Todo ano, temos os suspeitos usuais do mundo Android concorrendo com seja-lá-qual-for o iPhone topo-de-linha do momento pelo título de smartphone do ano — aparelhos de fabricantes consagradas, como Google, Samsung, LG ou Motorola(?) sempre entram no páreo. Em 2018, entretanto, uma carta de fora desse baralho sacudiu o mundo: a Huawei e o seu Mate 20 Pro, amplamente considerado um dos melhores e mais poderosos dispositivos de 2018.

A pergunta que fica é: será que finalmente teremos um páreo para o iPhone XS Max no célebre teste de velocidade do PhoneBuff? Todos os outros flagships do ano perderam para o topo-de-linha da Maçã, mas quem sabe o único outro aparelho produzido em massa com processador de 7nm (e com nada menos que 8GB de RAM1) possa superá-lo? A Huawei certamente prometeu isso, mas na prática não foi o que aconteceu.

Usando o já famoso robô de testes (que assegura os resultados mais precisos possíveis), o PhoneBuff aplicou a mesma metodologia de sempre: vários aplicativos são abertos em sequência e fechados apenas quando seu conteúdo é completamente carregado; uma vez completada a primeira rodada, temos uma “segunda volta”, na qual aparelhos que administram melhor a RAM geralmente se dão bem — já que, teoricamente, terão os apps ainda abertos na memória e não precisarão recarregá-los.

O Mate 20 começou o teste na dianteira, abrindo o Facebook e o app da Starbucks mais rapidamente, mas logo perdeu a vantagem com os apps da suíte Office — claramente otimizada para o iOS. Na primeira rodada, o iPhone XS Max venceu o concorrente com uma margem de cinco segundos e a vantagem surpreendentemente cresceu (mesmo com os 4GB de RAM do aparelho da Maçã, metade do chinês) na segunda rodada: o iPhone chegou ao fim do teste 18 segundos antes do rival.

Certamente nenhum dos dois aparelhos acima decepcionará no quesito performance, mas o teste comprova que a integração de hardware e software da Apple ainda é a mais fluida do mercado. Pelo menos isso, não é?

via Cult of Mac

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

73 comments

  1. É por essas e outras que não troco o iPhone por nenhum outro smartphone. Trabalho na rua, com entregas, fico o dia todo em Waze, Whatsapp, telefone, banco e instagram, alternando tarefas, colocando endereços, pagando contas, tudo isso no trânsito caótico de SP e sei que com qualquer outro smartphone eu não faria 50% porque engasgaria, travaria, enfim.

  2. A Huawei fez tanto marketing dizendo que o novo Kirin era superior ao A12 e no fim… Todo Smart android tende a abrir aplicativos primeiro, mas quando se trata de jogos (que é o que realmente interessa) o iphone mostra a sua superioridade.

  3. Esperava resultados melhores por parte da Huawei, já que aparelhos como note 9 e oneplus 6 que contam com hardware inferior ficaram menos de 10 segundos distantes do iPhone.
    Tirando um app ou outro na minha opinião hoje o Android oferece uma performance tão boa quanto o IOS.

  4. achei falho, só reparar que no momento em que é necessário voltar para o menu inicial no aparelho da apple já tem um botão ali pra auxiliar e ele fica ativo o tempo todo, no do android tem que arrastar a barra de baixo pra cima e apertar o botao home, o android faz 1 movimento a mais sempre. Implementações diferentes, enfim, achei o teste falho.

  5. O autor esquece de citar o preço de ambos, informação relevante considerando o desempenho relativamente próximo um do outro

  6. Quem não gostar desse tipo de teste olha o do Anandtech. Lá fica ainda mais claro que a Hauwei ou estava mentindo ou agindo de má fé quando falou que o Kirin 980 bateria o A12.

  7. Amigo desculpa a franqueza mas falou bobagem, um Snapdragon 660 presente em varios intermediarios lhe permite fazer tudo isso que falou sem travar mesmo com um Android bem modificado . E pra fechar voce tem aparelhos com esse processador por 200 dólares enquanto um iphone lhe custa entre 750 a 1400 ( quem ta na rua pode ser assaltado a qualquer hora )

  8. Eles não fazem vídeos como esses. Fazem testes mais técnicos que medem a performance da cpu e gpu e também avaliam a tela, qualidade da câmera em fotos e vídeos.

  9. Concordo. Não há top de linha Android que seja tão fiável ao longo do tempo quanto um iPhone, imagine um midrange.

  10. O passo a mais denota um sistema menos polido, e o teste mede justamente a velocidade possibilitada pela integração hardware/software.

