WhatsApp permitirá proteger conversas com Touch/Face ID

Taí uma coisa que eu até hoje não sei por que o WhatsApp Messenger ainda não implementou: proteção das conversas por Touch/Face ID. A proteção biométrica para as conversas sem dúvida era algo bastante desejado por muitos usuários e, agora, na versão 2.19.20 (que ainda está em fase de teses), tal recurso foi implementado!

Eu faço parte do programa de testes do WhatsApp mas, curiosamente, a versão disponível para mim no TestFlight (plataforma de distribuição de aplicativos em fase de testes da Apple) ainda é a 2.19.11; o leitor Cadu Fernandes, contudo, recebeu a nova versão e compartilhou algumas imagens do recurso funcionando:

Quando ele for liberado para todos, basta ir em Ajustes » Conta » Privacidade » Face ID e ativar a opção, escolhendo ainda se você quer que o recurso entre em funcionamento de forma imediata, após um minuto, cinco minutos ou um hora.

Quem utiliza o Telegram deve saber que o mensageiro também conta com tal recurso há algum tempo; todavia, o funcionamento dele é um pouco diferente já que não existe a opção “Imediatamente”, por exemplo.

Vale lembrar também que o iOS 12 melhorou bastante a privacidade das notificações ao permitir que elas não mostrem o conteúdo da mensagem em si, conforme falamos nesse artigo/no vídeo acima. 😉


Ícone do app WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com iPhones
Versão 2.19.71 (155.7 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Posts relacionados

Comentários

25 comments

  1. Eu também tenho uma raiva disso. O fotos também deveria solicitar quando acessa o álbum “fotos ocultas”

  2. Lógico que faz sentido. Não podes achar que algo não faz sentido, utilizando como parâmetro tão somente o teu modo de usar. Por ex: um pai ou mãe que deixa seus filhos brincarem no seu celular mas não querem dar acesso a apps importantes, que tenham conteúdo que não possa ser apagado por uma criança ou sigiloso para um adolescente…
    Outro exemplo: uso profissional ou corporativo do aparelho, onde mais de uma pessoa utiliza, mas somente uma pode acessar as mensagens.
    Mais um exemplo: uma simples roda de amigos onde tu entrega teu celular na mão de uma pessoa e não quer que acesse tuas msgs…
    Existe uma infinidade de razões para tal conteúdo ser protegido, que se eu for elencar, escrevo um tratado aqui.
    Viu só como tem inúmeras situações em que faz sentido? Lógico que pra ti não faz, pelo teu uso; no meu celular pessoal também não faz sentido mais essa camada de proteção, pois penso como tu, tem o bloqueio geral de todo o SO, mas no meu aparelho corporativo faz todo o sentido.

  3. Não é bem assim. O IPhone do Marcus Mendes do Loop Matinal foi tomado dele na rua por um cara que passou numa bicicleta. O celular estava destravado e o ladrão teve acesso aos apps sem proteção. Se o WhatsApp tivesse proteção esse problema seria evitado.
    Há também o caso de uma pessoa que passa o celular para outra pessoa escolher músicas ou ver um vídeo. Inadvertidamente a outra pessoa pode xeretar em locais onde não foi autorizado olhar.

  4. Mais fácil o Facebook sumir de vez da face da terra com todos esses apps do q eles ouvirem feedback e fazerem algo decente.
    Ou vai me falar q Stories é um P]^%# dum recurso e todo mundo usa incessantemente? (Pior é q usam :/ )

  5. Cara se alguém pega meu celular emprestado e abre o Whats ou fotos já arruma problema, quer olhar Whats e fotos pra que? Celular emprestado é pra ligação ou calculadora por exemplo e só.

  6. Lamentável você ter que manter o celular conectado para usar via Web (seria muito óbvio louvarmos o Telegram por isso), parece app de fundo de quintal que não tem dinheiro para evoluir.

  7. Só espero que seja feito certinho. Uso um app de FTP que se chama FTPOnTheGo, ele tem proteção pelo Face ID, no último final de semana meu iPhone molhou e deu pau no Face ID desabilitando o mesmo, quando tentei usar o app simplesmente não tinha como, ele não me dá uma opção de senha, como o 1Password, por exemplo.

  8. Me surpreendo como o Whatsapp pode ser tão lento para implementar coisas simples que todo mundo pede, agora para implementar umas besteiras como responder direto no grupo fazem rápido.

  9. Ta aí uma implementação que já deveria ter acontecido, agora me respondem uma pergunta equipe da MacMagazine. Por que até hoje a empresa nunca fez uma simples função de “editar” as mensagens no WhatsApp?

  10. Como eu queria que: 1) todo mundo adotasse o telegram ou 2) a Apple abrisse os direitos do iMessage como o Jobs prometeu e todo mundo usasse o iMessage…

  11. o q eu queria no whatsapp é q ele se tornasse “cloud-based” (vc loga, em qq aparelho, e suas msgs estão todas lá como o telegram, facebook messenger etc..) e dark mode

    o resto, pode dar pirueta, bom dia, chamar táxi… não tô nem aí… vou continuar desejando q esse app suma da face da terra (seja substuido pelo facebook messenger do próprio facebook)

  12. Acabei de atualizar o meu também no beta teste e recebi essa opção. Eu queria era mesmo o modo noturno no WhatsApp e não faceID 🙁

  13. Pois é, pra mim um recurso inútil. Se alguem mexer no meu celular será porque tem a senha ou tem o face-id cadastrado.

  14. Mas veja só, se precisa de faceID pra desbloquear o telefone, como diabos alguém “indesejado” chegaria até o WhatsApp? Não faz sentido algum. Essa proteção já existe desde sempre, apenas não era embutida no APP, estava no SO

  15. Tava passando da hora deles lançarem esse recurso , da uma agonia quando alguém pede o celular da gente emprestado e já vai direto pras conversas do whatsapp

  16. Vale a pena comentar que na questão do Telegram, eu dei à ideia em meados de 2015 e ajudei a inplementar o recurso (tenho emails que comprovam rs). Não existe a opção de imediatamente porque a ideia era otimizar o acesso aos chats e garantir a privacidade. Pra evitar que a pessoa bloqueie o app e receba uma msge tenha que desbloquear toda vez. Há quem não ligue pra isso, mas a ideia era ser ágil, por isso o minimo é 1 minuto sem abrir o app pra bloquear, demos a opção do usuário bloquear na hora que quiser com o cadeado ao lado da palavra “chats” no topo do app. Assim que tocar nele, ele já bloqueia e pede face/touchID para desbloquear. A ideia é dar opções pro usuario, quando mais personalizável, mais único será

  17. Na verdade o sistema de fotos ocultas ainda precisa de melhorias. Além do que você citou, senha/touch id/face id, o funcionamento interno também precisa melhorar em si. Ex: quando a gente oculta uma foto no iOS 12, caso ela esteja em um álbum (sem ser o automatizado) a foto já não aparece mais ali. E claro que faz sentido. Mas falo em poder criar albuns com essa proteção, para quem gosta de organizar as coisas. Já que acessar fotos por aqueles “marcadores” automatizados, é lidar com uma bela desorganização.

Deixe uma resposta