O melhor pedaço da Maçã.

P&G colaborou com ferramenta para coletar dados no iOS 14

Outras empresas como Deloitte, PWC e Nielsen também teriam testado a ferramenta chinesa
Jonathan Weiss / Shutterstock.com
Procter & Gamble

Já falamos à exaustão sobre os novos recursos de privacidade do iOS 14, as consequências profundas trazidas por eles para o mundo dos anúncios digitais e as inevitáveis tentativas da indústria de evitá-los — como uma ferramenta chinesa, batizada de CAID, pensada justamente para que anunciantes continuem coletando dados dos usuários sem permissão no iOS.

Publicidade

A Apple já afirmou que não aceitará a ferramenta, mas pelo visto ela chamou atenção do mundo dos anúncios digitais: de acordo com o Wall Street Journal, a Procter & Gamble — uma das maiores empresas do mundo, e também uma das mais que investe em anúncios ao redor do planeta — esteve entre as companhias que testou o CAID para explorar possíveis formas de continuar coletando informações dos usuários no iOS.

A reportagem afirma que a P&G trabalhou com a Associação de Publicidade da China (CAA), órgão estatal que teria desenvolvido o CAID. Nós já sabíamos que algumas gigantes chinesas — como a Tencent, a ByteDance (dona do TikTok) e o Baidu — tinham feito testes com a ferramenta, mas essa é a primeira notícia de uma empresa ocidental envolvida com o CAID. Outras empresas citadas na reportagem incluem a Deloitte, a PWC e a Nielsen.

A P&G, para quem não está associando o nome à coisa, é uma das multinacionais mais poderosas do planeta, dona de marcas como Gillette, Oral-B, Pringles, Braun, Pantene, Pampers, Always, Ariel e Tampax. Ela é, também, uma das maiores anunciantes do mundo, com uma base de dados com identificadores individuais para mais de 1,5 milhão de clientes ao redor do planeta.

Publicidade

Em nota enviada ao WSJ, a gigante confirmou estar trabalhando com a CAA “para desenvolver formas de oferecer conteúdo útil aos consumidores de uma maneira que priorize a privacidade de dados, a transparência e o consentimento”.

Obviamente, teremos de esperar os próximos meses para sabermos se as iniciativas terão algum resultado — a própria Apple já afirmou que não permitirá a ação do CAID no seu sistema operacional (ao menos não na sua roupagem atual, que não pede permissão dos usuários para coletar seus dados). Em nota ao WSJ, a empresa afirmou o seguinte:

As diretrizes da App Store valem igualmente para todos os desenvolvedores ao redor do mundo, incluindo a Apple. Nós acreditamos fortemente que os usuários devem ter sua permissão solicitada antes de serem rastreados. Aplicativos que sejam pegos desrespeitando essa escolha serão rejeitados.

Acompanhemos, portanto.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple pagará US$3,4 milhões a chilenos por obsolescência programada de iPhones

Próx. Post

Promoções na App Store: Office Story, Kick Ass Commandos, Color Folder Master e mais!

Posts Relacionados