Enquanto serviços de streaming tradicionais apostam suas fichas em planos com propagandas, plataformas que sempre tiveram anúncios como principal fonte de receita estão tomando o caminho inverso e investindo em planos nos quais os usuários ficam livres de publicidade. Agora, é o TikTok que está cogitando adotar esse modelo de negócio.
Ao TechCrunch, a empresa chinesa confirmou que está testando um plano sem anúncios em um mercado único de língua inglesa fora dos Estados Unidos. A confirmação veio após a divulgação de uma matéria do Android Authority a qual apontou a possibilidade da chegada dessa nova modalidade à terra do Tio Sam — algo que foi negado pela rede social chinesa.
Segundo captura de tela publicada pelo blog, o TikTok está testando a cobrança de US$5 mensais pelo novo plano, mas o corte de anúncios deverá se restringir apenas àqueles que são veiculados pela própria rede social. Isso significa que usuários que porventura assinarem o plano poderão continuar se deparando com campanhas de marketing feitas pelos próprios influenciadores.
Obviamente, os testes servirão para que o TikTok entenda se o modelo de assinaturas é viável e se ele pode, até certo ponto, substituir a receita obtida pela rede social com os anúncios. Foi uma estratégia já adotada com sucesso pelo Google para o YouTube (com o YouTube Premium), mas o valor mensal cobrado pela plataforma americana é bem maior.