iOS 12.1.2 altera animação do fechamento de apps na China para respeitar patentes da Qualcomm

Anteontem, meio de surpresa, a Apple liberou o iOS 12.1.2 para todos os seus usuários ao redor do mundo. Uma das razões para essa antecipação do update seria a alteração de algum elemento do sistema para que a Maçã deixasse de infringir patentes da Qualcomm na China — a fabricante de chips, como bem se sabe, está movendo um processo contra a Apple no país da Muralha que poderia levar ao banimento dos iPhones por lá caso a infração não fosse interrompida.

Até agora, não se sabia exatamente o que havia sido alterado no iOS 12.1.2 para refletir essa ação da Apple. Pois analisando as notas de atualização do sistema na China, o MacRumors descobriu onde está o “X” da questão — e não, ele não tem nada a ver com a questão dos modems e receptores que têm inflamado as demais disputas judiciais entre as duas empresas. Em vez disso, trata-se de uma simples animação da tela de multitarefa do sistema.

Como bem se sabe, o gesto para forçar o fechamento de um app no painel de multitarefa envolve um simples deslize do dedo para cima; a janela do app sumirá da tela subindo até os seus limites. Acontece que a Qualcomm tem uma patente na China que descreve exatamente esse elemento de interface; por isso, a Maçã mudou a animação em território chinês e, agora, as janelas dos apps fechados vão encolhendo até sumir quando você faz o gesto para fechá-las.

O changelog chinês também cita uma atualização na folha de compartilhamento, quando usada para definir imagens de contatos ou de fundo — quem sabe algo também relacionado a uma patente da Qualcomm.

No resto do mundo, o painel de multitarefa segue sem quaisquer mudanças. Não se sabe se a alteração em território chinês será suficiente para que o imbróglio seja resolvido ou se há mais água para rolar embaixo dessa ponte — o que eu tenho certeza é de que os problemas entre Apple e Qualcomm vão muito além de um simples elemento de interface, portanto certamente muitos capítulos ainda surgirão aqui.

Posts relacionados

Comentários