O melhor pedaço da Maçã.

O começo do fim? Cydia Store é encerrada após descoberta de vulnerabilidade

Cydia

É, meus amigos. Estamos presenciando o fim de uma era. Isso porque a Cydia Store (principal loja que abrigava repositórios para personalizar o iOS de iPhones, iPads e iPods touch com jailbreak) perdeu a sua principal função. Eu explico.

Publicidade

Cydia

Jay “Saurik” Freeman, criador do Cydia, deixou uma mensagem no Reddit que é extensa, mas interessante para quem é adepto do mundo jailbreak. De forma resumida, ele informou que a Cydia Store tem um bug no qual uma pessoa poderia forçar outra, logada na loja, a realizar uma compra. Apesar de ser algo sério, ele comentou que não há com o que se preocupar em relação a vazamento de dados nem nada do tipo.

O fato é que, pelo palavras de “Saurik”, pouquíssimas pessoas estão navegando na Cydia Store, então o problema está afetando basicamente quase ninguém — algo já esperado devido à cada vez menor popularidade do jailbreak como um todo.

Publicidade

Juntando isso ao fato de ele estar basicamente perdendo dinheiro com a Cydia Store (“Saurik” precisa, por exemplo, hospedar os repositórios arquivados que ele assumiu a responsabilidade, o que na prática significam terabytes de largura de banda por mês — tudo pago com dinheiro do trabalho dele) e que está sendo cobrado pela comunidade para tomar uma atitude (o que o próprio considera algo corretíssimo, visto que foi um erro cometido por ele), o hacker/desenvolvedor decidiu desligar a capacidade de compra da Cydia Store.

Ou seja, não é mais possível fazer compras na Cydia Store, o que basicamente mata a razão de ela existir. “Saurik” informou que fará um pronunciamento mais formal sobre o assunto na próxima semana, com mais detalhes sobre o futuro do Cydia e da Cydia Store. Mas pelo tom da mensagem no Reddit (a falta de vontade de manter o projeto rodando, a demanda que antes existia se esvaeceu e o prejuízo financeiro), fica claro o prenúncio da morte definitiva do jailbreak.

Não que já não tivéssemos avisado, né.

via Redmond Pie

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filme da semana: compre “Perdido na Fama”, com Antonio Banderas, por R$9,90!

Próx. Post

App brasileiro Tripsy organiza suas viagens e ainda oferece dicas de roteiros

Posts Relacionados