Como quase caí num golpe ao vender meu MacBook Pro pelo Mercado Livre

por Osmar Leão

Devido ao meu hobby de fotografar, meu MacBook Pro começou a reclamar de memória nas vezes em que precisava editar imagens grandes. Apesar de o meu gosto por fotos ser bastante antigo, a brincadeira começou a ficar séria quando comprei uma câmera DSLR e lentes específicas: os arquivos JPEG passam a ser imagens RAW com tamanhos gigantescos e o esforço de edição do computador passa a ser muito maior. Resolvi, então, fazer um upgrade no meu Mac.

Tenho, ainda, um agravante: viajo muito pelo trabalho e carregar um computador portátil grande é ruim por diversas razões. Meu setup é: MacBook Pro de 13″, ponto. Quando o adquiri, não havia como colocar mais do que 8GB de RAM; no entanto, hoje já é possível. Decidi então, trocar o meu “antigo” MacBook Pro 2016 por um modelo 2018 com 16GB de RAM.

O caminho para quem quer vender algo pela internet no Brasil quase que se resume a dois websites: OLX e Mercado Livre. Escolhi o segundo por questões de segurança pessoal — e foi justamente essa segurança que foi colocada à prova e que irei descrever neste artigo.

Na noite do dia 14 de novembro, resolvi criar o anúncio: usei minha câmera para fazer umas fotos legais, coloquei um bom atrativo como diferencial do anúncio (dar o meu Magic Mouse 2 de brinde), coletei todos os dados técnicos do meu MacBook Pro e criei o anúncio no Mercado Livre. Era muito próximo da minha hora de dormir — eu iria para Salvador na manhã seguinte e acordaria muito cedo para pegar o voo.

Acordei cedo no dia 15; eram 4h45 quando vi que já havia recebido três emails referentes ao meu anúncio; ignorei até estar no Uber, rumo ao aeroporto. Eram duas supostas mensagens do Mercado Livre e outra do “comprador”. Eu havia vendido meu MacBook sem pechinchas, sem nenhuma pergunta e com um valor de frete 3x maior pago pelo comprador. Claro que me empolguei com tudo aquilo! Estava indo para Salvador e a caixa do meu MacBook Pro estava (com adesivos da Apple e tudo mais) na casa dos meus pais esperando esse momento… era o timing perfeito!

O tempo de espera no aeroporto e uma boa dose de experiência como vendedor e de vida me fizeram perceber que algo não estava correto. Resolvi, então, ver aos detalhes da venda e reler os emails com calma:

Golpe pelo Mercado Livre

Os valores estavam “bloqueados provisoriamente” por “motivos de segurança” e seriam liberados após o envio?

Segundo email que recebi:

Golpe pelo Mercado Livre

Enviar meus dados bancários para o Mercado Pago via email? Quem já fez vendas pelo Mercado Pago sabe que não funciona assim…

E o terceiro email:

Golpe pelo Mercado Livre

O comprador pedindo para eu pausar o anúncio e que a confirmação poderia estar na minha caixa de spam/lixo eletrônico?

·   •   ·

A magia da venda havia sido desfeita e a raiva tomou conta de mim. Esperei dois dias para retomar o assunto e olhar tudo com cabeça fria; alguém tentou me passar a perna e tinha meu email. Ele conseguiu enviar uma mensagem para mim com menos de duas horas após a publicação do anúncio e isso era bastante esquisito para um sistema seguro de vendas online no Brasil.

Minha primeira atitude foi reunir todos os emails, imprimir seus cabeçalhos (é como podemos rastrear o remetente), o máximo de dados possível do “comprador” e efetuar uma reclamação no site do Mercado Livre. Fiz isso após os dois dias da tal “venda”, já de cabeça fria, relatando cada situação e com todos os dados conforme o site exige. Inclusive informei que seria muito mais interessante se a própria empresa pedisse medidas para a polícia, por ser uma pessoa jurídica interessada no assunto e com milhares de clientes. Nunca recebi uma resposta do Mercado Livre, hoje é dia 11 de dezembro e não recebi nem uma confirmação de recebimento de reclamação.

Eu agradeço a confiança da MacMagazine, o espaço e a credibilidade para que possa alertar aos que querem efetuar uma venda como no meu caso. Pensamos em fazer uma denúncia, mas não quero usar o termo “denúncia” neste artigo. Por mais estranhas que possam ser as coisas no meu relato, prefiro o benefício da dúvida para todos os envolvidos (inclusive retirando nome e endereço do “comprador”).

Vale ressaltar alguns detalhes que são facilmente identificáveis e que ocorreram no meu caso:

  1. O Mercado Livre não usa o endereço “confirmacaodacompra.com”1 para envio de mensagens de confirmação da venda;
  2. O Mercado Livre não solicita que o anúncio seja pausado numa venda;
  3. A transação do Mercado Pago é efetuada dentro do sistema do Mercado Pago e protegido por criptografia (utilizada no HTTPS), não via email;
  4. Desconfie do valor recebido para envio — o Mercado Livre informa o valor a ser cobrado do comprador no ato da criação do anúncio.

O mais importante: contenha a sua euforia! É assim que caímos em golpes de compra. Sempre averigue o que está acontecendo e, no menor sinal de algo estranho, peça ajuda ao suporte do site.

Apesar de reafirmar que gostaria de dar o benefício da dúvida aos envolvidos, cabem notas pessoais e reclamações acerca do ocorrido:

  1. O Mercado Livre ignorou, perdeu ou não dá a devida atenção para as reclamações no seu site. Isso é preocupante; deixei de usar outros métodos de venda por confiar na credibilidade do website, inclusive meu anúncio continua ativo até a presente data.
  2. Como um suposto impostor conseguiu meu email para enviar mensagens de fraude? Seria uma brecha de segurança ou simplesmente uma infeliz coincidência?

Este artigo é para demonstrar os perigos de uma venda de produtos online e auxiliar os novos vendedores nos caminhos da venda online brasileira. Vale também como uma cobrança de melhorias no suporte ao cliente do Mercado Livre e alerta geral para os demais sites que tenham a mesma finalidade.

Posts relacionados

Comentários

274 comments

  1. ou clicam em comprar com uma conta qualquer e o mercado livre envia seus dados pra entrar em contato com o vendedor

  2. Eu ja recebi esse mesmo golpe, envie um tijolo na caixa, imagina o cara recebendo pensando que deu certo o golpe… TMNC

  3. Acho que por isso que gosto mais de verificar as notificações no app do que no e-mail, porque também quase tentam me passar a perna na venda de um iPhone 7 meu

  4. Estou com meu iPhone anunciado e já recebi duas vezes este mesmo golpe, é impressionante, alguém com um pouco menos de malícia cairia facilmente.

  5. Eu desisti de vender qualquer coisa no Mercado Livre. Porque horas depois de você postar, você recebe uma ENXURRADA de e-mails informando que o produto foi vendido.
    Não sei se é vazamento lá de dentro, não sei se é algo por fora mesmo. Mas a verdade é que o Mercado Livre está cada vez PIOR. Na OLX você não tem segurança de pagar com cartão, porém não acontece esses problemas.

  6. Este golpe é antigo, já recebi estes e-mails falsos também quando vendi meu Apple Watch, mas também não cai no golpe e ignorei as mensagens.
    Os golpistas sempre buscam por vendedores novos no ML, amadores, que estão vendendo produtos valiosos ou caros.
    Sobre como conseguiram seu email: eles pegam o seu nome de usuário do mercado livre e colocam todos os sufixos possível (@gmail.com, @outlook.com, @me.com, etc) e enviam o email para todos os endereços, o que chegar, chegou e eles aplicam o golpe… foi assim que me explicaram como eles conseguem os e-mails dos vendedores.

  7. Pra quem vende sempre no MercadoLivre, como eu, é comum esse tipo de tentativa de golpe, principalmente com produtos Apple. Esse descrito no artigo é um dos mais básicos e comuns, precisa estar muito desatento pra cair. Já peguei no pulo outros golpes muito mais elaborados, inclusive com confirmação de compra dentro do MercadoPago e tudo. Inclusive o único que caí até hoje, me foi reembolsado pelo MercadoLivre, tamanho foi a volta que o cara deu em todo mundo.

  8. Esse golpe já é antigo.
    Já vi alguns relatos e sempre com produtos apple. Sempre do mesmo jeito.

    tem que ficar esperto mesmo.

  9. O golpe funciona da seguinte forma: Uma pessoa diz que está interessada no sue produto na parte de perguntas e passa um e-mail para você entrar em contato. Apesar de ser contra as regras muitas pessoas acabam respondendo (inclusive eu uma vez). E, surpresa! uma vez enviado o e-mail eles agora possuem seu e-mail. Eles arriscam que esse é o seu e-mail cadastrado no mercado livre e enviam toda essa papagaiada de produto vendido. Para minha surpresa é que eu suspeito que eles devem ter uma “planilha” com o nome dos usuários que já responderam com seus respectivos e-mail. Esses dias anunciei algo lá e eles mandaram o e-mail sem nenhuma pergunta. É instantâneo.
    Para aqueles que estão vendendo no mercado livre, não tem segredo. Basta entrar no site do mercado livre e ver se tem dinheiro la na conta, se não tiver é pq não foi vendido.

  10. Eu já desisti de vender as coisas no mercado livre. Até no OLX quando utilizo é gente para todo lado pedindo para anunciar no mercado livre e fazer a venda por lá. Vendas minhas agora é só com entrega em mãos num lugar bem seguro para ambos.

  11. Eu já conheço todos esses golpes. Me admira que no meu último anúncio também recebi aviso de compra falso no meu e-mail, sem nunca ter compartilhado ele. Achei estranho… Nunca passe e-mail ou telefone noMercado Livre. O que eles fazem também é ver que você anunciou no OLX e Mercado Livre, pq no olx eles ja conseguem seu telefone e fica mais fácil dar o golpe. Eu não anuncio mais nada no OLX.

  12. Também já caí em um golpe por lá… Vendi um XBOX 360 para um cara de Sampa… Ele alegou que o produto chegou com defeito e devolveu um outro vídeo-game totalmente destruído no lugar. Tipo, ele ficou com o meu semi-novo funcionando e me devolveu um queimado! Fiz um monte de reclamação ao ML e não tive sucesso. Prejuízo. Tem um monte de relatos no Youtube mostrando vendedores que foram enganados nos mais diversos tipos de golpe. Tem que ficar ligado mesmo!

  13. Igualzinho comigo …coloquei um galaxy gear 2 pra vender e recebi praticamente igual e-mail de suposta “venda” inclusive dizendo pra mandar rápido pois seria pra um parente que mora no exterior e seria um presente …outra coisa pedem pra mandar por email a resposta …o parente tá esperando o presente até hoje …tem que observar mesmo eles mudam a cada tentativa é um domínio diferente …

  14. Já recebi, o “cliente” entrou em contato comigo após o email via whatsapp. Disse que era para o filho, ainda bem que o desconfiômetro estava ligado.

