O melhor pedaço da Maçã.

Novo orkut? Criador da antiga rede social aposta em uma nova, a hello!

Ter uma grande ideia é “fácil”, difícil mesmo é investir nela para que tudo saia do papel; ver sua criação fazer um baita sucesso, afundar/morrer e depois arriscar novamente em outra é ainda mais difícil. Isso, porém, não é problema para grandes nomes da área digital. Desta vez estou falando do engenheiro turco Orkut Büyükkökten, que trabalhava para o Google e criou o Orkut (sim, aquela rede social dominada por brasileiros que foi desativada em setembro de 2014 em prol do Google+).

Publicidade

A rede era repleta de comunidades (que muitas vezes serviam para darmos indiretas às pessoas), textos — que apareciam na sua timeline sem nenhuma aprovação — cheios de GIFs e serviu para reatar diversas amizades (mesmo que virtualmente). E não é que o Orkut (a pessoa, não a rede) está de volta? Conheçam a hello, que estreou hoje no Brasil1Alguns textos ainda estão mal traduzidos, mas, levando em consideração que o app acabou de ser lançado, até que está legal..


Desculpe, app não encontrado.

Trata-se de um app de nome simples, algo que falamos todos os dias nos mais variados idiomas (essa é a proposta). O app, de certa forma, resgata o conceito das comunidades do Orkut: reunir pessoas com mesmo interesse. Agora jogue uma pitada de Instagram (visual, navegação…) e você tem a hello.

Publicidade

Ao entrar na rede social, você responde uma série de perguntas que ajudarão a direcionar o conteúdo predominante da sua timeline. Eu escolhi temas relacionados a esportes (como corrida e exercícios em geral — academia), gadgets, conteúdo nerd, amantes de café e viagens. Como ainda não tinha amigos para adicionar — a rede não estava disponível no Brasil, ainda —, minha linha do tempo ficou recheada de fotos relacionadas a esses cinco temas.

Vale dizer que eu consegui entrar antes na hello pois tenho um número de telefone nos EUA — ela pede um código de confirmação que é enviado para o seu número, e na lista o Brasil ainda não estava incluído.

hello, nova rede social

Uma coisa interessante e que deve estimular muitas pessoas a utilizar a rede social é o conceito de gameficação do aplicativo, no qual você ganha pontos e sobe no ranking ao curtir fotos, comentar, adicionar amigos, etc. Você já visualiza a pontuação subindo a cada ação que faz.

Como disse, a hello tem uma “pegada” de Instagram, mas também tem uma leve pitada de Snapchat na hora de publicar uma foto — você pode colocar um texto no meio da imagem, brincar com filtros, etc.

hello, nova rede social

Ainda não é possível publicar vídeos na rede, mas creio que isso seja apenas uma questão de tempo. Uma coisa interessante para que a sua foto tenha relevância é adicionar a que “grupo” ela pertence na hora da publicação. Aqueles grupos que você escolheu no começo aparecem em destaque, mas se a imagem não se enquadrar em nenhum deles você pode ir na lista geral e escolher algum (por exemplo, amante de festa, amante de selfie, entre outras diversas opções).

hello, nova rede social

A parte para convidar amigos ainda não está integrada a outras redes sociais e nem sei se conseguirão fazer isso — depende mais da vontade de Facebook, Instagram, Twitter e outras. Isso não impede de você enviar convites da hello para os seus contatos armazenados no celular, convidar alguém por email ou buscar diretamente pelo nome da pessoa.

Publicidade

E não é que tem um tipo de “horóscopo” no meio da rede social? Não sei ao certo no que o Sr. Orkut acredita, mas respondendo a 60 questões você ganha um badge que estará ligado ao seu perfil. Eu, por exemplo, virei “Elementalista”.

hello, nova rede social

E aí, vai embarcar em mais esta rede social? Qual o seu “signo” hello?

Notas de rodapé

  • 1
    Alguns textos ainda estão mal traduzidos, mas, levando em consideração que o app acabou de ser lançado, até que está legal.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Transistor, Super Arc Light, Be Focused Pro e mais!

Próx. Post

Comando de Operações Especiais dos EUA pretende trocar aparelhos Android por iPhones

Posts Relacionados