O melhor pedaço da Maçã.

Render mostra como poderá ser um “iPhone XI” com três câmeras traseiras

Render do "iPhone XI"

Depois de uma avalanche de lançamentos de smartphones com duas, o mercado está agora conhecendo alguns modelos com três ou até mesmo mais câmeras. E rumores sobre um possível iPhone com três câmeras traseiras não são de agora — antes dos lançamentos de 2018, havia um rumor de que o iPhone X Max poderia vir equipado com três câmeras.

Publicidade

Se essas notícias já circulavam em 2018, é claro que em 2019 elas virão com mais força ainda. E já começaram: como noticiou o Digit, o sempre bem informado @OnLeaks acredita que a Apple lançará três aparelhos em 2019, sendo pelo menos um deles com as tais três câmeras traseiras.

Render do "iPhone XI"

Não me perguntem por que a disposição dessas três câmeras seria assim, nesse formato um tanto inusitado (quem sabe por questões envolvendo espaço interno, esse modulo dedicado a elas e a presença da tecnologia 3D ToF1Time of flight, ou tempo de voo; uma referência ao tempo que a luz leva para refletir um objeto para criar um mapa 3D. de longa distância — mas a verdade é que, por enquanto, ninguém tem como afirmar).

De acordo com @OnLeaks, os iPhones estão na fase chamada EVT (engineering validation test, ou teste de validação de engenharia) e, é claro, mudanças no projeto ainda poderão acontecer.

Publicidade

Como o render acima não dá uma noção exata do tamanho do aparelho, não temos como cravar se apenas o modelo Max viria equipado assim ou se o modelo “normal” (de 5,8″) também receberia tal novidade no hardware. Essa terceira câmera seria dedicada a reconhecer de forma mais rápida um objeto a fim de criar modelos 3D, podendo executar tal tarefa até mesmo no escuro (lançando pulsos de laser no objeto e medindo o tempo que o laser leva para retornar ao sensor) — e tendo um bom impacto nas tecnologias de realidade aumentada e virtual.

Tirando essa parte da câmera, o aparelho em si seria bem similar aos atuais. Segundo o perfil @UniverseIce do Twitter, apenas em 2020 a Apple abandonaria o notch em prol de um pequeno ponto/furo no display (quem sabe similar aos aparelhos que estão pipocando por aí agora, como o Galaxy A8s) — o mesmo perfil “confirmou” que esses novos renders são “verdadeiros”.

O fato de os aparelhos virem com três câmeras não seria nenhuma surpresa; o que me surpreenderia seria ela não ter absolutamente nenhuma relação a possíveis melhorias na captura de imagens em si. Ok, pode ser que essa nova câmera 3D ajude bastante no Modo Retrato ou algo similar, mas o fato é que temos hoje um belo Modo Retrato até mesmo no iPhone XR, que conta apenas com uma câmera.

No meu ponto de vista, a Apple está deixando a desejar em fotos noturnas, com baixa luminosidade. E, aparentemente, ela não pensa em colocar uma terceira câmera para ajudar nessa tarefa, como a Huawei fez no P20 Pro ao colocar um sensor monocromático.

Publicidade

YouTube video

Mas o fato é que ainda estamos bem longe do lançamento dos iPhones de 2019 e, até lá, muitas águas ainda vão rolar debaixo dessa ponte chamada “Rumores”.


iPhone XS em pé

iPhone XS e XS Max

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 6.569,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 608,25
Cores: cinza espacial, prateada e dourada
Capacidades: 64GB, 256GB ou 512GB
Lançamento: setembro de 2018

Botão - Comprar agora

Notas de rodapé

  • 1
    Time of flight, ou tempo de voo; uma referência ao tempo que a luz leva para refletir um objeto para criar um mapa 3D.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

CES 2019: Withings lança relógio com ECG e monitor de pressão arterial inteligente

Próx. Post

LG também oferecerá AirPlay em suas novas TVs

Posts Relacionados