  15. Pra mim o que mais chama atenção é como o email de “confirmação” é mal escrito! Só o espaço antes da vírgula no título do email já denuncia o golpe, e o uso do português no resto do texto então? Foi difícil ler até o final viu.

  16. OLX só aparece gente querendo trocar, você anuncia o macbook e o cara te oferece uma galinha uma bicicleta e 50 reais de volta. kkkkkkkk

  17. Eu ignoro qualquer e-mail do Mercado Livre e qualquer ligação telefônica/whatsapp eu peço que façam solicitações formalmente por mensagens pelo site.

    Se usar apenas o site, não têm riscos. Está tudo lá, não há necessidade nenhuma de uso de e-mail, ao meu ver.

  18. Já tentaram me aplicar vários golpes no ML. Não caí em nenhum. Reclamei com o suporte, mas eles não dão a mínima. Não uso mais esse site.

  19. Exatamente, é só anunciar algo no OLX que ficam desesperados para que você anuncie no ML, ou seja… não vou vender nada mais lá …

  20. Eu recebi o email enquanto já estava na rua resolvendo outras coisas e caí que nem trouxa…
    fiquei p*to quando percebi que era um golpe! Eu nunca caio nesse tipo de coisa, mas se o cara te pega num momento em que você está com outro foco… já era!
    O pior foi que, depois da ocorrência, levantei o máximo de documentação possível sobre o caso, todos os emails, endereço pra onde o item foi enviado, levei em 3 delegacias.
    Em uma delas, o pessoal não teve a mínima capacidade de ENTENDER o ocorrido.
    Na última, fizeram o boletim na maior falta de vontade, relataram o caso errado, inclusive com erros gramaticais e, sem nenhuma surpresa, não tomaram providência alguma. Sendo que este, claramente, não é um caso isolado. Já devem ter conseguido milhões de reais em mercadorias com esse golpe, vendo sua abrangência em virtualmente TODOS os anúncios do site. O Mercado Livre também se demonstra relativamente PASSIVO em frente à esses ataques…
    Lamentável em todos os aspectos.

  21. ta cheio disso na OLX também, você anuncia um produto la, sem mais sem menos, vem alguém não te pergunta nada sobre o produto, sem tem algum defeito, avaria, alguma especificação ou algo do tipo.
    ai o canalha fala que esta interessado em comprar, pergunta se você tem esse produto anunciado no mercado livre, ou se pode anunciar la, te passa um endereço de e-mail ou numero de whatsapp pedindo pra você enviar o link numa tacada só.
    justifica dizendo que tem créditos la no mercado livre pra comprar por la, ou diz que vai pagar a vista no cartão, até “mete o louco” falando que o pagamento cai na hora.
    esse golpe é antigo esta cheio de casos assim no youtube, conseguem teu e-mail, forjam uma pagina de resposta automática do mercado livre.

  22. Quase cai no mesmo golpe pelo Mercado Livre, quase acreditei, mas quando se olha o domínio, já se sabe que é golpe, por isso OLHEM SEMPRE O DOMÍNIO NO EMAIL ENVIADO.
    Pessoal tem que estar atento na hora da venda, que o ML cria um código de barra com especificações para serem coladas na caixa que vai ser enviada com o produto via correio. Isso é essencial.
    E se não tiver nem uma sinalização no site do Mercado Pago, É FRIA TAMBÉM!!!!

    OLX é ridícula, já sofri muitas tentativas de golpe por lá também! É só ter calma na hora que você consegue distinguir o que é fraude e o que não é.

    E instalem o App do ML no celular caso forem vender, pois ele avisa quando a compra foi, de fato, efetuada.
    Já na OLX eu nem aconselho a se dar o trabalho de anunciar, é muito, muito golpe… e o site CAGA totalmente pra isso.

    MUITO CUIDADO COM ESSES BANDIDOS!

  23. Isso mesmo. Só uso OLX, entrega e recebimento em mãos, num lugar público e bastante movimentado. Praça de alimentação de um shopping em horário de almoço, por exemplo!

  24. mas na parte de perguntas não te permitem publicar e-mail ou telefone, eles tem o costume de com um outro perfil clicar em comprar e de alguma forma conseguir teu e-mail pra forjar o e-mail de compra

  25. Este pessoal está se “sofisticando”. Eu caí em um golpe, mas de uma operadora de Telefonia/TV a Cabo. Estava com minha conta atrasada fazia dez dias. No 10 dia, quando ia fazer o pagamento, recebi um e-mail de “oferta” para colocar minha conta em dia com 50% de desconto na fatura atrasada. Olhei aquilo, desconfiei logo que era golpe, mas olhando o e-mail com calma, tinha os meus dados pessoais corretos, endereço, o valor da fatura em atraso, data de vencimento da fatura e inclusive o número do meu contrato corretos. Ao verificar o boleto anexado, o mesmo também tinha meus dados corretos, com logotipo da operadora e como era uma empresa de “cobrança”, o nome estava no nome da empresa. Chequei o domínio do email, era válido era de uma empresa de renegociação de dívidas. Vi aquilo, imaginei está tudo certo. Fiz o pagamento. Passado alguns dias, a operadora continuava me cobrando a fatura. Final da história, a tal empresa de cobrança, na verdade era uma empresa na Santa Efigênia. A operadora “perdoou” minha dívida e abriram uma investigação interna. Abri uma reclamação na Anatel pois meus dados foram expostos, mas a operadora simplesmente me ignorou. Acho que não fui o único no golpe, pois eles pediram para enviar os emails, boletos, etc para um email com um determinado assunto e e resolveram o “problema” em questão de horas.

    Ou seja, temos que ficar atentos.

  26. Deixa eu relatar uma situação contrária a sua: há cerca de dois meses efetuei a compra de um produto no ML e tudo ocorreu super certo: o vendedor enviou o produto, ele foi rastreado, veio pra minha cidade (Brasília) e……. sumiu do sistema. O sistema do Correio informou que o endereço não existia, o ML recebeu a mensagem, informou o vendedor e estornou meu dinheiro. Três dias depois o vendedor tava indignado porque ele, de fato, enviou o produto, eu estava chateado sem receber nada e a requisição feita junto ao ML nunca foi respondida.

    Depois de uma semana me chega o produto em casa. O código de rastreio informa que ele tava a caminho (do inferno deve ser), o ML devolveu o dinheiro e o vendedor ficou no prejuízo. Sou um cara relativamente honesto e efetuei o pagamento “por fora” pro vendedor. Fico imaginando se fosse um safado sem caráter como essa situação teria terminado.

    Continuarei usando o ML por achar mais seguro que a OLX mas essas mancadas afetam a imagem do serviço.

  27. tem golpista ai até falsificando comprovante de deposito, recentemente uma mulher caiu nessa vendendo um notebook e permitindo outra pessoa buscar na casa dela entregando um comprovante de deposito falso

  28. O golpe q tem com comprovante de deposito nao eh de falsificado.. eh de pessoal depositando envelope vazio em uma sexta a noite, ai acaba tendo um comprovante, e inclusive o valor fica no extrato da pessoa como bloqueado, até q na segunda seja aberto e visto q nao tem nada dai o valor eh extornado.

  29. Até entendo o golpe, mas não entendi porque o vendedor não resolveu entrar na conta do ML ou pelo App pra confirmar a venda. Simples assim. Acredito que o ML não respondeu o e-mail pq deve receber dezenas dessas denúncias por dia. E outra, o mais grave nesse caso é os caras saberem o e-mail. Como disseram, talvez seja mesmo pelos campos de perguntas e respostas.

  30. Infelizmente eu já caí nesse golpe quando fui vender um iPhone 6 Plus e esses dias o meu colega de trabalho quase caiu no mesmo golpe tentando vender um Playstation 4. Aconteceu da mesma forma que o autor descreveu e o problema foi a euforia de querer vender logo e botar a mão no dinheiro. Ficou o sentimento de mãos atadas, sem poder fazer muita coisa além de registrar um boletim de ocorrência. Como o autor descreveu, é muito importante verificar os emails que foram enviados e principalmente, conter a euforia. Fica a torcida para que essas pessoas sejam identificadas e punidas, mas sabemos que é muito difícil.

  31. Não permitem mas colocam. É só você procurar algum anúncio no ml e ve la que tem gente que coloca. Eles não colocam o email escrito corretamente, ex: nome@gmail.com eles colocam tipo nome at g m a i l / com eles dão uma inventada. Ai o vendedor entende o email e envia o email pra negociar diretamente e não pagar as taxas, e os golpes acontecem a partir daí

  32. É importante notar que se você usa seu nome como usuário, o fraudador ao clicar no seu perfil dentro no ML, tem uma informação para buscar sobre você online. Se a partir dai ele buscar no google, facebook ou outra coisa e achar seu email, é meio caminho para fraude.

  33. Uma rápida busca no YT e você encontra muitos relatos desse golpes.
    Pessoal tem que ficar ligado. A primeira coisa que deve atentar é o remetente do e-mail. E claro, sempre checar direto na conta. Em tempos de spam, pishing e e-mails que parecem autênticos, buscar informações em todos os lugares possíveis é muito importante!

  34. E o produto favorito deles é justamente o MacBook! Estelionatário tem tara por ele, é só anunciar um que vem uns 4 por dia tentando lhe roubar!
    Uma vez quase cai em um diferenciado. O rapaz conseguiu dentro do ML uma carta de entrega em mãos e falsificou minha assinatura, disse que havia me entregado pessoalmente. Tive que fazer vários B.O na polícia , deu um trabalho do caramba para o MP me ressarcir.

  35. já vou até dar algum jeito de bloquear esse tipo de remetente
    ” mercadolivre @ confirmacaodacompra . com “

  36. É publicar anuncio de produtos Apple e chove de caras querendo dar o golpe, impressionante! Também já passei por isso aqui.

  37. qualquer produto apple, câmeras também, qualquer anuncio com fotos nitidas mostrando que estão em perfeito estado, crescem o olho

  38. Olha, só uso mercado livre também justamente por questões de segurança e como medida extra, sempre quando vendo, eu acesso minha conta e confirmo se vendi mesmo. Um outro detalhe, resolvi instalar o app do mercado livre por causa disso, então eu recebo as notificações do mercado livre pelo app, correndo menos risco de cair num golpe de email. Hoje está fogo comprar/vender qualquer coisa na web. todo mundo querendo dar golpe.

  39. Só que quando clica em “comprar” o produto é encerrado, não precisa “pausar”. A não ser que seja uma loja grande, mas aí mesmo que clique em comprar, vai chegar o e-mail oficial do Mercado Livre, informando que foi comprado.

  40. Por isso gente, já sabe. Vende por ML? Cheque as informações direto no site ou app. Recebeu e-mail? Fique ligado no remetente.

  41. Felizmente não tenho o menor talento para venda, se não já seria campeão mundial de voltas levadas. A coisa é séria.!!

