O melhor pedaço da Maçã.

MSWF 2008: visão geral, curiosidades e observações pós-keynote [atualizado]

É, finalmente chegou o tal día, o esperado 15 de janeiro, um dia de muitas novidades, praticamente todas cobertas pela equipe do BLOG:

Publicidade
  • Microsoft Office 2008 foi oficialmente lançado — particularmente, esse não foi coberto pela equipe do BLOG, mas cobrimos agora!
  • AirPort Extreme + disco rígido, tudo em um: é o novo Time Capsule.
  • Atualizaram o firmware do iPhone, para a versão 1.1.3 — e recomeçará a corrida para desbloqueá-lo…
  • Novos programas para o iPod touch, mediante um pagamento de 20 dólares para quem já tenha o aparelho (era realmente necessário isso?), e grátis para quem compre o produto a partir de hoje.
  • Agora é possível alugar filmes na iTunes Store, pagando entre 2,99 e 4,99 dólares, dependendo do formato do filme e se ele é um lançamento ou não.
  • Atualização de software para o Apple TV, permitindo usá-lo sem necessidade de um computador, e abrangendo mais funcionalidades que antes.
  • Inovação com o iTunes Digital Copy, um trabalho conjunto entre Apple e 20th Century Fox para facilitar a distribuição de vídeo em formato digital, na compra de um DVD — ou Blu-ray também.
  • E a vedete do dia, o MacBook Air, que acaba de vez com aquele argumento de clientes que diziam não comprar um notebook da Apple por ser pesado demais… Pois agora ele só pesa 1,3Kg e é o computador mais fino do mundo!

Agora, as curiosidades:

  • Onde está o novo MSN Messenger que sairia com o Microsoft Office 2008? Quem for à página da Mactopia (Microsoft para Mac) e buscar um pouquinho mais, irá encontrar a antiga versão 6.0.3 do comunicador de Richmond. Video-conferência no MSN para Mac, com outros programas ou para um futuro, quem sabe.
  • O Time Capsule pesa o dobro do AirPort Extreme, tem 30 centímetros milímetros mais em cada lado — lembrando que ele tem a forma de um quadrado, olhando em duas dimensões desde a parte superior. Tudo isso para comportar o hardware de rede e de armazenamento em uma única linda peça branca. Pelo visto, um dos últimos resquícios da “Era Branca” da Apple.
  • Ainda no Time Capsule, traz um CD de instalação do protocolo Bonjour para Windows Vista ou XP, de modo que o usuário de PC também possa tirar proveito do produto lançado hoje.
  • Aproximadamente no minuto 30 da apresentação, Steve Jobs assume que a Apple falhou com seu Apple TV. “Não era o que os clientes queriam”, e continua não sendo, totalmente. Os clientes querem gravar seus vídeos no disco do Apple TV, e querem receber televisão digital no aparelho, para poder vê-la em suas telas de alta definição! Tá certo, também querem um cappuccino com chantilly, e porção de pão de queijo.
  • O salto que o rapaz do esqui dá no minuto 41 é de fazer o estômago subir à boca na frente do monitor!
  • Vamos andando para frente e, de repente, nos deparamos com um MacBook Air com disco paralelo? OK, um passo atrás para depois dar dois à frente de novo.
  • Mas onde foi que a Apple escondeu o microfone incorporado dessa vez?
  • O logotipo da Intel que aparece na legenda, na hora da entrada do Paul Otellini, ainda é a antiga, que saiu de linha há quase 2 anos!

E por último, as observações:

Publicidade
  • O trackpad não tem tantas inovações assim no MacBook Air. Pessoal se empolgou com a possibilidade de um MacBook touch ou algo do estilo.
  • Ainda falando do “Air” — já tomando intimidade com o produto — , agora será muito mais fácil exportá-lo de um país a outro! Basta mandar o computador em um envelope, e posteriormente, o resto de acessórios. Certo, não é exatamente o que se pode chamar de idéia…
  • Quase 900 dólares por um disco SSD, de 64GB, e Steve Jobs chama de “little pricy”? Poderia ser mais sincero, não? Eles são caros.
  • A atualização maciça do Apple TV é gratuita, mas instalar cinco programas que qualquer criança no jardim de infância já tem em seu iPod touch, via programinhas “especiais”, e cobrar 20 dólares pelo “upgrade”? Isso é realmente uma grande atualização, concordam? Vai atualizar a lista de exigências dos clientes das revendas Apple, que irão querer seus iPod touch com os 5 programinhas de fábrica, em vez de pagarem 20 dólares por uma caixa já obsoleta do produto, enquanto os donos das lojas preparam seus envios para Cupertino. Steve Jobs vai pagar os 20 dólares de cada iPod touch que ficou nos estoques restantes do Natal, não é? Sempre o tiro no pé, homenagem ao nosso leitor que adora a expressão, e que realmente não lembro o nome agora, porque não vem ao caso.
  • Por enquanto, ainda teremos MacBooks brancos, pretos, em seus antigos preços. Não sabemos até quando, já que a Macworld ainda não acabou, e qualquer lançamento pode vir posteriormente.

Realmente, essa atualização de software para o iPod touch poderia ser gratuita sem qualquer problema. A pessoa já paga uma mini-fortuna por um iPhone sem telefone, ainda que tampouco venha ao caso a comparação, e depois ainda tem que desembolsar um “a mais”, um “do Natal”, para colocar 5 programas que no OS X são quase chamados de widgets.

Bom, no fim das contas, tivemos isso tudo na apresentação desta tarde. O tão esperado “computador ultraleve” da Apple chegou, e em alguns dias usuários felizardos poderão disfrutar de seus novos gadgets. Muita gente ficou com desejo de um One more thing ao final, porém Steve tem razão: passaram apenas 2 semanas, e a quantidade de novidades vindas de Cupertino supera outros anos.

Agora, é esperar pelos rumores das atualizações de primavera, dos lançamentos da WWDC, do evento especial de setembro e provável atualização para o próximo Natal! Eu chuto queda de preços dos MacBooks Pro em abril, Blu-ray em junho, e por enquanto está bom de previsões. Há gente melhor que eu para criar rumores por aí afora.

Atualização (16/01/2008 às 15:58): às vezes escrever textos às 4 da madrugada de um dia difícil e cheio de novidades, dá resultados bem interessantes, como transformar milímetros em centímetros. Se fosse um artigo sobre cirurgias do coração, não quero nem pensar nos resultados… Obrigado pelo aviso, Francisco!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Acessórios para o MacBook Air que você provavelmente precisará

Próx. Post

MWSF 2008: vídeo resumido do lançamento do MacBook Air

Posts Relacionados