O melhor pedaço da Maçã.
Podcasts

Apple poderá adotar nova métrica para analisar hábitos de ouvintes de podcasts

Desde o ano passado, certos hábitos de ouvintes de podcasts da plataforma da Apple são analisados pela companhia. E isso poderá aumentar caso a Maçã decida adotar o sistema Remote Audio Data (RAD), lançado no começo deste mês pela National Public Radio (NPR) (instituição americana que gerencia mais de 900 emissoras de rádio), como divulgou o The Verge.

Publicidade

Mais especificamente, o RAD visa oferecer novos tipos de dados de análise de podcasts para anunciantes e criadores desses programas; além da pesquisa de conteúdo, a métrica também fornece dados (valiosos) acerca do alcance dos anúncios incorporados, os quais a NPR e muitos outros podcasters usam como fonte de receita.

As vendas de anúncios são calculadas, geralmente, por números de downloads brutos, o que fornece dados granulares sobre o hábito do ouvinte (ou seja, se ele baixa o programa mas não o escuta por inteiro, se pula anúncios, etc.). Isso contrasta com as técnicas de análise e compartilhamento de dados defendidos pelo Facebook e pelo Google.

A possível solução da NPR, o RAD, exige que os podcasters codifiquem tags específicas em seus episódios que possam detectar quando os ouvintes atingiram um determinado ponto em um programa, como um segmento de anunciante. Essas informações são enviadas de volta ao criador do podcast, informando se determinados anúncios foram realmente alcançados.

O RAD, portanto, esclarecerá essas informações e possibilitará que criadores de conteúdo e anunciantes definam um valor “justo” pelo alcance e pela popularidade do programa. Contudo, o sucesso desse sistema depende em grande parte da Apple, que mantém a maior plataforma de podcast do mundo, seguido pelo Spotify.

Publicidade

Isso significa que se a NPR quer que o novo padrão ganhe força, ela precisará do aval da Apple. Como dissemos, a Apple conta uma ferramenta (em desenvolvimento) de análise de podcasts para mostrar dados adicionais sobre o hábito de escuta dos usuários, mas como o restante da política da Maçã, ela é focada na privacidade e não adota nenhuma medida incluída no RAD.

A NPR afirmou que o RAD “não fornece dados pessoais identificáveis para podcasters ou anunciantes”, mas obviamente ainda há preocupações com a privacidade dos usuários. Por ora, a Apple não comentou oficialmente a possível adoção do sistema, mas a NPR disse ao The Verge que funcionários da companhia “ofereceram seu feedback” sobre a métrica — qual “feedback” a Maçã forneceu, no entanto, não foi divulgado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Artista que dá voz ao Waze processa Apple por usá-la na Siri

Próx. Post

Única operadora brasileira que suportava o Visual Voicemail desiste do recurso

Posts Relacionados