  42. Um outro detalhe, o próprio mercado livre tenta identificar se é um golpe ou não.
    Recentemente coloquei meu SmartWatch para vender, depois de baixar o preço e ficar quase um mês, o relógio foi vendido. O mercado livre depositou o dinheiro, gerou a etiqueta e, quando fui no correio levar, o correio não aceitou a etiqueta, disse que tava cancelada. Entrei no app para verificar e tinha uma mensagem do mercado livre para não entregar o produto nos correios pois detectou atividades suspeitas do comprador e, inclusive, bloqueou o comprador. Pediu para eu não entregar o pacote e devolver o dinheiro e, caso eu já tivesse despachado o pacote, para NÃO devolver o dinheiro até que o correio me devolvesse o pacote. Agora, se vendo algo, quando estou na fila do correio eu olho o app para ver se está tudo certo com a venda

  43. Não dá para publicar, mas eles dão um jeito. Colocam mais ou menos assim “usuário arroba gemeiu ponto com ponto br” e pedem para entrar em contato para tirar dúvidas. Você, na empolgação de querer vender, entra em contato, aí, pronto. O cara já tem o seu email pra fraude.

    Anunciei meu iPhone 7 e “vendi” em 45 min! Quem não se afobaria como isso? Só não caí no golpe pq eu recebi a “comfirmacao” de pagamento do Boleto quase que simultaneamente com a venda e me dei conta que boleto leva de 1 a 3 dias para compensar. A partir daí, comecei a enxergar inúmeras falha no processo, nos e-mails, erros de português enfim, coisas que um olhar atento não perderia, mas a afobação de fazer um grande negócio nos deixa cegos .

    Os caras são profissionais.
    Mas como um colega disse em um comentario, faça tudo o que o Mercado Livre informa nas normas de segurança, entre em contato apenas pelos meios do ML e não tem erro.

  44. Esse é mais velho que andar pra frente , eu nem sequer olho e-mail , vejo sempre dentro da plataforma e confirmo para ver se la esta a confirmação de pgto

  45. Deixei de comprar produtos no Mercado Livre depois de passar por um problema com o mercado pago. Eles simplismente não te dão aparato nenhum, não existe contato, email, telefone para efetuar uma reclamação. Os meios disponíveis são de respostas padrão e pronto. Resumo da ópera: somente um processo resolveu.

  46. So hoje, já me tentaram aplicar 3 golpes dessa maneira, anunciei um iPhone 8 na OLX, e a pessoal diz que esta interessada e pede para eu enviar o link via email (maneira que eles acharam de ter meu email para aplicar o golpe).

  47. Tive um problema no ML há uns 7 anos. Comprei um celular, e a pessoa nunca enviou, após várias tentativas de reclamações sem sucesso (você nem tem um canal adequado pra entrar em contato, é preciso vasculhar no site pra procurar algum lugar pra eles te darem suporte), eles cagaram pro problema.
    Em resumo, só consegui resolver via processo no Juizado Especial Cível da minha cidade, tive que montar um pequeno processo com relato dos fatos, provas, comprovante de pagamento, prints impressos, em cerca de 60-90 dias não lembro ao certo o ML ofereceu compensação de 160% do valor que eu tinha pago para encerrar o processo. Aceitei. Mas o suporte deixou muito a desejar.

  48. Não tenho coragem de vender pelo ML e OLX.
    Estou com iPad Mini 4 128GB com case Apple para vender e gostaria de saber se existe algum site seguro.

  49. A regra é: façam toda a venda dentro da plataforma. Pagamento pelo Mercado Pago e envio pelo Mercado Envios.
    Desconfiem de contas criadas a poucos dias e quem compra sem fazer perguntas. Produto caro eu mesmo não vendo para cadastros novos.
    Mercado Livre tem um péssimo atendimento ao cliente. Não estão nem ai para nada.

  50. Não existe, eu anuncie um iPad mini e uma apple TV recentemente no OLX e choveu de marginais tentando dar golpe. Desisti.

  51. Muito simples “descobrir” o e-mail desse camarada aí. O usuário dele no Mercado Livre é “osmar.leao”. A partir disso o golpista só precisa disparar e-mails para vários domínios, exemplo: osmar.leao@gmail.com. Esse provavelmente é o e-mail desse cidadão aí, o golpista fica esperando a vítima morder a isca, se der certo deu, senão passa pro próximo. Só sendo muito desatento mesmo pra cair nisso.

  52. Aconteceu a mesma coisa comigo e não foi uma vez só. Tentei vender 3 MacBooks Air que já tive no Mercado Livre e todos ocorreram a mesma coisa. Emails falsos de venda iguais a esse, exatamente iguais. Liguei para os telefones dos “compradores” e todos eram muito desconfiados, pedi para confirmarem o endereço e tiveram que ficar perguntando para alguém que estava do lado. Desisti de vender produtos de valor um pouco mais elevado no Mercado Livre por esse motivo, até porque entrei em contato com o site e nunca obtive uma resposta também. Consegui falar ao telefone com o site depois de “fuçar” e encontrar um link para receber ligações deles, o que é muito complicado e escondido, e mesmo assim nunca obtive uma resposta de como esses compradores conseguiram meu email pessoal mesmo sem ter concluído a compra, um absurdo.

  53. Eu devo ter vendido uns 4 produtos Apple pelo Mercado Livre e em todos os anúncios aconteceu o mesmo. Logo após a criação, chega um e-mail afirmando que foi feita a compra e que você deve enviar o produto para só depois receber o dinheiro. Na primeira quase caí, mas com a experiência percebi que o próprio Mercado Livre te dá ferramentas para verificar a autenticidade da venda.

  54. Quase caí nesse golpe quando tentei vender meu Huawei matebook d ryzen 5!

    Quando recebi o e-mail até procurei o correio mais próximo, mas um amigo meu vende muito no ML e resolvi perguntar se era realmente assim que acontecia… Por fim era golpe

  55. O problema desses golpes é que, fica mais difícil pra quem é honesto, quer comprar e mora em outra cidade, ter a confiança do vendedor de que ele realmente quer o produto, mas com a suposta segurança que o ML traz pra ambos. Li vários comentários do pessoal dizendo que só entregam em mãos. Entendo mas não concordo 100% com essa atitude porque isso pode impossibilitar a compra/venda para alguém realmente honesto. Talvez uma solução um pouco mais “segura” é continuar anunciando nos forums, como aqui do macmagazine e quando houver a certeza da compra, criar um anúncio no ML e o comprador receber o link do produto e já efetuar a compra.

  56. Por isso, a recomendação antes de enviar é fazer prova do produto que você está enviando (seja com fotos ou vídeo). Quando vendi pelo ML sempre dei preferência para entrega em mãos, pra tentar diminuir a probabilidade disso acontecer.

  57. Vendi minha moto e meu antigo Samsung Galaxy Note 5, ambos pela pela OLX. Não existe a palavra seguro em nenhum lugar na web, tudo é questão de policiamento do próprio usuário, se vc receber algum email ou mensagem suspeita, é só olhar na plataforma oficial, verificar cadeado de segurança, enfim, é tomar só cuidado.

  58. triste para seu amigo…..talvez falta de experiência com a malandragem desse mundo, não só na web, em todos os lugares existem pessoas que querem aplicar golpes ou ganhar vantagem.

  59. Engraçado que a forma errada que você usa a vírgula é igual a que os golpistas usam no email. kkkkkkkkkkk

  60. Anunciei um PS4 uma vez no mercado livre para nunca mais! Tanto spam e tentativas de fraude. Preferi arriscar (e vender) no OLX.

  61. Sempre pensei na possibilidade de um fd* fazer isso. Quer dizer que minha suposição pode realmente acontecer. Obrigado pelo relato. Assim continuo agindo da forma como eu faço. Nunca vendi nada de valor no mercado livre sem ser pessoalmente

  62. Complementando o alerta! Tambem ja me tentaram aplicar esse golpe na venda de um iphone! Tambem sou um hard user do mercado livre e percebi logo a tentativa de golpe! Depois disso fui dar uma pesquisadas nas modalidades de golpe que usam no mercado livre. Segue as principais:
    1: Essa descrita no texto (so que o comprador pede para vc mandar um email para o email pessoal que ele digita nas perguntas) e de posse do seu email, tenta te aplicar esse golpe)
    2: O comprado pergunta se vc aceita mercado pago, pq ele quer parcelar no cartao (Vc vende no mercado pago, ele recebe a mercadoria, e clica dizendo que tem um problema! E te envia um produto “similar” na melhor das hipóteses, ou ate mesmo uma pedra. E o dinheiro dele é estornado (Na OLX eles tentam dar esse golpe tambem, perguntando se vc faz via mercado pago)
    3: O comprado pergunta se vc aceita cartao de credito e se ele pode retirar em mãos. Se vc falar que pode ser, ele vai ate vc, passa o cartao e leva o produto. Em seguida liga na operadora de cartao e nao reconhece o pagamento. Como vc nao emitiu nota fiscal da venda, vc nao consegue contestar a suspensao do seu pagamento (Na OLX tambem tentam esse golpe)
    4: O comprador faz a compra e pergunta se pode ser por deposito bancario e ele comeca a falar na sua cabeça que precisa com urgência do produto pq ele tem uma viagem. Entao ele te enrola ao ponto de vc embalar o produto e ficar esperando o deposito! Ele espera o horario final do banco, te manda uma msn dizendo que o banco estava muito cheio e que ele nao conseguiu fazer o deposito no caixa pq tava muito cheio e o banco estava quase fechando, mas que vai fazer o depósito no caixa eletrônico e ja envia o comprovante. Ele faz o deposito do valor combinado, entretanto com o envelope vazio.
    Quando ele te manda o comprovante do deposito, os mais inocentes postam o produto e no dia util seguinte descobre que o envelope estava vazio.
    Tem mais golpes, mas esses sao os principais!

  63. Faz muito tempo que não faço compra por nenhum dos dois. Mas tenho uns amigos que preferem o ML por causa do Mercado Pago. Como tu tem que liberar o pagamento, fica mais seguro contra golpe de vendedor.
    É fogo…gente vendendo querendo dar golpe, gente comprando querendo dar golpe…daí complica

  64. Isso também me aconteceu quando anunciei meu iPhone X. Exatamente da forma descrita. Parece uma prática comum dos golpistas. Felizmente também não caí. Os emails são todos falsos. Diziam inclusive que o ML estaria com problema com as etiquetas de envio. Fica o alerta.

