Não é a primeira vez que Mark Rober aparece aqui no site. Ex-engenheiro da NASA, ele ganhou uma boa fama após criar o seu canal no YouTube (que hoje conta com mais de 4,4 milhões de assinantes) e compartilhar algumas boas ideias de fantasias para o Halloween utilizando iPhones e outros smartphones. Rober também teve o seu nome envolvido com a Apple — segundo a Variety, o YouTuber estaria trabalhando (ou teria trabalhado) na empresa como parte do grupo de “projetos especiais”, dedicando-se a soluções de realidade virtual (VR) com um enfoque importante no sistema de carros autônomos.

Fato é que Rober tem boas ideias e sabe como colocá-las em prática. O exemplo mais recente disso está no vídeo acima. Certo dia, ele ficou bem chateado, com aquela sensação de impotência, ao ver que uma das suas encomendas foi roubada na porta da sua casa — em diversas cidades americanas, é comum a Amazon e outras empresas deixarem seus pacotes na porta da sua casa para você pegar tudo assim que chegar; esse tipo de roubo, porém, está se tornando “bastante comum” por lá (foram vários casos mostrados no vídeo).

Ele foi à polícia com as imagens do roubo para ver o que poderia ser feito e… nada. A solução encontrada por ele? Bem, o que passou, passou, mas Rober colocou em prática um plano incrível: disfarçada em uma caixa de HomePod, ele criou uma geringonça que dispersa purpurina, dissipa um odor que simula flato e registra todas as ações dos meliante graças a quatro câmeras de smartphones. Vale a pena assistir ao vídeo para ver como ele conseguiu essa façanha!

O canal dele está longe de ser focado em pegadinhas ou algo do tipo, mas temos que concordar que o motivo para tal foi bastante nobre — afinal, nada melhor do que ver a frustração de várias pessoas que acham que roubaram um HomePod e ganham um banho de glitter com direito a cheio de pum. Parabéns, Rober! 👏🏼🤣

via MacRumors

Atualização 21/12/2018 às 14:20

O vídeo já passou de 42 milhões de visualizações — e, quando atinge esse número de pessoas, sempre existe alguém com um pouco mais de tempo ou vontade para analisar tudo de forma minuciosa. E, como informou o AppleInsider, algumas pessoas que suspeitaram das reações de alguns “ladrões” investigaram a coisa levantando algumas suspeitas. Foi o suficiente para Rober dar a seguinte declaração, na descrição do próprio vídeo:

Me apresentaram informações que me fizeram duvidar da veracidade de duas das cinco reações no vídeo. Estas foram as reações capturadas durante um período de duas semanas, enquanto o dispositivo estava numa casa a duas horas de distância de onde eu moro. Eu coloquei um aviso para pessoas dispostas a colocar um pacote na sua porta e essa pessoa (que é amigo de um amigo) se ofereceu para ajudar. Para compensá-la pelo seu tempo e disposição para arriscar colocar um pacote na sua porta, eu ofereci uma compensação financeira por qualquer recuperação bem sucedida do pacote. Parece (e eu já confirmei) que, nesses dois casos, os “ladrões” eram na verdade conhecidos da pessoa que me ajudava.

Das imagens que recebi dos telefones que intencionalmente só gravam em horários específicos, isso não estava claro para mim. Desde então, removi essas reações do vídeo original (originalmente, em 6’26” e 7’59”). Sinto muito por isso. Em última análise, sou responsável pelo conteúdo que entra no meu canal e deveria ter feito mais. Eu posso garantir que as reações foram genuínas quando o pacote foi tirado da minha casa. Dito isso, eu sei que minha credibilidade foi manchada, mas eu lhe encorajo a olhar para os tipos de vídeos que eu tenho feito nos últimos sete anos. Este é o meu primeiro vídeo com algum tipo de “brincadeira” e, como eu mencionei no vídeo, ele está bem longe da minha zona de conforto e eu deveria ter feito mais.

Estou especialmente chateado porque muitas ideias, tempo, dinheiro e esforço foram investidos na construção do dispositivo e espero que isso não estrague todo o esforço como “falso”. Ele funciona genuinamente (como todas as outras coisas que construí no meu canal) e tornamos público todo o código e informações sobre a construção. Mais uma vez, me desculpe por colocar algo no meu canal que era enganoso. Isso é totalmente culpa minha e eu tomarei todas as medidas necessárias para ter certeza de que não acontecerá de novo.

Uma pena que algo assim tenha acontecido; por outro lado, Rober parece bastante sincero no pedido de desculpas e nas explicações do ocorrido.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

11 comments

  1. Em relação às “reações falsas”, é o que eu sempre digo: não basta ser honesto, é preciso parecer honesto. Essas coisas atingem a sua credibilidade, não é fácil consertar. 🙁

  2. kkkk ele bem que poderia vender o projeto para outros youtubers fazerem variações disso e até o público comum. Nada melhor que ver um bandido se ferrando. Os de cancelamento de CPF são lindos.

Deixe uma resposta