O melhor pedaço da Maçã.

MacMagazineTV: trocando a RAM de um MacBook Pro unibody de 17 polegadas

MacBook Pro com 8GB de RAM

Minha regra ao comprar um Mac novo é simples: escolho sempre a melhor configuração possível pela qual puder pagar na ocasião, mas depois de 1-2 anos dou um novo gás para a máquina com a adição de memória extra. Fiz isso com um Mac mini e com meu MacBook Pro anterior, ambos em 2008.

Publicidade

E cá estou eu, no finalzinho de 2010, para repetir o feito. Desta vez, com meu MacBook Pro unibody, que adquiri no meio do ano passado. Ele veio de fábrica com 4GB de RAM, mas há muito tempo isso não estava mais sendo suficiente para mim. Ontem, dobrei a capacidade para 8GB com dois pentes de 4GB da Crucial que um amigo trouxe dos Estados Unidos. A diferença em performance é notável! 🙂

MacBook Pro com 8GB de RAM

O processo é considerado “fácil”, mas devido à estrutura única desses novos laptops da Apple, não é tão simples quanto já foi. Para certificar-me de não fazer nada de errado, segui este guia da iFixit — cujas fotos inclusive ilustram o nosso tutorial.

Publicidade

O primeiro passo é retirar os dez parafusos da parte inferior do MacBook Pro. São três Phillips de 13,5mm (vermelhos) e sete Phillips de 3mm (laranjas):

Parafusos do MacBook Pro

Depois, retira-se a case inferior e, opcionalmente, pode-se desligar a bateria. Trata-se de um passo recomendável, para evitar curtos-circuitos.

Publicidade

A memória é fácil de identificar: fica bem no centro da máquina, na cor verde. Para retirar os pentes existentes, basta afastar as abas laterais: eles se inclinam para fora e aí é só os puxar com os dedos, pelas pequenas entradinhas nos lados.

Trocando a RAM do MacBook Pro

Feito isso, é só realizar todo o processo de novo, só que de trás pra frente. 😉

Publicidade

Assistam ao nosso vídeo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pZ1Ik3bxm6o[/youtube]

O guia é válido para todos os modelos A1297 de MacBooks Pro unibody de 17 polegadas — com processadores Intel Core 2 Duo de 2,66GHz, 2,8GHz, 2,93GHz ou 3,06GHz.

Espero que vocês tenham gostado! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Strobe, startup focada em web apps em HTML5, conquista investimento de US$2,5 milhões

Próx. Post

Realmac Software aprimora RapidWeaver em sua versão 5.0, facilitando a criação de websites

Posts Relacionados