  65. Deve existir algum curso online de golpe no mercado livre rsrs
    Que até disponibiliza o e-mail q vc tem q enviar pq é sempre a mesma ladainha.
    Desafio qualquer um aqui anunciar um iPhone que seja. Que verão os caras obterem seu e-mail e mandarem esse golpe. Até hoje estou tentando entender como pegaram meu email

  66. Ótimo alerta! Comigo foram 26 tentativas de golpe. Estava vendendo um Apple Watch 3. Acharam meu anuncio no OLX e pediram pra criar um no ML para comprar pelo Mercado Pago. O golpe sempre o mesmo. Sempre pedem foto do produto por e-mail ou contato por whatsapp para depois pedir o e-mail. Comunicava com eles em um e-mail que não era o cadastrado no ML. Ai recebia sempre nesse e-mail que a compra foi efetuada. Algumas montagens eram ridículas, outras mto bem montadas. Com certeza são milhares de pessoas que estão caindo nesse golpe e o ML não faz absolutamente nada. Parabéns por alertar a todos.

  67. Caramba. Olha essa do envelope vazio. Vontade de asfixiar o cara com o envelope. Quem nunca depositou dinheiro direto no caixa eletrônico nem desconfiaria que da pra fazer isso.

  68. o pessoal não se precave em nada?
    só entrar no site do mercado livre e consultar as vendas…

    isso tá mais manjado que email de banco pedindo para atualizar a senha…

  69. Cara, anuncio no ML há 14 anos e houve uma época que trabalhei oficialmente com vendas. Isso é a coisa mais comum do mundo e esse seu caso aí foi bem fácil de identificar. Tava MUITO na cara. MUITO MESMO. Antigamente, quando as confirmações eram apenas por email, transferencia bancária e não havia obrigatoriedade do Mercado Pago, o bicho pegava.

    E seu email, como ele levou 2 horas pra lhe mandar uma mensagem, certamente encontrou em algum outro site que tu usa nome e sobrenome pra acessar, fórum, etc….

    Essa etapa é única que o vagabundo tem um certo “trabalho” e quando ele não encontra, nem manda esse email pessoal.

    Que bom que tu não caiu nessa. Abração.

  70. Já pensei dessa forma, mas meu e-mail não tem nada haver com o login do ML… Eu acredito que eles tenham acesso através de funcionários.

  71. Eu vendo pelo ML já faz 7 anos e não tenho problemas. Quando a pessoa compra “de verdade” o ML avisa na aba “Minha Conta”>”Vendas” e gera a etiqueta, ou seja, só cai em golpe quem quer cair. Não vejo motivos para julgar o ML no quesito segurança. Como disse, se você for imprudente com certeza irá cair no golpe, caso contrário não.

  72. A verdade é que o Mercado Livre tá cagando e andando para qualquer problema na sua plataforma, eles dificultam e restrigem ao máximo o canal de contato com eles. Se não for algo que realmente só eles conseguem resolver, ele vira e fala: “Se virem ai, quem mandou comprar aqui”.

  73. Já me ocorreu exatamente esse golpe. Estava vendendo meu iMac antigo e em minutos a venda foi concretizada pedindo que despachasse no dia seguinte. Cheguei até a formatar o computador para enviar para venda, mas ao passar do tempo fui me dando conta que era golpe.

    O ML tem cuidado demais com os consumidores mas esquece dos seus vendedores, principalmente os iniciantes. É só buscar no Youtube que acha relato de vários vendedores reclamando de golpe. É por e-mail, é devolução de tijolo, é retirada em mãos sem colocar no sistema… Vários e vários tipos… É até interessante assistir pra aprender com o erro dos outros.

  74. A verdade é que o Mercado Livre tá cagando e andando para qualquer problema na sua plataforma, eles dificultam e restrigem ao máximo o canal de contato com eles. Se não for algo que realmente só ele consegue resolver, ele vira e fala: “Se virem ai, quem mandou comprar aqui”.

  75. Todo processo de compra e venda do Mercado Livre deve ser feito única e exclusivamente pelo site ou aplicativo!

  76. Mesmo fazendo direto pelo ML ta sendo dificil, fui vender um iPad o comprador alegou que o ipad tinha defeito e queria devolver, e mandou lixo de volta. ML ta ficando complicado pra coisas de maior valor.

  77. É provável que o golpista conseguiu o seu email, eh muito importante seguir as orientações de segurança do mercado livre e nunca informar dados pessoais no campo perguntas. Principalmente números de telefone ou e-mail. O OLX também é outra, o Ladrao agora marca hora e local para te assaltar kkk!! Muito cuidado em realizar entregas pessoalmente, sempre marque em locais públicos de preferência em shopping. Golpistas evitam esses locais !!! Outro golpe no mercado livre é o golpista alegar problema no produto depois de receber, fazer a devolução e enviar lixo no lugar do produto, e o mercado livre fazer a devolução do dinheiro. Fico com medo de fazer venda no mercado livre por causa disso!!!

  78. Já tentaram fazer o mesmo comigo quando anunciei meu MacBook Pro, mas a história era um pouco diferente, queriam que enviasse pra outro país e até ofereceram pagar mais, rs.
    Fui levando a conversa com eles pra ver até onde chegaria e quando perceberam que eu não era idiota pararam de responder.

    E também aconteceu quando anunciei o iPhone 3GS, mas aquele foi pior porque a pessoa comprou e automaticamente meu anuncio foi desativado por que estava “vendido”, depois chegaram varios e-mails falsos em nome do mercado livre confirmando o pagamento e tudo mais, mas o dinheiro nunca apareceu. Fiz varias reclamações e não fizeram nada, meu anuncio ficou dado como vendido e no fim nem vendi o telefone.

  79. Isso ocorre a bastante tempo já… cansei de vender meus aparelhos por lá, e sempre acontece isso quando é alguma coisa de maior valor. Fico curioso de saber como conseguem meu email, sem concretizar a compra.

  80. Comigo ocorreu um fato parecido…mas oque houve foi que tive os dados do meu cartão de crédito roubados. A pessoa começou a fazer compras sem fim na internet, quando acordei tinham 29 mensagens de tentativas de compras com meu cartão em meu celular. As primeiras compras foram aprovadas, mas devido ao valor e ao comportamento a operadora do cartão automaticamente bloqueou o cartão ainda antes de eu solicitar o bloqueio devido a este comportamento diferente do habitual. A pessoa tentou fazer compras em tudo quanto é site, assinou netflix, tentou comprar ingressos jogos pela internet, shows, móveis caros, celular, férias em cruzeiro, suplementos, roupas íntimas, tentou até fazer doações…. enfim..Fui a delegacia de estelionatos, o BO foi desta mesma maneira que você relatou, mesmo informando tudo, o BO conteve erros gramaticais e ficou mal redigido. Fui pessoalmente no banco relatar o fato, e confirmar se havia realmente sido bloqueado, realmente havia sido… O banco realizou o estorno das primeiras compras sem questionar nada… perguntei ao atendente como o banco se comporta nesses casos, ele disse que o banco “compensa” estes gastos com estornos com cliente em reajuste globais de tarifas no ano seguinte…
    Em resumo, as autoridades não tem recurso tecnológico/interesse em resolver casos de fraudes digitais, e os bancos repassam o prejuízo com os estornos diluído no ano seguinte aos clientes..
    Quem paga é a vítima..

  81. sempre vendi e sempre comprei no ML e nunca tive problemas. acho bacana sim fazer esse alerta ao pessoal, mas como alguns já disseram por aqui, a melhor maneira de acompanhar efetivamente uma venda é estando devidamente logado na plataforma deles, seja pelo app ou pelo site, e ir na aba de vendas. seja vendendo ou comprando sempre usei esta aba para acompanhamento do processo.
    algo que já rolou comigo quando vendi o meu Macbook Pro pelo ML foi do comprador (jurando ser espertão) vir reclamar que o o HD do Mac parou de funcionar (que eu tinha trocado por um SSD poucos meses antes de vender) e como a gente poderia resolver, se eu dividira com ele o reparo e tals, sendo que vendi funcionando redondo! isso tudo foi por Whatsapp, pois havia entregado em mãos e tinha passado o número pra avisar sobre um eventual atraso…eu só respondi ao babaca dizendo que ele estava agindo de má fé e que estava funcionando perfeitamente quando vendi a ele, ele visualizou, mas não respondeu, daí dei block nele. no demais, é uma bilada, Cino! rs

  82. Eu quase cai nesse golpe uma vez vendendo um Samsung S4. Cheguei a enviar o aparelho, mas quando fui na minha conta não tinha crédito nenhum. Consegui voltar no correio e pegar o pacote de volta. UFA!!

  83. Já sofri e não fui esperto a tempo… coloquei meu apple watch 1 pra vender por um preço alto (imaginando negociações para abaixa-lo), vendi, enviei… esperei o dinheiro cair, e espero ate hoje rs.
    Tomei prejuizo, mas serviu de aprendizado para vendas futuras, que inclusive ja vendi e recebi propostas falsas novamente

  84. Passei por isso com o iPhone da minha esposa. Duas pessoas tentaram o mesmo golpe e também estranhei todos os e-mails que recebi. Parece que anda sendo uma prática habitual no ML. CUIDADO E ATENÇÃO nunca é pouco.

  85. Vendi um iPhone e um Apple Watch no mês passado pelo OLX…não aguentava mais tentativas de golpe contra mim. Pela inércia do Mercado Livre em meio a tantos golpes não vendo mais por lá. Somente vendo se a pessoa buscar em mãos comigo e pagar na hora. Mercado Livre nunca mais pra mim

  86. Difícil. O mais comum é o cara encontrar o seu anuncio com as mesmas características num site
    mais aberto, tipo OLX.

    Lá normalmente as pessoas deixam dados mais abertos.

    Mas nem se preocupe, pois se tem uma coisa que aprendi é que golpista quando chega a esse ponto de dar toda essa volta pra TENTAR extrair algo de você desse jeito “cansativo”, é pq ele não tem mais nenhuma outra forma de tirar nada de você. Pq o que essa galera gosta é de facilidade e agir te prejudicando no silêncio.

    Fique tranquilo.

  87. Olha só, mais uma dica. De hoje em diante vou tirar foto de tudo e pesar a caixa.
    Mas o melhor mesmo é entregar em mãos.

  88. Na verdade é só efetuar a compra com conta corrente ou boleto que eles passam o email, ai eles tem seus dados e não fazem o pagamento. Ja vi um youtuber que deram o mesmo golpe.

  89. Nunca tive problemas com Mercado Livre, mas OLX não é muito diferente. Há cerca de 6 meses um anúncio entrou na minha conta do OLX, com todos os meus dados, apenas o número de telefone diferente. Troquei minha senha (a senha já era segura, gerada pelo LastPass) e removi o anúncio, entrando em contato com a OLX, que basicamente respondeu “Tomamos todas as medidas para evitar fraudes, aqui uma lista com 5 coisas que você pode fazer para se proteger”.

    Nada mais foi feito, apenas uma mensagem automática porca do OLX. Depois com mais calma, pesquisei pelo mesmo produto que o hacker/spam tinha cadastrado pela minha conta, e tinha mais de 50 anúncios iguais ao que estava na minha conta, de pessoas diferentes, mas com o mesmo número de celular. Enviei novamente para a OLX e nada, a mesma resposta automática.

