Ação coletiva acusa a Apple de mentir nos tamanhos de tela dos iPhones OLED

A coisa já não está boa para a Apple no que se refere aos iPhones mais recentes, e agora a notícia de uma ação coletiva movida contra a Maçã por conta deles certamente não ajudará a acalmar os ânimos em Cupertino.

Como informou o AppleInsider, um grupo de consumidores registrou uma ação numa Corte Distrital do Norte da Califórnia por um motivo muito simples: segundo eles, a Apple está enganando os consumidores ao divulgar o tamanho e a resolução das telas dos iPhones com painéis OLED — isto é, os iPhones X, XS e XS Max.

De acordo com os reclamantes, o problema está em dois fatores específicos: as bordas arredondadas nas telas desses aparelhos e o famigerado recorte (notch). A ação afirma que a Apple estampa, no marketing dos iPhones OLED, uma medição do tamanho e resolução de tela semelhante à de modelos antigos, como o iPhone 8 — que tem um painel perfeitamente retangular, com cantos “vivos”, e sem recortes.

Isso daria a falsa impressão de que a tela do iPhone XS (de 5,8 polegadas, segundo a Apple), por exemplo, teria uma quantidade de espaço utilizável maior que a do iPhone 8 Plus (5,5 polegadas), o que não seria bem o caso — como registrado no texto da ação, a própria Maçã orienta que desenvolvedores deixem amplo espaço de borda nos seus apps para os iPhones com telas OLED, por conta do recorte e dos cantos arredondados.

Os reclamantes citam ainda os chamados “pixels falsos” — os pixels presentes no extremo das bordas arredondadas que não contam com os três sub-pixels que tradicionalmente compõem a célula (azul, vermelho e verde). Segundo a ação, esses pixels não poderiam fazer parte da contagem para a resolução dos aparelhos.

Um exemplo citado pela própria queixa de que a Apple sabe do problema e tenta escondê-lo está nas próprias imagens de marketing dos iPhones XS e XS Max: com a escolha específica de ângulos e papéis de parede, a Maçã parece querer esconder o recorte dos aparelhos, dando a impressão que eles contam com uma tela realmente infinita e sem interrupções — o que, nós sabemos bem, não é o caso.

Os reclamantes pedem que a Apple corrija todas as informações incorretas no seu site e material de marketing, e exigem um pagamento de danos a todos os participantes da ação que se sentiram lesados pelas práticas supostamente incorretas da empresa. A ação ainda tem que ser aprovada para que se transforme num processo e seja julgado, então teremos que ver que fim levará essa história toda.

Opiniões?

Posts relacionados

Comentários

24 comments

  1. Sendo assim, já pode começar a mover processos similares à Samsung, Google e companhia, né? as pessoas estão a cada dia mais insanas…,,

  2. Totalmente sem sentido! A Apple sempre foi clara sobre as bordas arredondadas e que a medição é com base na sua diagonal visual.

  3. Eu queria participar dessa ação! Totalmente corretos e merecedores de indenização. Mandaram bem!

  4. Concordei apenas com a crítica aos papéis de parede, cuja bolha serve para deslocar o olhar da pessoa do notch, que também está ocultado pelo fundo preto. Li isso em um livro básico de marketing e propaganda, que mostra exemplos de uso da linha arredondada para fazer o olhar descer. https://uploads.disquscdn.com/images/bda2adb57b3839fbb50146457e1b7420add76df5d8f8d75d7748778d54f57b65.jpg
    Tente manter o olhar na parte superior. Não dá. Ele desce, indo obviamente no sentido contrário da localização do notch.

  5. Esperaram um ano e várias fabricantes utilizarem soluções similares para abrir processo contra apenas uma fabricante? Bullshit.

  6. 1 A tela tem bordas arredondadas que se ajustam ao design curvo do telefone dentro da sua forma retangular. Quando medida como um retângulo, a tela tem 5,85 polegadas (iPhone XS) e 6,46 polegadas (iPhone XS Max) na diagonal. A área real de visualização é menor.

    Só ler o final do site. Kkk

  7. Já existe por acaso uma ação coletiva? Tem meu apoio!!!
    Realmente a Apple usa de ma fé quando faz menção as 5.8” do X e XS.
    Infelizmente ela usa isso como artifício.
    Duvido q não temos pessoas que se sentiram enganadas com o fato de achar que a tela do X é maior q os iPhone Plus?
    Vamos parar com a FANBOIADA é realmente reconhecer os erros das empresas que gostamos…seja ela qual for!!

    Seria mais correto é honesto pra Apple esclarecer que na altura a troca do X e XS são maiores, porém, na largura a tela é menor.
    Tudo isso por causa que a proporção da tela mudou totalmente no iPhone X.

  8. Faz todo sentido. Eu tive um X e tive um 8 Plus. A sensação é que no X a tela é menoe sim!! Mas olha o tento de largura a mais que tem no 8 Plus!!!

  9. As proporções da tela são diferentes do 8 plus! Mas tem coisas que cabem mais, mesmo com os desenvolvedores tomando cuidado com o espaço!
    Acho que o pessoal quer ganhar uma grana!
    Você sempre pode ir a uma loja ou ver um vídeo igual do MacMagazine pra ver a proporção da tela e comparar!

  10. kkkkkkk.
    Ação da Qualcomm por direitos autorais ela respondeu que só não tem na versão 12 e quer se livrar dizendo que é só fazer uma atualização, como se não afetasse prejuízo nas outras versoões, por resolver agora estát tudo resolvido e agora especificação falsa. kkkkkkk
    Porra de Iphone. kkk

  11. olha, de fato, acho o notch feio, mas não misturo as coisas; não vejo a Apple escondendo o danado. ok, na foto do wallpaper ele não aparece por conta do fundo preto, mas não vejo isso como tentativa de ocultar o notch ou dar a entender que a tela é maior. entendo o descontentamento dessas pessoas, mas logo agora com a segunda geração de iphones com telas OLED, virem reclamar soa no mínimo oportunismo sim…

Deixe uma resposta