O melhor pedaço da Maçã.

Jony Ive fala sobre Steve Jobs, inovação e futuro em perfil do WSJ

Wall Street Journal
Jony Ive para o The Wall Street Journal

O ex-chefe de design da Apple, Jony Ive, foi um dos homenageados pelo The Wall Street Journal em inovação por seu trabalho e legado em design. Ele receberá o prêmio em uma cerimônia que acontecerá hoje, apresentada por Laurene Powell Jobs, viúva do cofundador da Maçã, Steve Jobs.

Publicidade

Em um perfil publicado pela revista, o ex-executivo da Apple comentou diversas passagens da sua carreira, incluindo o passado na empresa, a importância da inovação e o futuro.

Sobre o trabalho na Maçã, Ive relembrou a passagem de quando Jobs retornou à empresa, após seu período na NeXT, e achou que o ex-CEO fosse demiti-lo.

Ive, então com 30 anos, supôs que Jobs contrataria um designer mais renomado para substituí-lo, mas algo inesperado aconteceu em seu primeiro encontro. “Cliquei com Steve de uma maneira que nunca tinha feito com alguém e que nunca mais consegui desde então.”

Sobre seu propósito, principalmente na área da inovação e do design, Ive destacou:

Adoro fazer coisas que são profundamente úteis. Sou um artesão muito prático. Eu acho que as pessoas pensam em design como a aparência de algo. Mas essa é uma definição superficial — é como algo funciona.

Ele também falou sobre a importância da linguagem e da criatividade, a desvantagem da disrupção e a curiosidade:

Publicidade

O sucesso é inimigo da curiosidade. Fico apavorado e enojado quando as pessoas estão absolutamente sem curiosidade. Está na raiz de tanta disfunção social e conflito. Parte do motivo de eu ficar tão furioso quando as pessoas descartam a criatividade é que [quando] é uma atividade praticada em sua forma mais nobre e colaborativa, isso significa um monte de gente que se une de forma empática e altruísta. O que percebi é que o processo de criação com grandes grupos de pessoas é realmente difícil e também incrivelmente poderoso.

Sobre o futuro, Ive disse que sua maior contribuição está hoje em conjurar as ideias que a equipe de designers gráficos, arquitetos e engenheiros da LoveFrom, sua agência aberta 2019, apresentam para suas colaborações com empresas como Airbnb, Ferrari, entre outros.

A entrevista completa pode ser conferida no The Wall Street Journal.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

DXOMARK faz testes de áudio e bateria no iPhone 14 Plus; bateria do 14 Pro também é avaliada

Próx. Post

Apple Glasgow é a primeira loja britânica a se sindicalizar

Posts Relacionados