  90. Parabéns pela atitude honesta.

    Estou passando por uma situação semelhante atualmente.
    Fiz a compra de um produto, que foi enviado na segunda da semana passada (04/12) e desde o próprio dia 04/12 não houve mais nenhuma atualização de status pelos Correios. O envio foi feito via Sedex. Compro com frequência no ML e sei que o produto já deveria ter chegado. Hoje termina o prazo previsto de entrega pelo ML.. Provavelmente eles irão mandar aquela msg automatizada informando que a entrega atrasou e passar um novo prazo, mas eu sei que existe um problema maior do que esse por trás.

  91. É um alerta valido e muito bem vindo e sei que a intenção do redator é avisar os desavisados e sei que ele nunca cairia num golpe desses, porem só cai nisso quem é muito ingênuo e não sabe nada de nada de tecnologia, web, mundo cibernético, vendas on-line, etc e tal. Ou seja, um desplugado do mundo… Especificamente no ML ninguém gerencia suas vendas pelo email, somente via a aplicação e dentro do Site! Portanto o ocorrido poderia ter acontecido em qualquer site, em qualquer loja, em qualquer lugar e não é especifico do MercadoLivre que em hipótese alguma estou defendendo, mas nos últimos tempos investiu muito, mas muito mesmo em mudar sua imagem suja e podre que tinha! Hoje é praticamente impossível se levar calote, de vc não receber sua compra, de vc perder seu dinheiro.
    Nas ultimas reclamações minhas o MercadoLivre me atendeu prontamente e com uma qualidade impressionante! Não sei pq não responderam ao redator pelo seu caso, isso hoje é muito estranho por parte do ML, não deveria acontecer mais. O que penso que pode ter ocorrido é como isso é uma ação de crime o ML trata isso como uma situação sigilosa, sei lá.. ai não entendo mais.

  92. Tudo bom, Leonardo?

    Vi que você tem bastante experiência com vendas no ML e gostaria de saber se você já teve muitos problemas com os Correios?

    Pergunto porque fiz a compra de um produto, que foi enviado na segunda da semana passada
    (04/12) e desde o próprio dia 04/12 não houve mais nenhuma atualização de status pelos Correios. O envio foi feito via Sedex. Compro com frequência no ML e sei que o produto já deveria ter chegado. Hoje termina o prazo previsto de entrega pelo ML.. Provavelmente eles irão
    mandar aquela msg automatizada informando que a entrega atrasou e passar um novo prazo, mas eu sei que existe um problema maior do que esse por trás.

  93. Ou pode existir alguém no mercado livre, um funcionário que tem acesso aos dados de usuários e “ por fora “ cria essas fraudes de e-mails e tudo mais.

    Não acho essa teoria impossível, corrupção é o que mais tem no Brasil e isso não falta em grandes empresas, infelizmente

  94. Bom, seria prudente um alerta contra fraudes na aba de ajuda do Mercado Livre. Não há sequer o tópico na ajuda do site e já que existem milhares de golpes como este diariamente, seria interessante ter. Eu fui verificar a venda no site/app e confirmei o golpe desta forma. Apenas ignorei e tentei avisar ao Mercado Livre e depois de um tempo resolvi escrever o artigo.

  95. O suporte do Mercado Livre é péssimo. É feito para não ser usado. É difícil de achar e, quando acha, não tem retorno. Desisti de usar porque me sinto descuidado…

  96. Ao ler essa matéria não pude deixar de lembrar os anúncios do ml de iPhone X. Inúmeros anúncios com “vendedores” com perfis recem criados! Agora geralmente em minhas compras, eu filtro utilizando a opção “melhores vendedores”

  97. Eu fiz uma venda pelo mercado livre de uma placa mãe e um processador de Curitiba para a Paraíba. O produto está faz 60 dias nos correios. Postei dia 16/10 e até agora nada. Infelizmente tem algo muito errado acontecendo nos correios e na fiscalização. E infelizmente enquanto o comprador não recebe o produto eu também não recebo o dinheiro. Se quiser chorar comigo, só consultar PS396083360BR.

  98. E torcer para não ser assaltado né. Nos inícios dos anos 2000 anunciava direto videogames e jogos naquele jornal Primeiramao aqui de SP. Em 2005 fiz um anúncio de um PS2, e como nunca tinha tido problema com essas vendas sempre marcava da pessoa vir na minha casa. Era adolescente …

    Vieram 2 jovens, entraram na minha casa, foram até a sala da minha casa onde estava o console e anunciaram o assalto a mão armada. Levaram o console e um vídeo cassete. Prenderem eu e meus pais que já eram de idade no banheiro e roubaram o carro, que por sorte parou na rua de baixo pois tinha segredo.

    Por sorte minha mãe estava com celular no bolso e do banheiro chamou a polícia que arrombou a porta da casa pra entrar e nos soltar.

    Isso foi um choque pra mim, e até hoje devido a esse tipo de situação que passei não vendo nada pela internet onde tenha que se encontrar pessoalmente tipo na minha casa. Se é pra desfazer de um eletrônico prefiro vender a alguém da família ou amigo ou até guardar até achar utilidade novamente.

    Tinha um notebook com Windows vista parado aqui, modelo de 2009. O que fiz ano passado nele? Instalei Ubuntu e hoje além do Mac tenho um Linux pra “brincar”. Se amanhã esse pc não servir de nada, eu dou pro meu filho que tem 2 anos ver seus desenhos e vai durar mais bons anos. Meu antigo iPhone troquei pelo atual na iplace… bem mais pratico e na época foi um bom negócio

    Ou seja, vender algo pra um estranho, de uso pessoal, como eletrônicos, só em último caso, isso se eu ainda não doar para alguma instituição.

    Depois que passamos por um aperto desses vemos que ficar vendendo essas coisas online expõem riscos. E as vezes não vale a pena …

    Foi isso q eu aprendi. E levarei pra vida toda . Fica a minha dica pra quem vende.

  99. Mercado Livre é terra de ninguém. Parece que ter alguém lendo reclamações é apenas uma lenda. Da última vez que tentei vender algo por lá, procurei por um telefone para entrar em contato com eles e não achei nenhum. Para itens caros como este prefiro a OLX, ainda que limite a venda a minha cidade, entrego o produto contra o pagamento. O comprador pode verificar tudo e depois não tem como reclamar.

  100. Passei pela mesmíssima situação, tentei vender meu MacBook Pro 13 – 2012 e recebi os mesmos emails falsos ainda bem que parei pra ler tudo com calma e percebi que não eram verdadeiros, nenhuma transação havia sido feita, respondi ao golpista e ainda foi grosso quando percebeu que ja tinha sacado a dele … complicado mesmo, mas felizmente vendi para uma empresa através de um site bacana, TradeMac.

  101. Já aconteceu comigo a mesma coisa, mas ao entrar em contato com o vendedor ele agradeceu minha honestidade e disse que eu aguardasse mais alguns dias por um novo contato. Depois disso nunca mais ele mandou outra mensagem. Descobri depois que há um seguro que ressarce quando os Correios perdem uma encomenda. Imagino que ele deva ter feito uso do recurso ou simplesmente não se interessou em reaver seus R$ 79,90. Descobri também que quando um objeto se perde e depois chega em sua casa sem atualizar o rastreamento, é porque o código de barras da etiqueta foi mal impresso e os leitores de código de barras dos Correios em algum ponto do trajeto o identificam com uma nova numeração, “perdendo” seu pacote e “encontrando” outro que não estava nos registros.

  102. O comprador afirma que foi enviado? Pode ter sido extraviado pelos Correios. Se sim, quem paga essa conta?

  103. Cliquei em Ver dados do comprador e pude ver o nome do usuário dele no Mercado Livre, OSMAR.LEAO, dá pra presumir o email e tentar o golpe. imagino que assim “conseguem” o email do vendedor.

  104. Aconteceu igualmente comigo, em varios anuncios, e desconfiei assim como nosso amigo deste post, claro e graças deus! Muito bacana reportar isso a nós meros leitores, um desatento pode cair facilmente. #otimadicamamagazine

  105. passei por isso quando anunciei meu iWatch, recebi o mesmo tipo de e-mail, não passava de um golpe.. os menos atentos iriam cair (não foi meu caso)

  106. O grande trunfo dos golpistas é nosso próprio ego em achar que fez um ótimo negocio e a pressa em concretiza-lo, pq la no fundo pensamos que fizemos grande negócios e pegamos algum incauto.

  107. Cai num igual a esse. Vendendo minha primeira dslr. Estava na época a R$2.500, perdi a camera. Coloquei o Mercado Livre na justiça e recebi o valor mais danos morais por falta de segurança online.

  108. Quando vi o título, achei que tinham alegado defeito e devolvido a caixa com uma pedra dentro. Na dúvida, faça tudo sempre pelo próprio site do Mercado Livre, sem acessar o mesmo por links do e-mail ou de outro lugar que tenha a possibilidade de te jogar pra uma página falsa.

  109. Golpes atigos, OLX é a mesma coisa, monte de gente pedindo nara fazer anuncio no ML e para dar golpe, fora os golpes quando a pessoa pede para retirar em mãos depois diz que não recebeu o produto…

  110. Apesar de eu achar o Mercado Livre mais seguro que o OLX, todo cuidado é pouco. Eu já fiz tudo que dava para fazer com eles, comprar, vender e até trocar quando era uma opção disponível. Nunca tive problema, mas conheço muitos que tiveram. Essa questão do e-mail é preocupante. Mas hoje essas quadrilhas de roubo e compartilhamento de dados já tem tudo sobre nós. Nunca sequer marquei ninguém como parente no Facebook, mas outro dia meu irmão foi fazer uma simulação de seguro e o sistema da seguradora, para verificar se era ele mesmo, colocou as iniciais de nossa mãe para ele marcar e meu nome para confirmar que somos irmãos… Fiquei pasmo como atuam estas gangues…

  111. Uso e confio no Mercado Livre mais que o OLX, mas é ridícula a situação de não haver uma forma de contato direto com os administradores. Tudo é automatizado por menus que ficam rodando em círculos. Assim é fácil para golpistas agirem.

  112. Infelizmente, eu cai nesse golpe. Em novembro do ano passado, perdi um MacBook Air 2015 recém saído da garantia. Na ânsia de vender e obter a grana rapidamente, não me dei conta dos sinais, além de ser a primeira venda no ML. Realmente, muito, muito desanimador. Até hj não consegui comprar outro…

  113. Dá até desgosto de anunciar no OLX, de 10 msgs 11 é golpe me pedindo pra anunciar no OLX mas olhei no meu rg e la nao ta escrito que nasci ontem. pelo amor de DEUS vagab.undos vao trabalhar

  114. Eu caí em um golpe…. o cara me mandou uma msg no anúncio onde ele colocou o e-mail dele e pedia pra eu escrever pra ele… e eu escrevi com o e-mail da minha conta… dias depois recebi o suposto e-mail de compra do ML.

