O melhor pedaço da Maçã.

NVIDIA apresenta GeForce 9-Series mGPU para desktops Intel

Depois de apresentar as novas GPUs 9400M e 9600M GT nos novos MacBooks e também para outros fabricantes, a NVIDIA revelou ontem a nova GeForce 9-Series mGPU, com dois novos modelos de GPUs integradas para desktops.

Publicidade

As novas GeForce 9300 e 9400 mGPU suportam apenas processadores Intel — tanto os mais recentes chips Core 2 Duo, quanto os menos potentes Celeron D e Pentium D.

Segundo press release da NVIDIA, a equipe de engenharia da companhia foi desafiada a produzir uma GPU integrada com o mesmo poder de uma dedicada, apresentando menor consumo e ainda com metade das soluções integradas anteriores.

Assim como os chips gráficos integrados dos novos MacBooks, elas possuem 16 núcleos gráficos paralelos, suportam a tecnologia CUDA da NVIDIA e possuem melhor desempenho na decodificação de vídeos em HD, sendo que esse tipo de tarefa, assim como nos novos portáteis da Apple, pode ser acelerada pelo próprio chip gráfico, e não pela CPU.

A NVIDIA anunciou que eles oferecem performance muito maior do que a maioria dos concorrentes, com um consumo de energia e memória muito menor. Em testes realizados contra uma Intel GMA 4500, ela se mostrou cinco vezes mais rápida.

Publicidade

Algumas fabricantes de placas-mãe já anunciaram modelos compatíveis com as novas GeForce integradas ainda este mês. Até o momento, não foi comentado se a Apple utilizará estas novas GPUs em futuros produtos, mas há chance delas serem usadas na atualização dos iMacs, em lugar dos atuais chips gráficos da ATI/AMD.

Confira um vídeo de lançamento da GeForce 9-Series mGPU:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XFdqtwsKo9E[/youtube]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Abaixo-assinado online pede a volta da interface FireWire aos MacBooks

Próx. Post

Google libera todo o código do Android

Posts Relacionados