O melhor pedaço da Maçã.
Digital Trends
App Nothing Chats

App Nothing Chats é retirado da Play Store por problemas de privacidade

A Nothing suspendeu a distribuição do seu novo aplicativo de chat para Android com suporte ao iMessage e adiará o lançamento dele para “corrigir vários bugs”, uma medida que foi tomada após a revelação de que a Sunbird (empresa cuja tecnologia é usada como base do app) não apenas registrava e retinha mensagens, mas também permitia que os dados de usuários fossem baixados por outros.

Publicidade

O Nothing Chats foi retirado da Play Store (loja de aplicativos do Google) no sábado (18/11) — apenas alguns dias depois de ter sido lançado —, como anunciado pela própria empresa no X (ex-Twitter).

Removemos a versão beta do Nothing Chats da Play Store e adiaremos o lançamento até novo aviso para trabalhar com a Sunbird na correção de vários bugs.
Pedimos desculpas pelo atraso e faremos o que é certo para nossos usuários.

Antes que a distribuição do app fosse suspensa, o desenvolvedor Dylan Roussel fez algumas descobertas sobre o aplicativo que revelaram diversos problemas de privacidade e segurança.

Em uma thread no X, Roussel declarou que “a Sunbird tinha acesso a todas as mensagens enviadas e recebidas por meio do aplicativo” e que todos os documentos (incluindo imagens, vídeos e vCards) são visíveis publicamente, uma vez que o Nothing Chats não usa criptografia de ponta a ponta.

Hora do fio!
Resumo:
– A Sunbird tem acesso a todas as mensagens enviadas e recebidas através do aplicativo no seu dispositivo.
– Todos os documentos (imagens, vídeos, áudios, PDFs, vCards…) enviados por meio do Nothing Chat E do Sunbird são públicos.
– O Nothing Chats não é criptografado de ponta a ponta.

Ainda de acordo com as descobertas do desenvolvedor, mais de 637 mil itens de mídia foram armazenados pela Sunbird no momento da publicação da thread. Ele, então, fez o download de um dos cerca de 2.300 vCards da base de dados — provando que era possível obter números de telefone e detalhes de outros usuários.

Publicidade

Os arquivos também foram armazenados com os nomes originais dos documentos — outro grande problema, pois eles poderiam incluir parte de uma URL ou informações confidenciais, o que teria implicações adicionais de segurança.

Quanto ao que a Nothing poderia fazer, Roussel disse que o aplicativo deveria ser removido da Play Store e depois avisar todos os usuários — o que realmente foi feito. O que ainda não está claro neste momento é como isso afetará o aplicativo Sunbird (cuja distribuição ainda segue via convite), já que ele apresenta os mesmíssimos problemas.

via 9to5Google

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vision Pro poderá chegar em março; Apple trabalha em novos sensores

Próx. Post

Teste compara as baterias de toda a linha iPhone 15

Posts Relacionados