Apple ignora própria regra e continua aprovando apps sem suporte à tela do iPhone X/XS

O iPhone X foi lançado pela Apple em setembro de 2017; a pré-venda dele começou no fim de outubro e o aparelho finalmente chegou ao mercado pouco tempo depois, no começo de novembro do ano passado.

O aparelho marcou a chegada de uma nova fase na linha de smartphones da Apple, com uma tela OLED1 de 5,8 polegadas, sem botão de Início — e, por isso, com margens/bordas até então nunca antes vistas num iPhone.

É claro que uma mudanças dessa requer que todo um ecossistema (não apenas da Apple, mas de desenvolvedores terceiros) seja refeito, para se adaptar ao novo tamanho de tela e aos novos gestos que foram implementados a fim de substituir toda a interação que a gente tinha com o botão físico. Isso, obviamente, não acontece do dia para a noite. No caso específico da nova tela de 5,8″, a Apple deu um prazo bastante longo para que todas as empresas e desenvolvedores se adaptassem.

A Apple estipulou que, a partir de abril deste ano, todos os novos apps projetados para o iPhone (mesmo aqueles que são universais) deveriam ter suporte à tela Super Retina HD do iPhone X. Ou seja, seria necessário suportar a resolução de 1125×2436 pixels para a orientação vertical e de 2436×1125 pixels para a horizontal, além de precisar respeitar as áreas seguras e os layouts adaptativos.

No meio do ano, em julho, a regra passou a valer também para atualizações de apps já existentes. Ou seja, na teoria, hoje não deveríamos mais ter aplicativos na App Store sendo atualizados sem suporte à tela do iPhone X (que, por sinal, é a mesma do iPhone XS). Mas a teoria é bem diferente da prática…

Ainda existem muitos aplicativos que não oferecem suporte à tela de 5,8″ dos iPhones X e XS — que dirá, então, à dos iPhones XS Max e XR, que contam com telas de 6,5″ e 6,1″, respectivamente. Não é preciso fazer muito esforço para encontrá-los. Aqui no meu aparelho, por exemplo, eu tenho alguns — veja só:

Apps disponíveis na App Store que não oferecem suporte à tela de 5,8" dos iPhones X/XS
Alguns apps disponíveis na App Store que não oferecem suporte à tela de 5,8″ dos iPhones X/XS

É claro que muitos estão abandonados e nunca mais receberam atualizações. Nesse caso, a Apple não tem culpa já que ainda não resolveu promover uma limpa na loja; ela apenas afirmou que não mais aceitaria atualizações ou aprovaria novos apps que não fossem preparados para as telas de 5,8″. Mas o que falar de aplicativos como OLX (ultima atualização em 6 de dezembro), Minha Claro (12 de novembro), Oktoplus (28 de novembro), O Globo Notícias (5 de novembro) e muitos outros que foram atualizados depois de julho e continuam sem oferecer suporte ao iPhone X?

Muitos desses aplicativos inclusive são promovidos pela Apple na App Store, o que não faz o menor sentido. Exemplo: numa lista “Presentes de última hora”, a Apple destaca o OLX; ja no editorial “Ler faz bem”, ela indica o app VEJA que está há mais de dois anos sem receber atualização e que, é claro, não conta com suporte aos últimos aparelhos — a experiência de usar um app assim é simplesmente horrível e vai contra tudo o que a Apple prega.

Nós questionamos Phil Schiller, chefão de marketing mundial da Apple e responsável pela App Store no Twitter, mas não obtivemos resposta.

Olá, @pschiller, a Apple esqueceu dessa exigência de julho [https://developer.apple.com/news/?id=05072018a]? Eu ainda estou vendo alguns apps que estão sendo atualizados sem suporte à tela Super Retina do iPhone X.

É claro que não estamos falando de um problema gravíssimo, que coloca o usuário em risco ou algo do tipo. Não, estamos longe desse cenário. Mas é curioso ver como a Apple faz “vista grossa” para muita coisa que, no fim das contas, prejudicaria desenvolvedores e deixaria a sua loja mais pobre. Por outro lado, é inegável que, se a Apple seguisse a regra estipulada, teríamos hoje uma loja oferecendo uma experiência muito mais bacana para donos de novos iPhones.

Fica o nosso puxão de orelha tanto à Apple, por ignorar a sua própria regra, quanto aos desenvolvedores que até hoje não atualizaram seus apps para as novas telas.

Posts relacionados

Comentários

42 comments

  1. Eu já fiz qualificações de péssimo em todos apps que uso e não suportam o meu XS Max, pena que não posso desinstalar o iSIC6 pq uso pra monitorar casa/empresa/depósito. Mas outros eu removi e instalei outros que fazem o mesmo.

  2. Eu lembro de um post do Rafael, logo depois do lançamento do iPhone 5. Nesse a Apple estava fazendo um pente fino para que os desenvolvedores adicionassem mais uma linha aos Apps. Semanas depois passaram a surgir notícias de que muitos não estavam sendo aprovados. Para os iPhone 6 e 7 a exigência ficou mais “maleável”, para a linha X é até compreensível, haja vista o grande número de modelos 7 e 8 que são vendidos diariamente.

