O melhor pedaço da Maçã.

Dynamic Island poderá exibir múltiplas Atividades ao Vivo

A Ilha Dinâmica também tem outras particularidades bem interessantes
Thanes.Op / Shutterstock.com
Dynamic Island

Ontem, ficamos sabendo que a Ilha Dinâmica (Dynamic Island) dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max também servirá como uma espécie de extensão das vindouras Atividades ao Vivo (Live Activities) — recurso prometido pela Apple para o iOS 16.1. Com isso, usuários conseguirão acompanhar o andamento de uma partida de futebol, por exemplo, não só pela tela bloqueada, mas de qualquer parte do sistema.

Publicidade

Desta vez, a Apple confirmou por meio das suas Diretrizes de Interface Humana (HIG, na sigla em inglês) — uma espécie de guia de design para desenvolvedores — que o entalhe dos novos iPhones poderá exibir informações sobre duas Atividades ao Vivo simultaneamente. Ademais, o usuário poderá tocar na Ilha Dinâmica para alternar livremente entre elas.

De acordo com as diretrizes da Maçã, o sistema escolherá uma atividade para ser exibida à esquerda da Ilha Dinâmica, com um número maior de informações, enquanto a segunda atividade poderá ser acompanhada por meio de um círculo separado do entalhe mais à direita. Essa segunda seção foi apelidada pela empresa “apresentação mínima circular”.

Assim como quando há apenas uma atividade sendo exibida no topo da tela, o usuário pode tocar e segurar na porção desejada da Ilha Dinâmica para expandir a apresentação e exibir mais informações sobre determinado evento. Como comentamos ontem, a atividade também serve como um atalho para o aplicativo em questão.

Publicidade

A Apple também reforçou nas suas diretrizes que as Atividades ao Vivo não poderão durar mais do que oito horas e que elas deverão ser removidas da Ilha Dinâmica assim que um evento acabar. Na tela bloqueada, os desenvolvedores poderão mantê-las ativas por até quatro horas caso seja necessário.

As Atividades ao Vivo na Ilha Dinâmica se adaptam automaticamente de acordo com o modo claro ou escuro do iOS. Elas também se esmaecem na tela bloqueada caso a Tela Sempre Ativa esteja ativada.

Atalhos na Ilha Dinâmica

Desde o iOS 14.3, é possível criar atalhos na tela inicial dos iPhones com ícones personalizados de apps — permitindo que usuários deixem seus aparelhos com a sua cara.

Publicidade

Essa solução, entretanto, sempre serviu como uma espécie de gambiarra, já que o iOS nunca ofereceu uma opção nativa de personalização. Esses atalhos, como o próprio nome sugere, apenas redirecionam o usuário ao aplicativo em si e não substituem o ícone original do app, que continua aparecendo em menus e alertas. Além disso, sempre que o usuário toca num atalho, o sistema exibe um banner bastante intrusivo na parte de cima da tela confirmando sua execução — coisa que irrita muita gente.

Donos de iPhones 14 Pro e 14 Pro Max, contudo, finalmente poderão usar esses atalhos personalizados sem que esse irritante alerta fique aparecendo toda vez que um app é aberto. Como notado Parker Ortolani, nesses aparelhos, essas confirmações aparecem de forma bem mais discreta na Ilha Dinâmica.

Os ícones personalizados de aplicativos são realmente ótimos agora no [iPhone] 14 Pro. Apenas uma pequena animação na Ilha Dinâmica e não há demora para começar a deslizar!

Mais especificamente, o ícone do atalho é exibido agora do lado esquerdo da Ilha Dinâmica enquanto o símbolo de confirmação aparece do lado direito, sem obstruir o conteúdo na tela. Além disso, o usuário não precisa mais esperar alguns segundos até poder interagir com o aplicativo, o qual fica disponível assim que é aberto.

Publicidade

Donos de iPhones sem a Ilha Dinâmica, vale notar, ainda terão que lidar com banner, infelizmente.

Remover conteúdos da Ilha Dinâmica

Se você acha que o conteúdo exibido na Ilha Dinâmica está lhe distraindo em momentos que demandam um pouco mais de concentração, saiba que é possível removê-lo a qualquer momento sem afetar um aplicativo que esteja rodando em segundo plano no seu iPhone.

Para isso, basta deslizar para a esquerda ou para direta na própria Ilha Dinâmica em cima da atividade que deseja encerrar. Isso, como dito, não afeta o aplicativo que esteja rodando em segundo plano, ou seja, nada de a sua música parar de tocar caso você remova a animação de reprodução do entalhe.

Esse gesto funciona também para notificações, timers, Atividades ao Vivo, chamadas, entre outros. Caso a Ilha Dinâmica esteja dividida em duas, é só deslizar a partir da seção desejada.

Sempre que o usuário remove um conteúdo do entalhe, o sistema volta ao formato de pílula clássico, deixando tudo mais clean. Ainda não é possível, entretanto, desativar a Ilha Dinâmica por completo.


Curtiram as novidades?

via MacRumors [1, 2, 3]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple quer mais tempo para implementar “GPS” indiano

Próx. Post

Alguns iPhones 14 Pro estão reiniciando ao recarregar

Posts Relacionados