HomeKit poderá atuar como um controle remoto normal para Smart TVs

Comentamos aqui recentemente uma prévia do que o HomeKit para TVs seria capaz de fazer, mas agora o desenvolvedor Khaos Tian tem em mãos uma demonstração muito mais reveladora para nós. Ele fez um pequeno “hack” no app Casa (Home) do iOS 12.2 beta (um dos primeiros a trazer suporte aos televisores no HomeKit), simulando uma TV compatível com o protocolo e mostrando o que a integração é capaz de fazer.

Suporte a TVs no app Casa ainda é bem básico… parece que só temos suporte ao liga/desliga e ao input, por ora.

Esse foi o primeiro tweet publicado por Tian, evidenciando as funcionalidades básicas da integração: é possível, além de ligar ou desligar a TV, alternar suas fontes de conteúdo, inclusive renomeando cada entrada para o dispositivo conectado — você pode nomear a entrada HDMI 1 como “Apple TV”, por exemplo.

O desenvolvedor, então, foi além: ele utilizou o proxy de código aberto Homebridge para estabelecer uma conexão entre o HomeKit e sua Smart TV LG rodando webOS. Então, surpresa: o widget de controle remoto (que normalmente é utilizado para controlar a Apple TV) foi capaz de controlar a interface da TV perfeitamente.

Muito legal que a API da LG pode ser mapeada basicamente de igual para igual com o HomeKit.

E dá para trocar o input!

Tian ainda comemorou o fato de que a cena que você criar no HomeKit para assistir a filmes (no caso dele, chamada “Movie Time”) poderá, em breve, ligar sua TV e colocá-la no input correto ao mesmo tempo em que apaga as luzes e faz todos os outros ajustes necessários para você aproveitar a noite de cinema.

Finalmente, o “Movie Time” agora pode ligar a TV e colocá-la na fonte correta!

Muito legal, não? Resta saber, agora, como as fabricantes vão se comportar em relação a isso tudo e quais delas vão trazer suporte ao HomeKit em modelos já existentes — afinal, ninguém vai trocar de TV *apenas* por isso, creio eu.

via AppleInsider

Posts relacionados

Comentários

20 comments

  1. Pode sonhar deitado, ainda mais a LG que já deixou claro que nem a B7P vai ter suporte aos novos recursos, sobre o controle pode até ser que funcione já que é algo via Bluetooth e não tem o porque capar, as TVs da LG que possuem o controle Magic são bluetooth o IR é apenas para função liga/desliga.

  2. Muita coisa tem que ser licenciada, ou seja, pagar para a Apple por exemplo para poder implementar recursos, e ninguém quer fazer isso. Agora finalmente a Apple acordou e viu que ela vai ter que ceder para seus recursos começarem a ser implementados.

  3. Abandonado??? Você não usa? Quem usa bastante, como eu, e acaba sempre ligado nas novidades que são lançadas, sabe que todo mês vários novos produtos compatíveis de tudo quando é marca surge no mercado. Ano passado saiu tem até ar condicionado e torneira para jardim, por exemplo

  4. O homekit é muito popular no exterior, e tem que ir mantendo a compatibilidade com os dispositivos “legados” (velhos). Curioso pensar que a gente troca muito mais de celular do que de lâmpada da sala ou fechadura da porta – embora estes últimos custem muito menos. E não é muito popular no Brasil porque a economia é fechada e regulada demais… é proibido importar determinados itens para casa, como fechaduras por exemplo – pois tem que seguir norma ABNT

  5. Como anda a abertura do Homekit para hobbystas?

    Me lembro que foi comentado isso em alguma keynote de 2017. Seria muito bom ter suporte ao Rapsberry Pi ou Arduino. Se tornaria bem mais barato que comprar os produtos prontos caríssimos.

  6. Homekit é vida! Bom demais. Tenho fechadura, câmera, sensor de qualidade do ar, termômetro, tomada, régua, lâmpadas, fita de led, abajour, interruptores… fui implantando aos poucos de 2014 e agora me dou conta como aos poucos “revoluciona” nossa casa!

  7. Poxa muito legal, HomeKit era algo que estava abandonado e essa abertura para as TVs vão ser uma forma de populariar e mostrar os recursos, uma pena as empresas abandonarem seus produtos e liberarem recursos apenas nas TVs de 2019 pra frente.

  8. legal pra tirar um app de controle remoto do celular, mas teria q ter todas as funcionalidades q o app oficial tem. o da LG, por exemplo é muito bom

  9. Espero que minha smart tv LG de 2013 tenha uma atualização pra isso. Não custa sonhar.
    Sobre o controle da tv, já faço isso há pelo menos 2 anos com meu gadget broadlink de US$ 10 que comprei no Gearbest. Controlo remotamente pelo wifi e 4G não só a TV, mas qualquer aparelho de casa que tenha um controle remoto infravermelho.

  10. Nada que o Homebridge não resolva usando um RapsberryPi. Ele torna o HomeKit praticamente perfeito. Ainda mais usando um broadlink. Com 200 reais vc controla a casa toda.

  11. Já faz tanto tempo que o homekit está no mercado, me pergunto porque está demorando tanto para isso acontecer.

  12. Eu que já uso o Homeki2mqtt que roda sobre o HAP-NodeJS do próprio desenvolvedor que compartilhou as novidades, mal posso esperar para integrar minha tv LG serie J que a LG não dará suporte oficialmente!

Deixe uma resposta