    Claro que o correto seria a total adequação aos iPhone X’s, mas se nem mesmo entre os usuários do iOS 12 ele é uma “grande unanimidade”, há muitos que relutam em fazer o Upgrade.

  3. Eu ia postar sobre isso hoje no fórum. Fico puto principalmente com a OLX que manda atualização daquela bomba quase que semanalmente. Apple deveria excluir pra só assim eles sentirem no bolso.

  4. O da Claro é a maior vergonha de todas. Um browser que exibe a versão mobile do Minha Claro. Uma vergonha pra uma empresa do tamanho que é não ter uma equipe de dev que crie algo que preste.

  5. Aproveitando o assunto, até hoje o wifi calling da vivo não voltou a funcionar. O MM comentou a tempos que estavam voltando…
    Esse negócio dos apps venho percebendo a tempos, bradesco private é outro que ainda não foi adaptado

  6. Pior são os aplicativos de tecnologia que não foram atualizados, exemplo: TecMundo e Canaltech, já mandei e-amil no suporte perguntando se eles não tinham vergonha rsrsrs

  7. Acabei de instalar e por as câmeras da minha casa, mas quando abro, não ficam ao vivo, tenho quer dar play em uma por vez…. tem alguma opção pra todas ficarem ao vivo ao abrir o aplicativo?

  8. Cara, tá fácil: 10 entre 10 citados aqui são aplicativos nacionais, não perceberam……e como os desenvolvedores nao conseguem nem comprar os novos iPhones… rsss

  9. Realmente inacreditável.
    Mais inexplicável ainda é o fato de o app da Minha Net ser da mesma empresa e já estar portado pro X.

  10. Esse aplicativo “Serviço móvel” da Anatel ainda está usando layout para iPhone 5S… Uma vergonha.

  11. Em contrapartida o do Mercado Livre está muito bom e prático (mas uso no 7 Plus, não sei dizer se tem suporte ao X)

  12. Essa UI sem Notch é mil vezes mais bonita! kkkkk
    Esse Notch devia ser escondido. Ia ficar bem melhor com a barra de menus em cima, no escuro, sem Notch…

  13. Excelente assunto, ridículo isso, um aparelho absurdamente caro, e te oferecer esse tipo de experiência bizarra

  14. O pior dos meus apps é o da claro . A claro é uma M…… Como pode ,melhor entrar no Safari e acessar o site .

  15. o app da minha claro da gastura quando eu abro ele… tinha que banir logo pra eles resolverem isso. E app que carrega uma página é uma bosta a claro tinha que refazer aquilo

  16. Wi-Fi Calling na Vivo só funciona pra quem ela quer que funcione e/ou para quem menos precisa. Todos os aparelhos da minha família (pai, mãe, irmãos, tios, primos, etc etc etc. – e independente do plano), todos eles estão com Wi-Fi Calling funcionando lindamente neste exato momento desde Agosto, MENOS PRA MIM!

    E não adianta ligar reclamando, solicitando ativação, abrindo chamado no Consumidor.gov.br, abrindo chamado na ANATEL… meu celular continua aqui queimando bateria pra estar conectado na rede dela e eu poder receber os contatos que preciso estando em baixo de WI-Fi em 100% do meu tempo 😛

  17. Esses sim são campeões de audiência – suporte somente a telas de 4″
    Legal é q eu ainda tenho app na minha biblioteca q nem pra tela de 4″ foi atualizado xD

  18. um problema nada a ver com esse, se alguem souber resolver, ficarei muito grato

    Comprei 02 text tones na iTunes Store do som 1UP de Super Mario e o toque Hello Moto V3 pra usar como despertador (sim, eu adoro o hello moto classico). Comprei na epoca q eu tinha um iPhone 7, as vezes mesmo deixando ambos os toque como toque de SMS e toque do despertador respectivamente, ele tocava os toques padroes do telefone.

    Fiz o upgrade por XS, baixei novamente os toques todo feliz achando q dessa vez vou ouvir meus toques personalizados q comprei…. pura ilusão.
    Agora mesmo clicando em baixar toques comprados, mesmo com o toque marcado para ser usado, sempre q recebo SMS ou o celular desperta ele simplesmente n toca os text tones q eu comprei.
    tambem notei q quando sai uma atualizaçao nova pro IOS, ele toca os toques q comprei por apenas um curto periodo de tempo, logo no dia seguinte ele ja está tocando os toques padroes de fabrica.
    Isso só acontece com o toque de ligaçao telefonica, nesse caso eu comprei o toque do crash bandicoot marimba remix e sempre q alguem me liga, esse toque funciona normalmente, assim como era no meu iPhone 7
    Outra curiosidade, mesmo eu ja tendo comprado os toques, eles aparecem na itunes store como disponiveis e posso comprar novamente, isso ao meu ver é outro erro, deveria me avisar que ja tenho comprado aquele toque, assim como faz a PSN.

    bem, se vc ja teve a paciencia de ler isso tudo e souber resolver, agradeço desde ja 🙂

Deixe uma resposta