  11. O mundo inteiro falando sobre os preços altos praticados pela Apple, mas a concorrência ( e olha que se trata de um produto chinês com projeto chinês ) está indo no mesmo caminho direitinho !!!!

    Huawei Mate Pro – Produto 100% Chinês com pós venda aquém de produtos que estão mais solidificados mundialmente.

    $ 999

    iPhone XS Max – Produto que tem aceitação mundial com suporte a reparos e garantia muito superior. Liquidez inigualável.

    $ 1099

    Eu faço parte do coro dos que estão reclamando dos preços que a Apple ultimamente vem praticando, mas isso está me parecendo um movimento seguido por muitas empresas. Inclusive as de projeto chinês

    Quando alguém vem falar sobre os preços eu já tenho até uma frase pronta:

    A Apple precisa voltar a cobrar caro por seus produtos, porque agora, está caro demais !!!

    Mas se você pode comprar um Jac Motors ou um Mercedes, por quase o mesmo preço, você escolhe qual ?

    Obs: A parte das marcas de carro foi só de zoeira. Kkkkk

    https://uploads.disquscdn.com/images/dfe8a139e48d7b7b48b0a8f0d8a062b5f1038d16fd4b5363295288e34fc9e963.png

  12. 100 dolares de diferença, para um aparelho chinês com suporte de garantia bem aquém e com android, não sei o que esta acontecendo com esses valores, mas o iphone ta até parecendo barato assim.

  13. Eu tambem ja testei, e aguentam.
    nao sao tao ignorantes como um Xs Max, mas aguentam o tranco sem engasgar nas tarefas pesadas.
    o Comparativo real, do dia-a-dia de alguns modelos, mostra que nao é só o iOS que guenta o tranco.
    Eu Concordo que o iOS é melhor, o problema é que ele NAO é mais o UNICO.

  14. Concordo com voce. eu mesmo uso iOS e Xiaomi. e a otimizacao feita por empresas chinesas tem sido muito boa.
    Eles ja foram pessimos, agora, perdendo por menos de 10 segundos, mostra o quanto eles se aproximam do iOS.
    Apple continua sendo a melhor, mas ela nao é mais a unica.

  15. Corajoso você hein!? Se eu morasse em cidade grande só usaria celular básico, nem um médio eu arriscaria com medo de ser assaltado

  16. Se eu for pensar como você um fusca faz a mesma coisa que uma BMW. Ambos servem pra me levar a dois pontos da cidade, né?

  17. Idai que a marca é chinesa ? Um projeto chinês desqualifica um produto agora?
    A Huawei é uma marca que já passou a Apple (inclusive em mercados como a europa) e é a segunda maior atrás apenas da Samsung, só não é a primeira porque é barrada nos EUA.
    Alem do mais pelo preço o Mate se encontra na sua versão mais cara , com 256 GB de memória, tela 2k, e etc, enquanto o iPhone chega com ridículos 64gb, menos resolução (o que ajuda na renderização de games) , com menos tecnologias e cobrando mais.
    Eu concordo que o IOS seja mais otimizado, mas sinceramente 18 segundos de diferença de desempenho e algo relevante no seu dia ? Porque eu nunca vi ninguém que fica trânsitando entre 20 apps ao mesmo tempo ou jogue 4 jogos nas mesmas condições.

  18. O problema do ecossistema Android é não ter um Watch tão bom quanto o Apple Watch. De resto já está bom o suficiente pra substituir um iPhone.

  19. Eu sei que não há problemas em algo vir da China, até porque, tudo vem de lá. Eu sei ! Mas o fato de um projeto ser chinês , para mim, é muito diferente de um produto desenvolvido pela Samsung, Sony, Apple e etc. Pelo menos foi isso que eu percebi em todas as vezes que manuseei um produto totalmente chinês ! Eu sei que carro é uma coisa e smartphone é outra, mas o sentimento é o mesmo quando voce vai comprar um carro chinês contra um alemão.

    Sobre a Huawei ser a segunda ou a primeira, já não significa muita coisa para mim. O que importa é se a empresa dá prejuízo ou lucro. Nesse quesito, só existem duas empresas dando certo: Apple e Samsung. Então eu não fico admirado ao descobrir que empresas como Huawei ou Xiaomi estao vendendo muito, pois se as empresas estão somente trocando seis por meia duzia, e as vezes até seis por cinco, não chama a minha atenção e ja vi empresas como Sony Ericsson, Siemens, Nokia e outras que tive aparelhos e que tive obrigatoriamente que mudar de marca por motivos de morte precoce da empresa ( para mim é um parto ter que mudar de fabricante ).