  115. É só anunciar qualquer produto da apple que já começam a pipocar as perguntas fakes passando e-mail pra entrar em contato, deve ter bot na fita….

  116. Isso aconteceu comigo também alguns meses atras quando eu vendia um Playstation la….
    Mas tbm achei estranho, receber aquele monte de e-mail, ai fui verificar no site e não havia compra.
    O que pesquisei foi que eles efetuam a compra, mas cancelam em algum momento antes de efetivar o debito mais nesse ponto já libera o e-mail do vendedor e dessa forma eles conseguem fazer contato…
    Lamentável!

  117. Provavelmente o vendedor recebeu duas vezes (sua e a indenização automática por extravio dos Correios). Talvez ele não tenha sido tão honesto quanto você.

  118. Eu recebi uma indenização de 10 mil reais por extravio, dos Correios, sem nenhuma dor de cabeça, muito menos entrar na justiça.

  119. Eu tive um caso parecido, o objeto chegou ao meu estado e depois de um mês ficou lá, sem nenhuma novidade ou atualização, mandei mensagens pro Correios e eles falaram que iam identificar, depois de uma semana veio a mensagem que o objeto não tinha chegado, então depois de varias reclamações com o ML eles me devolveram o dinheiro. Até hoje não faço a mínima ideia de onde foi parar o fone da Beats que comprei, mas deve ter sido chato pro vendedor que provavelmente perdeu o dinheiro. Enfim, minha única reclamação foi com o Correios.

  120. Mas esse tava super na cara. Eles pedem para pausar pra não “correr o risco” de alguém fazer a compra de verdade e acabar revelando a farsa. Já anunciei vários produtos no Mercado Livre e sempre aparecem esses golpistas, quase que instantaneamente após o anúncio. Não confio em fazer vendas por lá não.

  121. Engraçado que seu comentário se parece muito com o de muitos obesos frustrados que na frente de um PC ou com um smartphone se acham o máximo.Meu camarada eu trabalhei para comprar tudo o que tenho ,nunca precisei passar ninguém pra tras, alias faço isso a mais de 25 anos . Você ai deve depender da mamãe até para comprar suas cuecas e se acha com moral para me comparar com estes mendingos ?

  122. Você continua usando a vírgula de forma errada, igual os golpistas. Kkkkkkkk

    Dica: não deve haver espaço entre a vírgula e a palavra que a antecede. O mesmo vale para ponto final e ponto de interrogação.

  123. Eu já quase cai em um golpe desse onde o email do remetente era @rmercadolivre.com.br. Olhando rápido quase não dá pra perceber que tem um r antes do m

  124. Ele “conseguiu” seu email porque provavelmente seu nick no ML é o prefixo do seu email ou parecido, que dá a entender. (daí fica simples: ele manda email pra todos provedores de email contendo o seu nick e alterando apenas o sufixo..ex.: zedascouves@gmail, @hotmail, @outlook, e assim por diante)…e aí, se pegar, pegou. Já aconteceu comigo esse tipo de golpe e com um amigo. Fomos ver, era o nick “dizendo” pra todos qual seria meu provável email. Fora isso nunca tive nenhum problema com o mercado livre. Mas sou comprador/vendedor casual.

  125. Ué, se eles passam o endereço para entrega e não uma caixa postal, oq impede de ir no endereço reaver o item?

  126. Realizaram a compra normalmente, com cartão de crédito e tudo, o MercadoLivre validou a compra, enviou o email original de pedido realizado, e o dinheiro apareceu no Mercado Pago, o comprador optou por retirar em mãos. Fui até o encontro dele, entreguei o produto, apertei a mão dele e tudo ok. 3 dias depois recebo um email dizendo que houve um problema na cobrança do cartão de crédito e o pagamento foi cancelado (e-mail do ML, jogando o prejuízo nas minhas costas), quando ia reclamar, vem uma pessoa no meu whatsapp dizendo que era Fulana (o mesmo nome do comprador) e que tinha tido seus documentos roubados, cartão de crédito e documentos, e que viu pelo histórico do ML dela que tinha sido feita essa compra, e por lá pegou meu número. Depois descobri que era verdade, a mulher que me chamou no whatspp dias depois era a vítima. Precisei ir ao consumidor.gov.br pra reclamar e pedir o dinheiro, o ML queria jogar o prejuízo na minha mão. No fim deu tudo certo para mim. A única coisa estranha nesse processo todo foi que depois de fechar a compra, o falso comprador me mandou o RG escaneado (da vítima), pra “deixar tudo certinho”, estranhei e falei que não era necessário.

  127. Existe nos correios um sistema de pre etiquetagem, já aconteceu comigo aqui. O vendedor possui números pré cadastrados e vincula ao seu produto.
    A partir daí ele já aparece no rastreamento, vinculado a unidade do remetente. Mas fisicamente não está nos Correios ainda.
    Comigo foi uma compra na Elo 7 (site tipo mercado livre, mas para artesanato). Estranhei a demora e quando falei com o vendedor, ele disse que ainda não tinha ido nos correios, embora já existisse o código para rastreamento.

  128. Ok vou estar mais atento nos próximos, agora é sua vez, emagreça,arrume um emprego e passe menos tempo na internet. Abraço

  129. Ja recebi esses emails, ate cheguei a ligar pro golpista pra xingar ele. Xinguei ele um tanto bom, quando eu parei de falar, o maldito falou assim: Pronto? Agora deixa eu trabalhar aqui e desligou. É cada um viu kkkkkk

  130. Eu quase cai em um golpe, mas que não era do vendedor em si.
    Comprei meu iPhone X e após a compra a vendedora entrou em contato pelo ML e me disse que não tinha mais preto. Se poderia ser branco. Porém ela estava com uma devolução para receber. Me mandou os prints da tela do comprador anterior, pedindo para devolver, pois ia ficar em dificuldade para pagar etc. Informou inclusive que nunca tinha aberto.
    Preferi aguardar a devolução. Ela me mandou o código de rastreio dessa devolução inclusive.
    Assim que ela recebeu o iPhone me mandou e recebi normalmente. Caixa lacrada, tudo certo, mas estranhei algo no plástico.
    Entrei no site da Apple e bingo!!!! O iPhone ja tinha sido ativado!!!!
    O comprador anterior recebeu, usou pra tirar alguma onda em alguma festa, provavelmente, e devolveu.
    Falei com a vendedora, mandei foto, ela reclamou com o comprador anterior e foi super honesta. Até demais. Devolvi o produto e ela me mandou outro. No mesmo dia em que reclamei.

  131. Comigo já aconteceu de acessarem a minha conta por um dispositivo de outro estado, e na sequência recebi por email tentativas de recuperação da conta do Mercado Livre e Paypal (contas cadastradas no mesmo email). Desconfio que o que aconteceu foi o golpista ter conseguido acesso aos dados (inclusive a senha) do Mercado Livre por lá, seja por vulnerabilidade do db ou alguém repassando, e depois vasculhou logins em serviços financeiros com o mesmo email. Como tenho senhas diferentes e autenticação por fatores, o golpe não avançou, mas fiquei bastante encucado por ele ter acessado uma conta minha… depois disso exclui o cartão de crédito preenchido no site e mudei meu endereço para o de uma caixa postal que já tinha, aí quando preciso mesmo comprar lá, coloco meu endereço verdadeiro na opção secundária, seleciono para ser o de entrega e depois que chega, excluo… não dá mais para confiar!

  132. Eu só não entendi porque o autor do artigo coloca a culpa no MercadoLivre ou fez reclamação com o MercadoLivre sendo que o golpe não teve nada a ver com o ML! Tipo, super chata a situação e eu entendo, claro, mas o ML não tem nada a ver com isso não uai.. se eu passar um e-mail falso para algum cliente Apple e conseguir engana-lo, aí o cliente lesado vai reclamar com a Apple? Não entendi a lógica… Só quis comentar

  133. Sempre compro no ML eu não tenho nenhum tipo de problema. Fiz uma compra a duas semanas, chegou meu produto, não deu certo, conversei com o vendedor, pedi meu estorno, e por incrível que pareça com 2 dias já estava estornado no cartão! Então, uma situação infeliz quer dizer apenas uma situação infeliz, óbvio que não tira a responsabilidade do serviço, mas casos isolados existem!

  134. Quase cai nesse mesmo golpe, como nunca vendi pelo ml, ache estranho , cheguei a postar o iPhone X , mas voltei no correio e cancelei a entrega , graças a Deus !!

  135. Isso aconteceu comigo.

    Era um Acer Aspire One, eu tava trocando por um Mac, e “vendi”.

    A pessoa comprou de fato (clicou em comprar) e conseguiu meus dados.

    Mas não pagou.

    Aí ela enviou um e-mail por conta própria (pois clicou em comprar) com confirmação “parabéns você já pode enviar para o destinatário”.

    Duas coisas eu achei suspeito:

    1) O e-mail do “mercado livre” tinha um erro de português. Não lembro qual, mas tinha um erro qualquer.

    2) A pessoa pediu para enviar para o correio, algo chamado “posta direta”, e ela iria retirar na agencia. Não deu o endereço da casa dela.

    Eu saquei, não fiquei nervoso…

    Comprei um biscrok de cachorro, coloquei em uma caixinha e enviei. Ficou 25 reais o frete.

    Enviei o rastreio. Quando vi que foi entregue, perguntei “e aí, gostou?”, a pessoa só respondeu por e-mail “obrigado pelo presente”, mais nada.

    O Mercado Livre bloqueou a conta da pessoa e, obviamente, não me cobrou a taxa.

  136. Mesmo golpe sobre pedir para pausar o anuncio. Nao sei como o golpista pegou meu cpf email endereco.

    Para azar dele fui confirmar a venda na conta do ml e vi que o anuncio nao havia finalizado, ainda estava ativo.

    No inicio o email parecia real, mas apos ver que o anuncio estava ativo, fui verificar o remetente e vi que era falso.

    Um banho de agua fria mas a sensacao de alivio foi extraordinaria.

    Quase perdi um garmin 935 xt de 2500 reais.

  137. Eles pegam teu email quando tu responde aqueles compradores “interessados” que pedem pra você contatar por email

  138. Filme o produto antes de enviar, ele ligado, funcionando, os acessórios e tu embalando e lacrando a caixa. O mesmo pra quando receber.

  139. Há um tempo aconteceu a mesma situação com minha irmã, que na época estava vendendo seu iPhone 6. Eles conseguiram seus dados ao clicarem em “comprar” e pedir o pagamento via boleto. Em seguida, a enviaram um email já com o endereço para postagem! Verifiquei que era uma área de risco em SP, portanto, o golpista provavelmente retiraria o produto na agência dos Correios mais próxima. A sorte foi que eu, assim como o relatado acima, desconfiei de tudo! E desde aquela época, o ML ignorou o ocorrido…

  140. Já tentei vender 3 iPhones no ML e ambos aconteceram as mesma coisa que foi citado pela nossa amiga. Liguei no mercado livre e eles pegam as informações e tudo mais parecem não se importarem muito. Eu acredito que em muitos casos seja fraude interna mesmo mais em muitos casos são pessoas internas e externas que tem acessos aos nossos dados. Detalhe todas as compras que foram efetuadas dos meus produtos foram para o estado do Rio de Janeiro aí peguei o cep onde deveria enviar os produtos e fiz uma pesquisa e ambos caíram em comunidades e endereço estranhos.
    Fica a dica quer vender Samsung e iPhones ou qualquer produto Apple o único local que já fiz e deu certo foi no Ebay.
    Ou então venda para seu melhor amigo ou alguém próximo.

