O melhor pedaço da Maçã.

Apple publica patente que pode pôr um fim aos drivers de impressoras

Impressoras são praticamente um mal necessário, hoje em dia. Elas não são caras, em compensação a tinta custa uma fortuna; elas são horríveis de usar, barulhentas e nem um pouco ecológicas; nenhuma empresa até hoje conseguiu fazer uma máquina dessas que valesse o dinheiro investido nelas. Contudo, uma coisa permanece um mistério: se os diferentes tipos de arquivos são padronizados, por que cada impressora precisa de um driver específico para funcionar?

Publicidade

Mesmo no Mac OS X, em que tudo é baixado sob demanda, praticamente sem esforço nenhum do usuário, ter que esperar até que essa pedra de Rosetta caia da nuvem é uma inconveniência que soa desnecessária, especialmente se você quer usar uma impressora uma única vez (a da casa de um amigo, por exemplo). No iOS, então, a coisa degringola de vez: qual a funcionalidade do AirPrint, se ele é compatível só com uma dúzia de modelos de impressoras?

Se depender de duas patentes recentes da Apple, descoberta pelo ConceivablyTech, essas máquinas poderão ficar um pouco menos inconvenientes, graças a sistemas de impressão sem drivers.

Patente de impressão sem drivers

São descritos nos inventos dois métodos para conseguir isso: um seria enviando as informações do documento para a nuvem, onde elas seriam processadas e devolvidas já prontas para o envio à impressora. Nesse caso, o trabalho dos drivers é feito por servidores remotos e o trabalho de impressão dependeria de conexão à internet. Isso é conveniente, mas ainda longe do ideal.

Publicidade

E “ideal” é o que melhor descreve o segundo método: nele uma impressora pode especificar quais informações são necessárias para seu funcionamento e a estrutura específica de tais dados. Determinadas APIs viabilizariam a configuração correta e o envio dos dados sem que fosse preciso instalar nada — em outras palavras, a impressora saberia falar a língua do sistema operacional. Ah, e o contato entre um gadget/computador e a impressora poderia ser feito via Bonjour ou tecnologias similares.

Com isso, o sonho de não ter que sofrer ao imprimir um documento se aproxima um pouco mais. Se bem que, a esta altura do campeonato, com tablets e ereaders povoando o mercado de gadgets, não parece exagero imaginar que tal patente pode ter vindo um pouco tarde demais.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Visual da primeira loja da Apple em Hong Kong começa a aparecer e é monumental

Próx. Post

A evolução do mercado de telefonia celular em um vídeo com vários gráficos

Posts Relacionados