  20. Não é nem questão de parecer barato. Me lembro de uma matéria de 2016 que mostrava o quanto cada empresa ganhava ou perdia com a fabricação de celulares. E que apenas a Apple e Samsung davam lucro. Todas as outras empresas tiveram prejuízo porque tentavam vender um aparelho mais barato para competir com as duas.

    Uma hora você precisa equilibrar a balança ou vai acabar falindo. E somente algumas dessas empresas pode ser dar o luxo de dar prejuízo e ficar tranquila pois possui outras linhas – LG, Sony, Huawei, em partes a Xiaomi, e a própria samsung – enquanto essas outras quase que vivem só disso. No final ou você dá lucro ou morre, e o único jeito é aumentando o preço.

  21. Normal. Tenho um cabo conectado aqui para o Car Play, as vezes uso, as vezes não. Saiu de casa com 100% de bateria, trabalho até umas 14hrs. Tem dia que carrego, outros não. Atualmente estou com um Xs Max, antes era um X, tudo tranquilo.

  22. Concordo contigo que o iOS não é o único, mas dizer que um mid range aguenta um dia todo sem engastar nada, com a mesma fluidez que um High end devo discordar por experiência própria. Usei um Moto Z3 Play que nas mesmas condições do iPhone a tarde já apresentava engasgos e tive que fechar aplicativos e algumas vezes reiniciar o aparelho. Um S9 não ocorreu isso, embora a interface dava uns engasgos naturais da Samsung Experience.

  23. Alguns fatores pesam contra: propaganda enganosa, processador adulterado, suporte ruim. Isso poderia ser com qualquer empresa, chinesa ou não, mas ela fez isso é é chinesa.

  24. A Apple é norte Américana e a pouco tempo atrás adulterava software para piorar desempenho de aparelho, fora outros inúmeros relatos de inconsistências.
    Como você disse pode ser com qualquer empresa, agora atribuir isso a origem dela é ridículo.

  25. Hoje a China é um dos países que mais exportam suas tecnologias e Engenharia, qualidade técnica não é um problema. Eles já detem diversas marcas de nome como volvo, PSA, controlam parte da Mercedes e etc. Grande parte do desenvolvimento desses produtos vendidos no muito inteiro vem da China, ela não é essa potência a toa.
    Como qualquer país ela exporta coisa boa e coisa ruim, mas a Huawei não está subindo e a Apple caindo sem motivo, alias você como consumidor da apple assim como eu deve saber que erros de projeto não faltam no currículo dela.

  26. Acho que você não entendeu nada do que eu disse, e pouco entendeu a questão relacionada a baterias que envolve todos os fabricantes. Mas como você mesmo mencionou: tem preconceito contra chineses – que eu discordo a Xiaomi está a ai para mostrar – quanto um ataque natural a Apple, que não pode soluçar que já vira matéria de caos do mundo.

  27. Não vi nenhuma outra fabricante com software adulterado para reduzir o desempenho do aparelho, se você me mostrar alguma matéria agradeço pois só vi as da Apple mesmo.
    Sobre os ataques a Apple, é esperado de uma das empresas mais valiosas no mundo, além do mais ela se coloca em um pedestal (a mais tudo, o melhor e etc) acho que faz parte.

  28. Falhas no projeto podem ocorrer, e sei que não é diferente. Mesmo quando não há falhas no projeto, sabemos que algo pode não funcionar bem ( defeito ) e nesse ponto, a Apple supera quem quer que seja. Fora que você comprar algo por 1000 dólares e no ano seguinte ter que vender por 300 dólares é brabo.

    Esses Huaweis tem câmeras fenomenais que tiram fotos belas mas não filmam na mesma proporção. Como pode isso ? Utilizar 8 gigas de RAM e ainda não estar otimizado para tal. Mentir descaradamente sobre processador e ser descoberta por não entregar nem a metade do que o modo overclok que a empresa embutiu no código do sistema.

    A China me parece um pedreiro que executa um projeto feito pelo arquiteto ou que pode executar uma construção sem projeto nenhum. Nãoé para levar ao pé da letra, mas é uma maneira de externar o meu conceito sobre isso.

    Obs: A China já dominou o mundo. Queria que o Brasil fosse a potência que a China é nos dias de hoje e que ainda será mais e mais em um futuro não tão distante.