  141. E Manolo entrar em contato com o ML pra que??
    O ML vai fazer o que??
    Fez venda? Entra direto no site do ML e confirma, é simples
    A polícia não prende, se assassinato não da muito tempo de cadeia nesse país imagina isso… O crime nem foi concretizado… Acho q a polícia nem da atenção

    E dependendo do seu usuário do ML ele chutou seu email gmail…

  142. Já aconteceu o mesmo comigo, tentando vender um celular. Já tinha usado o Mercado Livre antes, mas só uma vez e há anos. Não sabia ao certo como as coisas deveriam funcionar. Cheguei a mandar o produto pelos Correios e logo após que eu me dei conta da mancada que eu fiz. Por sorte, ninguém recebeu o produto. Cheguei a comunicar os Correios para eles não efetuarem uma nova tentativa, mas eles disseram que não teria como. Foram 3 tentativas de entrega e ninguém recebeu. O celular em questão foi dar uma volta pelo país e voltou pra minha casa sã e salvo. E os caras não desistiram e mandaram um email dizendo que não tinham recebido o produto!

  143. Infelizmente existe gente para fazer coisa errada de todo o tipo e vou explicar duas situações do Mercado Pago bem comuns de acontecerem:

    1) Estelionatários criam uma conta no MercadoPago/MercadoLivre e compram um produto depois que é enviado eles entram em contato com o cartão de crédito informando que desconhecem essa compra, se for dentro das 48h iniciais o banco/cartão faz o estorno e bloqueio e realiza o chargeback, geralmente o endereço de entrega é em algum hostel ou pensão que eles pagam algum valor super baixo só pra receber a encomenda

    2) Troca do produto, eles compram algo recebem e devolvem dizendo que não foi o que eles compraram e o MP até diz que vai investigar só que no final SEMPRE é causa ganha do comprador e você toma prejuízo!

    Eu vendo no ML e esse segundo é super comum.

  144. se ele recebeu 2x é problema dele e da consciência dele, eu faria o mesmo que o Thiago e poderia dormir bem a noite com a conciencia limpa

  145. Barra o ML, eu uso muito o OLX, para evitar golpes ou trapaças sempre que compro ou vendo algo marco de encontrar em Shoppings por motivo de segurança.

  146. Já tentaram passar a perna em mim quando estava vendendo meu xbox one, só que o método era diferente, a pessoa insistiu nos comentários de venda a comunicação por e-mail, criei um alias no meu Outlok só pra testar onde vai a malandragem, depois de pouca conversa veio a “confirmação” de compra nesse e-mail novo que criei (evidentemente não é o e-mail da minha conta no MercadoLivre).
    Como eu não havia especificado o frete, estava a combinar, pedi o CEP e gerei um boleto de frete para o endereço (eu querendo passar a perna em quem estava tentando passar a perna em mim) disse que só enviaria o XBOX após a confirmação do pagamento do frete, mas o vigarista não caiu na minha vigarice e não me enviou mais mensagens.

  147. Mas o cara ta de brincadeira também, era só ter logado na conta do ML e ele iria ver que não tinha nenhuma compra efetuada no item dele..

  148. Putez grila.

    Mas você ainda tem esperança que o comprador vai receber o produto?
    Pra mim isso já foi “desviado” (ou até perdido mesmo) dentro dos Correios.

  149. Oi, Thiago

    Foi enviado sim, porque os primeiros registros no sistema de rastreamento dos Correios estão lá. A questão é que não houve mais nenhuma atualização de status desde o dia da postagem.

    Como previ, o ML me enviou uma mensagem automática hoje (ontem era a data limite prevista inicialmente) dizendo que a entrega está atrasada e passou um novo prazo – até 18/12. Sei que nada vai mudar, mas até lá eu não consigo cancelar minha compra e reaver meu dinheiro.

    Pelo que entendo, o vendedor acaba pagando essa conta.. Mas acredito que os envios (pelo menos via SEDEX) possuam seguro.

  150. Sim, o ML possui um sistema semelhante. No entanto, posso te garantir que até que você poste a mercadoria na agência, o sistema de rastreamento não traz nenhuma informação.

    Já vendi diversas vezes pelo ML.
    O que você está relatando deve ser uma falha (grotesca) desse site.

  151. Esse tipo de fraude é comum no ML. E eles não fazem NADA sobre isso! Frequento um grupo de XBOX ONE no facebook e a maioria cai nesse golpe. Infelizmente temos que ficar 2,3 ou 4 vezes alerta quando vendemos no ML. É furada!

  152. Eu sei onde foi parar, com a família dos carteiros.

    Isso está acontecendo demais!

    Inclusive os produtos Chineses

  153. 1- por essas coisas e pela falta de empenho e retorno por parte da empresa deixei de usar o ML, inda mais com os fretes praticados atualmente.

    2- se vc anuncia no ML e no OLX ao mesmo tempo eles pegam seus dados no OLX (ou iniciam o interesse pelo chat e pedem pra usar o Mercado Pago). Eu uso o Facebook (marketplace) e WhatsApp (networking).

    3- o golpe é muito antigo, acontece DIARIAMENTE, e existem meios de denúncias a crimes virtuais, como a Delegacia de Crimes Virtuais pela internet (uma pena que mesmo como denúncias não obtive retorno dos casos). Não só o e-mail e IP, mas a maioria (obviamente) disponibiliza um endereço pra entrega, e com isso deveria ser feito uma diligência nesses endereços.

    4- ainda bem que boa parte de nós, leitores informados e entusiastas das tecnologias, não caímos facilmente, mas a elaboração do golpe é deveras convincente. Que bom que tb deu tempo pra vc.

    5- existe um serviço dos CORREIOS que é de SUSPENSÃO DA ENTREGA. Vc liga e pede para a mercadoria RETORNAR ao endereço de origem.

    6- nunca deixem de observar os aplicativos e contas dos seus sites de vendas escolhidos e não se conformem com e-mails.

    7- com as informações cedidas já deveria ter sido pego muitas pessoas, mas…

    A suma é: muita atenção e cuidado redobrado. Abs.

  154. Um amigo meu foi vender a GTX titan X dele e quase foi vítima do msm golpe, ele tb foi esperto e conferiu no site mas disse q o email era idêntico ao do ML. Esses caras devem ser uma quadrilha, e miram os anúncios caros

  155. Unica vez que quase me lasquei no Mercado Livre,foi quando vendi uma Capa,o carteiro marcou como “Endereço incompleto” e constava que foi devolvido ao remetente.
    Entrei em contato com o comprador,ele disse que havia recebido.Nisso o Mercado Livre já tinha estornado o dinheiro do comprador porque constava como devolvido ao remetente.
    Sorte que o cara foi honesto e me depositou por fora,estou esperando até hoje o retorno ao remetente.
    Resumo da historia,por uma cagada do carteiro,quase perco dinheiro.

  156. Fui vender o meu iphone e recebi uma pergunta, algumas horas depois pedindo para entrar em contato através do e-mail “consultoravon gmeo com”. Desconfiei, obviamente, e só respondi a pergunta genericamente pela pág. do ML mesmo. Minutos depois a pergunta foi apagada. ¯_(ツ)_/¯

  157. Vendo hoje muita coisa pelo ML, porém só entrego em mãos e depois que o cara confirma e o dinheiro é liberado, quando trago iPhone de fora pra venda já peço pro comprador deixar aprovado, entregando ele confere testa tudo, e depois antes de sair libera a parte dele e eu confirmo.

  158. Estranha essa história pois o ML deixa o dinheiro com os vendedores nesses casos, e pagam o seguro (valor integral) para o comprador. Essa é a tal vantagem de usar o serviço do acordo deles com os Correios. Pelo menos foi essa a minha experiência.

  159. Esse golpe aí é mais velho que andar pra frente… não entendi até agora porque o autor do artigo não foi verificar as informações direto no site do ML ao invés de ficar tratando por email.

    Sem ofensas, mas parece que o autor ainda precisa de um intensivão de como se proteger de golpes velhos. Esse relatado é tão bobo que nem valia um artigo…

  160. Sim, e tb tem golpes que as pessoas tiram as peças de dentro e devolvem as velhas pra vc. O negócio é fotografar e colocar uma marca sua. É assim que meus amigos que vendem eletrônicos usados se defendem.

    Com as fotos vc consegue fazer o ML intervir e te ressarcir.

  161. Faça como eu: marque a demonstração e pagamento dentro de um banco. Ahahahah. Fui no Itaú com um Playstation 3 novinho, o rapaz veio com um amigo, pagou no caixa (depósito) e levou o videogame. Queria ver tocarem terror ali.

  162. Pelo que entendi o Correios informou que o endereço não existia, o ML estornou o meu dinheiro mas o produto do cara chegou pra mim mesmo assim, mesmo o rastreamento falando que foi devolvido. Como eu recebi o produto como combinado paguei o vendedor por fora, agora se ele recebeu ou não seguro ai vai da consciência dele.

  163. Um colega caiu em um golpe idêntico, vendeu um iPad pelo Mercadolivre pouco após ter cadastrado o produto. Ele processou o site, ganhou a causa, conseguiu reaver não só o valor do iPad roubado como também pediu indenização, pois foram noites em claro tentando resolver a situação.

    Claramente algo está muito errado no MercadoLivre.

  164. Pega lá o teu item pô…
    Primeiro que é longe, segundo que depois que você envia e os caras recebem, eles mudam de local.. e MESMO que eles não mudem de local… O item foi enviado no nome deles, até você provar o contrário, você já pode ter sido preso, levado um tiro deles… Não tem essa.

  165. Passei por algo parecido duas vezes no Mercado Livre. Anunciei minha câmera reflex canon.

    1) Uns dois dias depois, tarde da noite, apareceu um cara dizendo ser de Angola e que queria a câmera com urgência, que pagaria 200 reais de frete e que eu enviasse logo no primeiro horário da manhã seguinte que a confirmação de pagamento ia chegar já. Disse pra ele que eu só postaria após a confirmação do ML até pq eles tem convênio com os correios e eu precisaria da etiqueta. O cara insistiu, eu insisti que só com a confirmação. Fiz a simulação de frete pelo site dos correios e vi que não dava 200 reais, dava menos – então pq ele pagaria mais? Passei a ignorar.

