Como ativar o contador de palavras do Pages no macOS, no iOS e na web

Não há dúvidas de que o Pages é, no geral, um processador de texto menos poderoso do que o Microsoft Word. Especialmente após a transição para a versão atual do software, que “uniu” as suas versões para macOS e iOS, criou-se uma imagem de editor mais limitado, que prefere focar na simplicidade de uso do que num catálogo quase infinito de possibilidades.


Ícone do app Pages

Pages

de Apple

Compatível com Macs
Versão 10.0 (286.4 MB)
Requer o macOS 10.14 ou superior

Ícone do app Pages

Pages

de Apple

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.0 (526 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior

Essa ideia não é inteiramente incorreta; ainda assim, alguns recursos importantes passam despercebidos pelos usuários. Querem um exemplo? O Pages traz um contador de palavras, caracteres e outros elementos do texto bastante completo que está a apenas alguns cliques/toques de distância — tanto no Mac quanto no iPhone/iPad e na web. Vejamos como tirar máximo proveito dele.

Contador de palavras do Pages do Mac

No Pages para macOS, o contador de palavras pode ser ativado clicando em Visualizar » Mostrar Contagem de Palavras. Uma janelinha flutuante aparecerá na parte de baixo do documento; você pode clicar nela e arrastá-la para onde quiser na janela.

Contador de palavras do Pages do iPhone

No iPhone, você chega ao mesmo resultado tocando no menu contextual do Pages (os três pontinhos no canto superior direito da tela) e ativando a opção “Contagem de Palavras”. Já no iPad, o recurso é ativado tocando no menu de visualização (o ícone de janelinha no canto superior esquerdo); basta tocar no interruptor “Contagem de Palavras” para ligá-lo. Na web, por fim, basta clicar no mesmo ícone de janelinha do menu de visualização e ativar o recurso.

Em todos os casos, clicar/tocar nas setas à direita do contador de palavras mostrará todas as suas opções extras: além de contar palavras, ele também exibe o número de caracteres (contando ou não os espaços) no seu texto, bem como a quantidade de parágrafos e páginas nele contidas. Você pode selecionar qualquer uma dessas métricas para ser exibida no lugar da contagem de palavras.

É bom notar também que você pode fazer o contador atuar apenas em uma seção do texto: basta selecionar a parte desejada e a ferramenta levará apenas aqueles caracteres em conta.

Fácil, né? 😉 Aproveitem!

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…