Aplicativo brasileiro Carousel Camera grava vídeos “sem posição”

O Snapchat pode ter caído na obliviedade rapidamente, mas ao menos uma marca indelével ele deixou no mundo: a popularização dos vídeos na vertical, posteriormente copiados adotados (e popularizados ainda mais) pelo Instagram e pelas ferramentas de Stories de todas as plataformas sociais que você puder imaginar.

O fenômeno causou problemas: agora, ninguém sabe qual a forma “certa” de se gravar um vídeo. Alguns dizem que o formato vertical é mais apropriado para a figura humana; outros afirmam que o tradicional widescreen reproduz com mais realismo a nossa visão. Mas e se houvesse uma forma de gravar vídeos onde não existisse uma posição certa?

Essa é a proposta do aplicativo brasileiro Carousel Camera.


Ícone do app Carousel Camera

Carousel Camera

de Rafael Costa

Compatível com iPhones
Versão 2.0.2 (31.8 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Carousel CameraScreenshot do app Carousel CameraScreenshot do app Carousel Camera

Projetado pelo desenvolvedor Rafael Costa e pela designer Victória Franco, da dot, o app tem uma proposta, digamos, diferentona: gravar vídeos com “posição agnóstica” — ou seja, com uma ajudinha do acelerômetro/giroscópio, você pode movimentar e girar o seu iPhone o quanto quiser e a imagem continuará “em pé”.

Aplicativo Carousel Camera para vídeos sem posição definida

Isso acontece porque o aplicativo utiliza um formato circular de vídeo que se adapta a qualquer orientação — se você quiser ver o quadro completo, basta tocar em um botão e o vídeo original será exibido na horizontal ou na vertical.

Naturalmente, por “cortar” uma parte da resolução para criar o formato circular, o Carousel Camera captura vídeos em uma resolução um pouco menor do que a nativa oferecida pelos aparelhos. iPhones com suporte a gravações em 4K geram arquivos em 1215p (2160×1215 pixels); os que são limitados a filmagens em 1080p, por sua vez, geram arquivos em 607,5p. É uma perda pequena de qualidade para proporcionar um recurso visual único.

O Carousel Camera está disponível gratuitamente na App Store e conta com uma opção de compra dentro do app, de R$4, que habilita a exportação dos arquivos de vídeo em qualquer proporção para postagem e edição em serviços ou aplicativos externos. Vale a pena conferir!

Posts relacionados

Comentários