Instagram lança Stories para amigos próximos e novas ferramentas de acessibilidade

A semana não estaria completa sem mais uma leva de novidades apresentadas pela maior rede social de fotos e vídeos do mundo, certo? Então vamos dar uma olhada nas mais novas cartas que o Instagram tem nas mangas para nos mostrar.

Stories para amigos próximos

Às vezes, você quer publicar uma Story mais escrachada ou, digamos, saidinha, mas lembra-se que ela pode não cair muito bem aos olhos de seus familiares, colegas de faculdade ou chefes. Os jovens já criaram uma solução para isso com os chamados dix — contas fechadas, desvinculadas dos seus perfis principais, onde são aceitos apenas amigos próximos e a liberdade de conteúdo é total. Agora, o próprio Instagram está introduzindo mais uma solução para o problema.

O recurso “Close Friends” permitirá que você publique Stories visíveis somente para seus amigos mais próximos — ou quaisquer pessoas que você se sinta confortável em compartilhar aquele conteúdo mais particular. O botão do recurso aparece ao lado da opção de publicar sua foto ou vídeo para todos os seus seguidores; quando utilizado pela primeira vez, você escolhe na lista de seguidores quem entra na seleção de contatos mais próximos (essa lista pode ser editada depois, no menu lateral do seu perfil).

Os contatos que visualizarem sua Story somente para amigos próximos verão um indicador verde nele, indicando que nem todo mundo pode ver aquele conteúdo — apesar disso, o Instagram não lhe notificará se você for adicionado ou removido da lista de amigos próximos de alguém.

O recurso já está sendo liberado para o Instagram no iOS e no Android.

Acessibilidade

A rede está adicionando também duas novidades que ajudarão pessoas com deficiências visuais a fruir de forma mais completa o conteúdo postado por seus amigos.

A primeira delas é uma ferramenta de inteligência artificial que utiliza tecnologias de reconhecimento óptico para detectar elementos numa foto ou num vídeo e gerar uma descrição auditiva para esses usuários; o recurso funciona no Feed, na aba Explorar e nos perfis individuais das pessoas.

Estamos orgulhosos em melhorar o Instagram para pessoas com deficiências visuais. A partir de hoje, nós automaticamente adicionaremos textos alternativos para fotos no Feed, na aba Explorar e nos perfis para que as pessoas que usam leitores de tela possam ouvir o que está na foto.

Nós também estamos adicionando um novo campo para legendas alternativas, para que as pessoas adicionem descrições mais completas para aqueles que usam leitores de tela. Esses são só os primeiros passos para construir um Instagram mais acessível.

Além disso, usuários terão agora a opção de adicionar legendas alternativas em suas fotos, onde poderá ser escrita uma descrição mais completa do que a imagem contém; esse texto será disponibilizado apenas para pessoas utilizando leitores de tela.

Da mesma forma que os “Close Friends”, as melhorias de acessibilidade já estão sendo liberadas para o Instagram no iOS e no Android.


Ícone do app Instagram

Instagram

de Instagram, Inc.

Compatível com iPhones
Versão 107.0 (186.8 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Posts relacionados

Comentários