  29. Espera, seu uso de experiencia propria é um Z3 play?
    Cara, ele um processador BEM inferior ao Snap 660 que equipa o Zenfone 4 e o Mi Note 3.
    Fora que nos comparativos nacionais e internacionais, ele vai mal, BEM mal. pra vc ter uma ideia, a multitarefa dele é inexistente, e descrevem ele como um erro de grave de otimização.
    Nao culpo sua frustração. Mas sinceramente, nao tenho coragem de usar telefones fracos, que perdem em desempenho pra variossssss modelos de mesmo chipset, como um parametro.

    Se voce tiver a oportunidade de usar um Vivo X20, um Zenfone 4, um Mi Note 3, um Oppo R11s ou um R15 (todos com Snap 660, e com analises bem interessantes) acredito que seu ponto de vista seria diferente.

  30. O papo em 2018 é softwares adulterado para mascarar o desempenho da bateria, aliás quem não fez a troca tem até dia 31/12 ;D

  31. Sinceramente revenda não é algo que eu leve em conta , acho é bizarro alguém ter que vender algo tão descartável como um smartphone para poder comprar outro.
    O que eu quero mostrar é do mesmo jeito que a Huawei faz suas falcatruas a Apple também faz, vide tantos escândalos que conhecemos onde ela está envolvida.
    A única coisa que eu critiquei do seu pensamento foi associar a China a projetos mal feitos , sendo que isso não está diretamente ligado a uma nacionalidade ou etc.

  32. Ela não adulterou o software, ela programou deliberadamente. Isso é um problema relacionado a baterias de íons de lítio. Elas perdem o pico de energia com o passar do tempo. E aí você tem duas alternativas: deixa o aparelho começar a travar e falhar ou reduz o consumo de energia reduzindo o desempenho, e foi isso que ela fez.

    Esse é o motivo (um dos principais pelo menos) que dispositivos Android começam a travar e reiniciar do nada depois de 1 – 2 anos de uso.

    Não é por falhar do software, é por hardware mesmo.

    Foi uma escolha: algumas deixam travar após esta queda – o que é bom porque os aparelhos envelhecem e você mantém o ciclo de troca. Enquanto outras reduzem o desempenho para aumentar vida útil.

    O erro da Apple foi fazer isso sem comunicar ninguém ou dar a opção do usuário.

  33. E pelo jeito vai demorar, salvo se a Google lançar um por conta. Já ouvi coisas boas e ruins sobre o Gear S2 ou S3, não lembro o modelo, da Samsung.

  34. Exato, mas para mim agiu de má fé, uma vez que simplesmente não tinha como o usuário saber que o problema era a bateria.
    Sobre os sintomas, uso tanto o IOS quanto o Android, o início sintoma que sinto é que meus aparelhos não seguram carga quando a bateria está ruim, mas travar e reiniciar nunca aconteceu CMG.

  35. Cara que o 660 tem um clock maior e gpu melhorada, dizer que o 636 é BEM inferior não é factível. Sou desenvolvedor e já usei o Zenfone 4 e a diferença no dia a dia é mínima. Ainda mais a ZenUI atrapalhando tudo. Vamos ser mais realista com as comparações.

    Voltando ao tópico inicial. Dizer que um 660 faz tudo sem engasgo nenhum durante um dia inteiro de uso não é verdade. Ele roda? Sim… Engasga? Também… está longe de um desempenho fluido como um 845 ou A11-A12.

  36. A China faz tudo o que uma empresa demandar. Se tiver projeto de grande porte, será bem projetado. Se o projeto for de baixo orcamento, teremos um produto para atender ao público que compra o produto mais barato. Em fim, a China abastece o mundo todo. Não tenho dúvida quanto a isso.

  37. Sou desenvolvedor e trabalho dia a dia com diversos aparelhos de marcas diferentes. Android trava, e muito em comparação com iOS. Ambos travam. Mas o iOS em bem menos ocasiões. Dificilmente trava o SO inteiro, mas trava, é claro que quanto mais avançado o processador é memória do Android menor as ocorrências, mas comparativamente trava mais.