    2) Tinha colocado o anúncio da câmera na OLX tbe. Aí uma pessoa de lá mandou uma mensagem dizendo que queria comprar a câmera, que eu enviaria pelo correio, mas que queria que fosse pelo ML pra ela poder parcelar no cartão. Meu anúncio no ML já tinha desativado, reativei, só que com um email diferente do que estava cadastrado na OLX. Qual não foi minha surpresa qdo começou a chegar no email da OLX supostas mensagens da ML aprovando compra, mandando pausar o anúncio, dizendo que eu receberia após postagem. Saquei na hora o golpe.

    Mandei mensagem pro ML e nunca me responderam. Aparentemente eles não se responsabilizam por quem tenta dar golpe nas pessoas se passando por eles e não ligam pro estrago que isso causa na reputação deles.

    Tem que ficar beeeem esperto pra vender pela internet, em qualquer site, principalmente qdo o produto tem valor alto e é facilmente vendável (computadores, câmeras, equipamentos eletrônicos, etc).

  166. Sim vários, por exemplos voce pode desenvolver problemas cardíacos, diabetes,pressão alta,problemas na coluna,impotência entre outros. E vai por mim se você tem alguma esperança de algum dia ter uma namorada é bom considerar cuidar melhor da sua saúde jovem.

  167. Eu tive um problema bem semelhante. Assim que recebi o e-mail, verifiquei o site do Mercado Livre e não havia nenhuma informação. Então eu abri uma reclamação no Mercado Livre, porém sem retorno até o momento.

  168. Sobre “descobrirem” o email, eu também tive o azar de passar por algo parecido ao tentar vender por lá. Ocorre que meu email tem o mesmo “user” do Mercado Livre, então pode ter sido uma tentativa que “deu certo”. Felizmente sou bem desconfiado e verifico tudo, e me livrei de pelo menos 4 tentativas. Por fim retirei o anuncio e vendi por fora. Uma coisa que aprendi: não usar o mesmo “user” do ML no email de contato, pq ainda acredito que nossas informações de alguma forma sejam protegidas. No mais, fica o lembrete: quando a esmola é demais, o santo desconfia.

  169. amigo eu também passei por isso, anunciei meu mac a um tempo e recebi vários emails tipo do post no meu e-mail particular , já saquei que era fraude porque sempre faço vendas e compras no ML , mas como o pilantra sabia meu e-mail ?

  170. Sempre vendo pelo ML, e coloco o frete por conta do comprador e habilito MercadoEnvios, somente pela plataforma do Mercado Livre imprimo a etiqueta e só quando é confirmado o pagamento, então nunca tive problemas com vendas.

  171. A própria estética do e-mail já denuncia que é fake… Não tem diagramação nenhuma e é bem mal escrito.

  172. O mercado livre já deixou a muito tempo de ser uma plataforma segura, a mesma coisa aconteceu comigo na venda de um Apple Watch. Sabe o que aconteceu? Preferi vender pelo OLX.
    Reuni todas as informações (NOME COMPLETO E ENDEREÇO do golpista) e enviei para o Polícia Civil, recebi uma resposta de que esse tipo de crime não constava nos tipos de registros e que só configuraria realmente um crime caso eu tivesse enviado o produto. HAHAHAHAHAHAHA

  173. Acontece sempre isso comigo e com quem trabalha comigo. E o que mais tem requisições é sempre quando vendemos Macbook ou algum celular. Qualquer outra merda nao aparece nenhum vingaristazinho

  174. Aconteceu isso comigo quando quando fui vender meu drone. Quando vi o email já sabia que era fraude, tanto porque o Mercado Livre avisa pelo aplicativo e o dominio do endereço de email do remetente era “bol.com” kkkkkkkkk. Detalhe: Já vendi outras coisas baratas antes e nunca recebi email algum, foi anunciar um drone e choveu emais fake de venda

  175. Passei pela mesma coisa, só que só fui desconfiar dos e-mails depois que tinha postado nos correios, voltei correndo e consegui pegar minha encomenda antes de sair pra entrega… foi um puta susto.

  176. Eu sei que nem de longe o que vou perguntar é o mais importante, mas… O que é uma pessoa “relativamente honesta”? Pelo que você descreveu, é simplesmente honesto e pronto… Não?

  177. Pq 100% honesto ninguém é, dai a frase. Ex: me considero honesto mas outras pessoas usam minha senha da Netflix, logo, não sou 100% honesto.

  178. Eu recebi exatamente esses 3 emails ao tentar vender um iPhone no ML.
    Eu desconfiei na hora, pois pediu para enviar dados para o pagamento. E pelo que observei esse golpe está sendo muito comum. Ouvi e vi vários relatos.
    Uma pena.

  179. Vejam um golpe que vi um vendedor do ML relatando:

    Ele vendeu um apple watch pelo MP, ai quando chegou para o comprador ele alegou que não era o que tinha combinado e devolveu, acionando o MP, porém segundo o vendedor, ele devolveu um outro relógio com avarias, e ficou com o relógio bom.

    Os malandros estão inovando a cada dia, fiquem espertos.

    Abraço.

  180. Pra mim tb aconteceu algo estranho. Isso já faz 8 anos.
    Vendi para uma conhecida bem de vista um notebook e ela queria parcelar o valor e assim ofereci o Mercado Pago para passar o cartão.
    Td certo ela passou o cartao eno outro dia elantreguei o notebook e aí era só aguardar os 3 dias para poder transferir o valor para minha conta.
    O mais estranho aconteceu, minha conta do Mercado Livre foi invadida e começou a vender diversos smartphone e eu desesperado tentando achar o contato do ML pra resolver o ocorrido, pois eu não tinha nem acesso mais a minha conta.
    Resumindo, o ML me cobrou as comissões de venda e depois estorvo para o próprio ML e o valor está lá até hj para uso de serviços e comissões.
    Detalhe que se vendo algo eles não descontam daquele valor….
    Ou seja dei o notebook

  181. Esse golpe é mais velho que os dos golpistas nigerianos. Usam um e-mail falso dizendo que a compra foi efetuada e quem despacha correndo se lasca. É só abrir o Mercado Pago e confirmar.

  182. Essa historia de como descobriu seu email está cheirando a gente de dentro, ainda mais nessa rapidez, a turma do ML deveria dar uma atenção sim.

  183. A ideia é boa, mas só daria para ficar do lado de fora da agencia, pra dentro nao deixariam vc entrar com componente eletronico pois iria disparar o alarme. Mas com certeza, se alguem ter má intençao já é algo pro malandro ficar sismado e desistir do roubo.

  184. O que achei mais bizarro nesses emails, foi o português “chulo” e muito mal escrito, o ladrãozinho se preocupou com tantos detalhes e esqueceu um dos principais. Mas o que estou mais intrigado foi como o meliante conseguiu seu e-mail? Ou tem brecha no ML ou alguém de lá vaza informações.

  185. Pois ligue para a sua gerente e peça para ela autorizar a entrada na agência com o eletrônico. Foi assim que eu fiz.

  186. Eu não vendo e nem compro mais nada de pequeno valor no OLX. Acho muito perigoso. Aconteceu um arrombamento em minha residência acredito que devido uns anúncios que fiz que podem ter chamado a atenção de criminosos. Sobre comprar, também acho perigoso ir ao encontro de um desconhecido e, além disso, o risco de comprar algo que tenha sido objeto de furto/roubo. Já no Mercado Livre só compro de vendedores com longa reputação. As únicas coisas que eu anunciaria seriam imóvel e veículo, mas no passado também tive problema com um comprador “cheio de histórias”, marrento, enfim, no caso do veículo hoje eu prefiro tentar vender para um conhecido ou na própria concessionária, mesmo perdendo algum dinheiro neste segundo caso.

  187. Nos casos de entregar e receber na hora, quais foram os locais escolhidos? Tenho receio de marcar de entregar e receber na hora e ser roubado.

  188. Eu tive diversos problemas com o ML. Primeiro e mais complicado, foi após receber um MAC, fui taxado de FRAUDADOR, minha conta cancelada, e o valor total da compra pago no cartão de crédito. E mesmo depois de infinitas tentativas de contato, nunca tive um retorno do site. Fiz uma outra conta, anunciei meu iPhone, minutos depois recebi no e-mail (que acabei de criar), a confirmação da venda, mas como eu sou ligeiro, já trabalhei com segurança da informação, eu fui olhar meu anuncio que estava ativo, nenhuma pergunta feita, e as informações do e-mail recebido, estavam muito suspeitas. Como posso receber um e-mail desse tipo, numa conta que criei há menos de 1h? Isso me cheira fraude interna, são os funcionários que fazem isso, ou mandam nossas informações para pessoas de fora da empresa. Eu posso falar com propriedade, pois fui funcionário terceirizado de uma administradora de cartões, e cansei de ver funcionários fazendo fraudes e dando golpes com dados de cartões, principalmente nos clientes com alto consumo em cartão. Ou faziam compras com dados de cartões que pegaram em sistema, ou nos próprios cartões. Eles usavam todo o limite, depois abriam ocorrência interna de “CVV NÃO RECONHECE”. O que isso significa? Os titulares pediam pra cancelar as compras feitas no cartão, liberava o limite, eles ficavam com o produto comprado e não pagavam. Mas isso é uma quadrilha, uma pessoa era comparsa da outra em outros departamentos da empresa, pq isso não se faz sozinho, existem diversos setores da empresa, onde essas ocorrências eram tratadas. Todos trabalhavam juntos e dão até hoje, milhões em prejuízo para as empresas. E acredito que isso acontece no ML, pois é impossível uma pessoa ter acesso tão rápido aos nossos dados e anúncios no site, sendo que existem outros vendedores com um giro de vendas muito maior, e isso seria mais difícil de ser localizado, pois um vendedor com fluxo no site, pode levar um golpe sem perceber. Agora com informações internas, os funcionários passam a fita para os envolvidos e acham que todos somos leigos e presa fácil. Eu não compro mais no ML já tem mais de 1 ano, não recomendo o site para ninguém e minha vontade é que esse site saia de circulação. Pois taxar um cliente de FRAUDADOR, onde eu tinha um histórico positivo de compra e venda, anos com meu cadastro no site, nunca me deram a oportunidade de me explicar, nem se quer retornaram meus contatos, fora que a comunicação com o site é arcaica.

  189. Acabei de sofrer uma tentativa de fraude, o que me intriga é como meu e-mail vazou para esse estelionatário, sendo que ele não chegou a realizar a compra, o anuncio não foi pausado. Ele mandou dois e-mails: um pedindo informações de conta bancária e outro com uma solicitação de pagamento. Pegou até meu whatsapp que não estava sendo apresentado em nenhum momento. Veio com uma história de que era pra eu pausar o anuncio pra não dar problema e tal. Muito escrachado. Tomem cuidado.

  190. Acabei de receber um e-mail também.
    Mas o que mais esta me deixando preocupado é como conseguem nossos e-mails. Onde esta a falha?

Deixe uma resposta