O melhor pedaço da Maçã.

Apple inaugura sua primeira loja na Tailândia; construção em Estocolmo é barrada

Apple Iconsiam

Bem a tempo das compras de fim de ano, a Apple está aproveitando o hype em torno dos seus lançamentos deste ano para inaugurar (e reinaugurar) algumas retail stores ao redor do mundo. No último sábado, a gigante de Cupertino abriu sua primeira loja na Tailândia e reabriu as portas da famosa Apple Covent Garden, em Londres (no Reino Unido), além da Apple Southlake Town Square (no Texas).

Publicidade

Tailândia

Apple Iconsiam

A primeira loja oficial da Apple na Tailândia (em Bangkok) foi inaugurada no último sábado (10/11). Anunciada no fim de outubro, a Apple Iconsiam está localizada no novo centro de compras homônimo, inagurado um dia antes da loja da Maçã.

Publicidade

Obrigado aos nossos apaixonados clientes tailandeses que nos ajudaram a celebrar hoje a nossa primeira loja na Tailândia! Estamos muito animados por fazer parte da sua comunidade em Bangkok.

🙏 Olá, Bangkok — nossos clientes tailandeses e equipe da loja estavam todos sorridentes hoje quando abrimos nossa primeira loja na Tailândia! Estamos felizes em ter um novo lar na “Terra dos Sorrisos” para compartilhar nossa paixão e criatividade com a comunidade.

Para a sua primeira loja na Tailândia, a Apple garantiu o melhor imóvel do shopping. A Apple Iconsiam está localizada no meio do complexo, logo abaixo da sinalização principal do centro de compras. A loja se abre, ainda, para o segundo andar (uma cobertura) apoiada pela maior fachada de vidro sem pilares do mundo — que dá uma visão surreal para o rio Chao Phraya. Uma das parceiras da Apple, a Hermès, ocupa a loja no andar de baixo.

Apple Iconsiam

Projetada pela Foster + Partner, que trabalha com a Maçã na construção de outras Apple Stores espalhadas pelo mundo, o local conta com um portal de pedra que leva os clientes para um exuberante jardim no terraço da loja — onde podem admirar a paisagem ou frequentar uma das sessões do Today at Apple, incluindo a sessão “New Beginnings” (“Novos Começos”), desenvolvida especialmente para a Apple Iconsiam.

Publicidade

Dentro da loja, um espaçoso fórum oferece todos os programas do projeto gratuito da Maçã, localizado entre 12 árvores que alinham as laterais da Genius Grove e o gigantesco painel 6K da loja.

Confira algumas fotos da abertura da loja:

Estocolmo

Se a mixórdia no projeto de instalação de uma loja Estocolmo (na Suécia) já estava feia para o lado da Apple, agora ele desandou de vez. Conforme previsto, o novo corpo de membros da Câmara Municipal da capital sueca rejeitou os planos para a construção de uma loja da companhia no Parque Kungsträdgården. Embora a chegada da Apple à cidade seja acolhida, eles disseram que “Kungsträdgården é o lugar errado”, conforme divulgado pelo The Guardian.

Projeto para loja da Apple em Estocolmo
Projeto para loja da Apple em Estocolmo

O projeto não foi julgado negativamente somente pelos políticos da cidade: o público geral também não apoiou a escolha do local de construção da Apple Store, com cerca de aproximadamente 1.800 respostas de cidadãos (quase todas contra os planos da Apple). Assim como o caso em Melbourne (na Austrália), o que atrapalha a Maçã em Estocolmo são seus planos de design em parceria com a Foster + Partners, conforme descrito pelo editor Dan Hallemar, da Arkitektur (principal revista de arquitetura da Suécia):

Publicidade

Ele [o projeto] tira toda a energia e toda a aura do espaço público e não acrescenta nada. É como um parasita.

A Apple, no entanto, ainda detém os direitos para a construção na praça Kungsträdgården, conforme destacado pelo AppleInsider; portanto, há uma chance de que a companhia possa lutar em instâncias superiores para a construção da loja nesse local — ou então abandonar esses planos, já que a opinião pública deve ser considerada.

Londres

Como comentamos no mês passado, a principal loja da empresa em Londres, a Apple Covent Garden, foi fechada em julho deste ano para reformas. Após quase quatro meses de renovações, o ponto foi reaberto com um design atualizado em sintonia com o novo “padrão” da companhia — porém sem perder o caráter histórico do local.

A reinauguração coincidiu com o lançamento do iPhone XR e com a série de sessões criativas do Today at Apple que serão oferecidas para os londrinos neste mês, os quais também serão agraciados com apresentações musicais e outras atividades. Como dissemos, a companhia manteve alguns elementos históricos do prédio, construído no século XIX, como os tijolos expostos, os arcos e teto abobadado. Ambas as famosas escadarias de vidro (uma delas em espiral) também foram mantidas.

Basicamente, as mudanças são — além daquelas na estrutura — a atualização dos equipamentos da loja, como novas mesas e displays. O fórum, posicionado no centro da flagship, conta com um novo painel 8K de 355 polegadas para que os visitantes o vejam pelos arcos assim que entrarem na Apple Store.

Apple Covent Garden após a reforma

Ao redor desse ambiente, há seis árvores envasadas, poltronas e bancos estofados em couro marrom — um novo elemento de design presente, até então, apenas em algumas lojas da Apple.

Eis uma galeria de fotos compartilhada pelo 9to5Mac:

Texas

Também informamos que a Apple Southlake Town Square foi fechada para reformas em março passado. Na semana passada, a loja foi reinaugurada — a tempo do lançamento dos novos iPads Pro e Macs — e inclui alguns novos detalhes especiais.

Apple Southlake Town Square

Enquanto as lojas mais recentes da Maçã em centros comerciais ao ar livre possuem uma fachada de pedra texturizada e um teto forrado com painéis de luz, a renovada loja de Southlake conta com um teto revestido de madeira e uma fachada toda em vidro, o que dá a impressão de um local mais confortável e natural (como a nova loja na Tailândia). Do lado de dentro, a Apple instalou um novo painel que ajudará na realização das sessões do Today at Apple.

Nos EUA, atualmente seis lojas da Apple estão em reforma, incluindo a famosa retail do cubo de vidro na Quinta Avenida, em Nova York.

Paris

A Apple finalmente divulgou a data oficial de inauguração da sua nova loja em Paris (na França), localizada na Avenida Champs-Élysées. A loja será aberta no dia 18 de novembro, próxima segunda-feira, e substituirá a Apple Carrousel du Louvre, fechada permanentemente no mês passado.

Apple Champs Élysées

A Apple Champs-Élysées conta com um dos maiores fóruns da empresa na Europa e será a “sede” da Maçã no continente. A flagship foi brevemente exibida durante o último evento especial da Maçã, no mês passado, junto ao anúncio da chegada de 60 novas sessões do Today at Apple.

Nos dias seguintes à inauguração, a Apple oferecerá uma série de sessões do seu programa exclusivas para Paris. Entre essas, acontecerão sessões de arte ao vivo com os artistas que decoraram a fachada da loja e um laboratório de música com os artistas Sônge e Myd, além de performances musicais.

via 9to5Mac: 1, 2, 3, 4

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cloudflare leva o seu DNS rápido/seguro ao iOS

Próx. Post

Analista sugere que próximos iPhones terão novo material nas antenas

Posts Relacionados