O melhor pedaço da Maçã.
Site do Mercado Livre num MacBook Pro (by MacMagazine)

Como quase caí num golpe ao vender meu MacBook Pro pelo Mercado Livre

por Osmar Leão

Publicidade

Devido ao meu hobby de fotografar, meu MacBook Pro começou a reclamar de memória nas vezes em que precisava editar imagens grandes. Apesar de o meu gosto por fotos ser bastante antigo, a brincadeira começou a ficar séria quando comprei uma câmera DSLR e lentes específicas: os arquivos JPEG passam a ser imagens RAW com tamanhos gigantescos e o esforço de edição do computador passa a ser muito maior. Resolvi, então, fazer um upgrade no meu Mac.

Tenho, ainda, um agravante: viajo muito pelo trabalho e carregar um computador portátil grande é ruim por diversas razões. Meu setup é: MacBook Pro de 13″, ponto. Quando o adquiri, não havia como colocar mais do que 8GB de RAM; no entanto, hoje já é possível. Decidi então, trocar o meu “antigo” MacBook Pro 2016 por um modelo 2018 com 16GB de RAM.

O caminho para quem quer vender algo pela internet no Brasil quase que se resume a dois websites: OLX e Mercado Livre. Escolhi o segundo por questões de segurança pessoal — e foi justamente essa segurança que foi colocada à prova e que irei descrever neste artigo.

Publicidade

Na noite do dia 14 de novembro, resolvi criar o anúncio: usei minha câmera para fazer umas fotos legais, coloquei um bom atrativo como diferencial do anúncio (dar o meu Magic Mouse 2 de brinde), coletei todos os dados técnicos do meu MacBook Pro e criei o anúncio no Mercado Livre. Era muito próximo da minha hora de dormir — eu iria para Salvador na manhã seguinte e acordaria muito cedo para pegar o voo.

Acordei cedo no dia 15; eram 4h45 quando vi que já havia recebido três emails referentes ao meu anúncio; ignorei até estar no Uber, rumo ao aeroporto. Eram duas supostas mensagens do Mercado Livre e outra do “comprador”. Eu havia vendido meu MacBook sem pechinchas, sem nenhuma pergunta e com um valor de frete 3x maior pago pelo comprador. Claro que me empolguei com tudo aquilo! Estava indo para Salvador e a caixa do meu MacBook Pro estava (com adesivos da Apple e tudo mais) na casa dos meus pais esperando esse momento… era o timing perfeito!

O tempo de espera no aeroporto e uma boa dose de experiência como vendedor e de vida me fizeram perceber que algo não estava correto. Resolvi, então, ver aos detalhes da venda e reler os emails com calma:

Golpe pelo Mercado Livre

Os valores estavam “bloqueados provisoriamente” por “motivos de segurança” e seriam liberados após o envio?

Publicidade

Segundo email que recebi:

Golpe pelo Mercado Livre

Enviar meus dados bancários para o Mercado Pago via email? Quem já fez vendas pelo Mercado Pago sabe que não funciona assim…

Publicidade

E o terceiro email:

Golpe pelo Mercado Livre

O comprador pedindo para eu pausar o anúncio e que a confirmação poderia estar na minha caixa de spam/lixo eletrônico?

·   •   ·

A magia da venda havia sido desfeita e a raiva tomou conta de mim. Esperei dois dias para retomar o assunto e olhar tudo com cabeça fria; alguém tentou me passar a perna e tinha meu email. Ele conseguiu enviar uma mensagem para mim com menos de duas horas após a publicação do anúncio e isso era bastante esquisito para um sistema seguro de vendas online no Brasil.

Minha primeira atitude foi reunir todos os emails, imprimir seus cabeçalhos (é como podemos rastrear o remetente), o máximo de dados possível do “comprador” e efetuar uma reclamação no site do Mercado Livre. Fiz isso após os dois dias da tal “venda”, já de cabeça fria, relatando cada situação e com todos os dados conforme o site exige. Inclusive informei que seria muito mais interessante se a própria empresa pedisse medidas para a polícia, por ser uma pessoa jurídica interessada no assunto e com milhares de clientes. Nunca recebi uma resposta do Mercado Livre, hoje é dia 11 de dezembro e não recebi nem uma confirmação de recebimento de reclamação.

Eu agradeço a confiança da MacMagazine, o espaço e a credibilidade para que possa alertar aos que querem efetuar uma venda como no meu caso. Pensamos em fazer uma denúncia, mas não quero usar o termo “denúncia” neste artigo. Por mais estranhas que possam ser as coisas no meu relato, prefiro o benefício da dúvida para todos os envolvidos (inclusive retirando nome e endereço do “comprador”).

Vale ressaltar alguns detalhes que são facilmente identificáveis e que ocorreram no meu caso:

  1. O Mercado Livre não usa o endereço “confirmacaodacompra.com”1O domínio está registrado com pedido de sigilo pelo comprador. Este não é um ato comum e o Mercado Livre também não faz com seus domínios. É possível averiguar CNPJ e nome da empresa facilmente nestes casos. para envio de mensagens de confirmação da venda;
  2. O Mercado Livre não solicita que o anúncio seja pausado numa venda;
  3. A transação do Mercado Pago é efetuada dentro do sistema do Mercado Pago e protegido por criptografia (utilizada no HTTPS), não via email;
  4. Desconfie do valor recebido para envio — o Mercado Livre informa o valor a ser cobrado do comprador no ato da criação do anúncio.

O mais importante: contenha a sua euforia! É assim que caímos em golpes de compra. Sempre averigue o que está acontecendo e, no menor sinal de algo estranho, peça ajuda ao suporte do site.

Apesar de reafirmar que gostaria de dar o benefício da dúvida aos envolvidos, cabem notas pessoais e reclamações acerca do ocorrido:

  1. O Mercado Livre ignorou, perdeu ou não dá a devida atenção para as reclamações no seu site. Isso é preocupante; deixei de usar outros métodos de venda por confiar na credibilidade do website, inclusive meu anúncio continua ativo até a presente data.
  2. Como um suposto impostor conseguiu meu email para enviar mensagens de fraude? Seria uma brecha de segurança ou simplesmente uma infeliz coincidência?

Este artigo é para demonstrar os perigos de uma venda de produtos online e auxiliar os novos vendedores nos caminhos da venda online brasileira. Vale também como uma cobrança de melhorias no suporte ao cliente do Mercado Livre e alerta geral para os demais sites que tenham a mesma finalidade.

Notas de rodapé

  • 1
    O domínio está registrado com pedido de sigilo pelo comprador. Este não é um ato comum e o Mercado Livre também não faz com seus domínios. É possível averiguar CNPJ e nome da empresa facilmente nestes casos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Epic Games remove toda a trilogia “Infinity Blade” da App Store

Próx. Post

Parceiras da Apple na fabricação de iPhones registram aumento em receitas

Posts Relacionados