Como adicionar “ícones invisíveis” tela inicial do seu iPhone — sem jailbreak!

No geral, os dias em que o iOS era criticado por suas limitações gigantescas ante o Android estão superados — o sistema operacional da Apple evoluiu muito de alguns anos pra cá e hoje, em grande parte, oferece um nível de personalização quase equiparável ao do sistema do robozinho sem que ninguém precise recorrer ao famigerado jailbreak (que, aliás, morreu, só falta enterrar) para isso.

Claro, há algumas exceções a isso: a inabilidade de escolher um navegador padrão ainda persiste, bem como o caráter quase estático da tela inicial do iPhone/iPad — ao contrário do Android com suas telas dinâmicas e ícones misturados com widgets em composições infinitamente configuráveis, o iOS continua com suas páginas e páginas de ícones de apps. As únicas mudanças relativamente significativas em relação a isso foram a introdução das pastas e do 3D Touch, mas nada de revolucionário.

Dito isso, existe uma forma de adicionar espaços “em branco” entre seus ícones no iPhone ou no iPad para exercer sua criatividade nas composições de tela. Não, não é necessário jailbreak para isso, mas prepare-se: trata-se de uma gambiarra em iguais partes genial e engraçadíssima. O processo é baseado num site apropriadamente chamado iEmpty, e nós o descrevemos abaixo:

  1. No seu iPhone ou iPad, toque e segure em um ícone qualquer na tela inicial até que todos os ícones comecem a tremer. Depois, navegue até a tela vazia, que fica depois da sua última tela de apps.
  2. Tire uma screenshot dessa tela, pressionando os botões de força e de aumentar volume (iPhones X, XS, XS Max e iPads Pro de 2018) ou os botões de força e de início (todos os outros aparelhos).
  3. No Safari do dispositivo, acesse a página iempty.tooliphone.net. Toque na opção “Create BLANK icons”.

    iEmpty no iPhone XS Max

  4. Toque no botão “Add” e faça o upload da captura de tela feita anteriormente.
  5. Aguarde o processo ser concluído e toque no botão “Customization”; será exibida uma tela com seu papel de parede e os ícones “vazios”, como um indicador de posição. Toque no ícone onde você quer deixar um espaço em branco.
  6. Abrir-se-á uma nova página no Safari. Toque no botão de compartilhamento do navegador, na barra inferior, e selecione a opção “Adicionar à tela inicial”. Toque em “Adicionar” sem fazer nenhuma mudança.
  7. Será adicionada à sua tela inicial um ícone com nome invisível e com o exato pedaço do seu wallpaper que ele “cobriria”. Basta arrastá-lo até o local que você selecionou anteriormente e ele ficará lá, invisível.
  8. Repita o processo para todas as outras seções que você quiser deixar invisíveis.

Não é uma gambiarra brilhante? Infelizmente, o método só funciona enquanto você mantiver seu papel de parede atual — ao mudá-lo, naturalmente, o processo terá de ser repetido. Além disso, o ideal é que você não utilize a opção “Perspectiva” ao definir a sua imagem de fundo, senão a gambiarra poderá ficar desalinhada.

Também é bom notar que, embora os ícones sejam invisíveis, eles ainda existem e são ativos; isto é, se você tocar neles, eles lhe levarão à página do iEmpty. A ideia aqui é só criar espaços de separação para organizar sua tela inicial com mais propriedade, mesmo.

O que acharam? 😛

dica da Renata Prumer, via iDownloadBlog

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários