O melhor pedaço da Maçã.

Bluetooth 5.1 ganhará recurso de “detecção de localização” preciso

Localização de objetos com o Bluetooth

O Bluetooth é uma tecnologia que, apesar de manter sua principal função ao longo dos anos (transmitir dados a curtas distâncias), continua a adotar e implementar recursos que melhoram ainda mais a comunicação sem fio entre dispositivos.

Publicidade

Agora, o Bluetooth Special Interest Group (SIG) revelou o próximo passo dessa tecnologia, que deverá chegar para milhares de aparelhos na próxima geração do protocolo.

Com o Bluetooth 5.1 (que está agora disponível para desenvolvedores), empresas poderão integrar novos recursos de “detecção de localização” em seus produtos habilitados para a nova versão do padrão. Atualmente, é possível utilizá-lo com serviços baseados na proximidade com outros aparelhos — como o caso do rastreador nativo do Apple Watch e do iPhone, a partir do qual é possível emitir um som caso você tenha perdido um dos dispositivos.

Contudo, o novo protocolo de detecção de localização permitirá saber exatamente o local onde o outro objeto compatível com o Bluetooth 5.1 está — inclusive apontando, no smartphone ou notebook, para a posição desse aparelho naquele local (algo como o GPS1Global positioning system, ou sistema de posicionamento global.).

O recurso de localização de direção permitirá que os dispositivos forneçam informações direcionais, o que significa que o usuário verá não apenas a distância de um objeto, mas também acompanhará a direção do item, facilitando ainda mais a localização de chaves, carteiras ou outros itens pessoais valor.

Esse é um potencial divisor de águas para como os serviços de localização são oferecidos, já que em muitos casos não é possível rastrear o ponto específico de um determinado objeto/dispositivo. Isso permitirá a adoção desse padrão “por ainda mais empresas e para novos usos”, afirmou o analista sênior da ABI Research, Andrew Zignani.

Publicidade

O novo recurso de localização de direção pode ajudar o Bluetooth a atender melhor às necessidades variadas e em evolução da indústria de localização, possibilitando implantações mais flexíveis, escalonáveis e futuras que acelerarão ainda mais a adoção do Bluetooth para serviços de localização nos mercados existentes, novas aplicações e casos de uso.

Com o lançamento do Bluetooth 5.0 em 2016, várias melhorias foram introduzidas ao padrão, incluindo transferências de dados mais rápidas e um alcance ainda maior. Além disso, a atualização permitiu que os fones de ouvido sem fio pudessem se comunicar com outros aparelhos a partir do Bluetooth Low Energy (BLE), que conserva mais energia e, por consequência, preserva a duração da bateria.

Veremos como as empresas adotarão o novo recurso na próxima atualização do Bluetooth; pessoalmente, espero por ainda mais eficácia nos sistemas e alertas por localização.

via VentureBeat

Notas de rodapé

  • 1
    Global positioning system, ou sistema de posicionamento global.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple desativa FaceTime em grupo temporariamente após bug grave

Próx. Post

Apple informa sobre escassez de peças para reparo de Watches antigos

Posts Relacionados