login e senha estarão salvos nas Chaves do iCloud do dispositivo receptor — caso você já tenha um código salvo para aquela conta no aparelho, o sistema perguntará se você quer atualizar a senha ou cancelar o processo.

É bom lembrar que, caso o dispositivo receptor tenha o AirDrop configurado para receber dados apenas de contatos, você precisa estar nos contatos (obviamente) dele para que o processo seja concluído; isso pode ser resolvido adicionando o seu contato no aparelho ou mudando a opção do AirDrop para receber dados de todos os aparelhos temporariamente.

Da mesma forma, não é necessário se preocupar com possíveis questões de privacidade: sua senha é enviada de forma criptografada e não como um texto simples — portanto, a única precaução que você precisa tomar é, naturalmente, ter plena confiança no dispositivo ao qual está enviando o código.

Aproveitem!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição XLVIII

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 4 a 11 de novembro

Posts Relacionados