  38. Sou representante comercial, uso o app Meus pedidos a 5 anos (5S/6/7Plus/XS Max) e ele nunca travou, nunca reiniciou sozinho roda liso, vejo amigos usando Android e reclamam demais, resumindo para uso profissional (e para quem pode pagar) Indico Iphone 100%

  39. Não entendo o pq comparar um Android com um ios claro q o iOS será sempre melhor, pois é o casamento perfeito entre software e hardware, tem que comparar Android com Android suas mulas

  40. E ai Vector tudo bem ? Então cara estou me referindo ao Bruno quando digo o outor , ele descreve os competidores, descreve os testes feitos , cita algumas das especificações do hardware e finalmente os resultados mas nao cita os valores de ambos . Não estou de forma alguma acusando de ter omitido isso , mas dei uma nova olhada na materia e nao vi esta informação e se bem me lembro ela aparece no vídeo. Em fim meu ponto é, o concorrente é alguns segundos mais lento mas custa metade do preço ou algo próximo disso , qual conclusão tiramos disso ?

  41. Sei não viu, uso o sales force e outros aplicativos e vai liso em um SD 660 , não sei quais foram os aplicativos que você testou mas aqui ta super “de boa” . O dia que o Iphone entregar cinco vezes mais em tudo o que um concorrente que custa cinco vezes menos entrega eu considero utilizar ele para trabalho .
    Agora falo pela minha realidade , não sei o que vocês usam em sua areá de atuação

  42. Confesso que estou muito surpreso com o Galaxy Watch LTE. Esse é o meu quinto smart watch (Moto 360 > Apple Watch 0 > Apple Watch 1 > Fossil Gen 3 > Galaxy Watch), e também estava curtindo muito as novas implementações do novo WearOS, mas ainda achava o meu Apple Watch mais polido. Já o Samsung consegue passar essa mesma impressão, e apresenta um conceito diferente, a interface é muito rápida, intuitiva e construída para realmente se utilizar de todos os botões sempre (a coroa giratória é espetacular). No começo é até um pouco estranho, mas rapidamente vira o seu melhor amigo. Outro ponto muito legal é a bateria que dura até 3 dias com a tela sempre ligada. Falo com conhecimento de causa, e sem nenhum preconceito (comum por aqui).

  43. Muito bom ler o relato de alguém que tenha outro relógio que não seja o Apple Watch. Eu possuo um Series 3 e confesso que estou bem satisfeito com ele, muito mais do que estou com meu iPhone 8. Como meu Watch ainda tem uns 2 anos de estrada pela frente, ainda vou trocar meu iPhone 8 (que tem uma bateria péssima e por isso não me atende) por um XR e assim que o XR e o Series 3 tiverem dado o que tem que dar aí eu migrarei pra um celular Android e vou ver como está o mercado de Watches nesse ecossistema.

  44. Respeito a sua preferência mas não seus argumentos. Pegar um Android TOP equivalente a um XS em pleno 2018 e dizer que não aguenta, que engasga é apenas para tentar se convencer de pagar 10K em um telefone. Android era muito ruim mesmo, a interface era incoerente, travava, não tinha soluções bem resolvidas… mas isso aconteceu lá em 2014… Hoje em dia o crescimento foi absurdo e considero ambos equivalentes…, cada um com suas vantagens e desvantagens.

  45. O concorrente não custa metade do preço — a diferença é de US$100 entre os dois, o que eu considerei algo equiparável e, portanto, desnecessário de se mencionar. Se ele custasse a metade, certamente seria algo a ser mencionado no artigo.

  46. Caralho, tu é chafo hein, irmão?! Ainda enchendo o saco? Opinião é que bnem cu meu amigo, cada um tem a sua!! Quer passar o dia comigo? Tá ocioso de tempo? Quer saber mais do que a própria pessoa que tem o aparelho. Me erra mano! Se o seu Xs Max aguenta meia hora PROBLEMA É SEU!

  47. Eu tb tenho iOS amigo, não o mesmo modelo que o seu, mas vc acha que guenta e eu não ue… se liga seu louco.

  48. O que eu vejo nos celulares de motorista de Uber é outra história. Direto varios dele (95% é Android) travam já no multitask do Uber pro Waze, ou Waze demora pra carregar. Eu não teria paciência.

  49. Moro em São Paulo desde 2008, uso iPhone desde 2009 (3G), de lá para ca foram 3G>4>4S(2)>5>5S(2)>6S>e agora 7 Plus (com os preços de hoje vou ficar com ele).

    E só fui roubado duas vezes… no Rio de Janeiro (motivo de ter tido o 4S e 5S duas vezes). Aqui, mesmo fazendo 5 anos de faculdade e indo de metro/onibus todo dia nunca tive problema.

    Hoje só andando de carro Faria Lima/Itaim arrisco dizer que o risco é quase o mesmo de ser roubado na Suiça.

Deixe uma resposta