O melhor pedaço da Maçã.

Dropbox Passwords sai da fase de convites; Dropbox Vault protege ainda mais seus documentos

E mais uma leva de novidades

No início do mês, falamos aqui sobre a liberação (ainda em fase de convites) do Dropbox Passwords, um gerenciador de senhas da empresa de armazenamento na nuvem. Pois hoje a Dropbox anunciou oficialmente o serviço — junto a um bocado de outras novidades.

Publicidade

Vamos dar uma olhada?

Dropbox Passwords

Vocês já conhecem os detalhes do gerenciador de senhas da Dropbox: trata-se de um serviço que armazena suas palavras-passe na sua conta da plataforma, e as protege por meio de um método conhecido como criptografia de conhecimento-zero.

Com a técnica, você autentica sua identidade realizando algumas operações matemáticas com o seu código de acesso, permitindo que o servidor confirme que é você sem saber o código em si. Desta forma, caso haja alguma invasão aos servidores da Drobpox, os malfeitores não poderão ter acesso às suas senhas.

Publicidade

O Dropbox Passwords tem todos os recursos tradicionais dos gerenciadores de senhas, como auto-preenchimento e sugestão de palavras-passe mais fortes. Ele está disponível, ainda em versão beta, para usuários do Dropbox Plus — e funciona em dispositivos macOS, iOS, Windows e Android.

Dropbox Vault

A segunda novidade do dia é o Dropbox Vault, um cofre para você guardar documentos e arquivos importantes em uma camada extra de segurança, protegida por um código de acesso único.

A ideia é que você coloque no cofre documentos como cartões de seguro, passaportes, escrituras, certidões e outros elementos aos quais você precise ter fácil acesso para qualquer eventualidade. No Dropbox Vault, é possível designar contatos confiáveis (como seu/sua cônjuge, um membro da família ou amigo) que poderão acessar esses documentos caso você tenha algum problema.

Publicidade

O Dropbox Vault ainda está em fase beta, liberado para alguns usuários dos planos Plus da plataforma.

Backup de pastas

Outra novidade sobre a qual já tínhamos falado aqui, e que agora está sendo liberada para o público geral, é a sincronização de pastas do seu computador na plataforma. Com isso, o backup não fica limitado a uma pasta “Dropbox” — no Mac, por exemplo, você pode sincronizar a sua Mesa e/ou as pastas Documentos e Downloads.

O recurso é semelhante a algo que o iCloud Drive já oferece há anos, mas está chegando pela primeira vez a um serviço de backup de terceiros. Ele é acessível por usuários de todos os planos da Dropbox, inclusive o Basic (gratuito) — mas tudo depende da quantidade de armazenamento disponível na sua conta, claro.

Dropbox Family

A empresa também anunciou, após anos de pedidos, o seu primeiro plano familiar. O Dropbox Family permite que até seis pessoas dividam 2TB de armazenamento dentro de um mesmo plano, com pagamento centralizado.

O espaço inclui uma área compartilhada, onde os familiares podem depositar fotos, vídeos e arquivos/documentos importantes, e áreas privativas, onde cada membro da família tem acesso separado aos seus arquivos pessoais.

Publicidade

O novo plano está sendo divulgado agora para alguns membros do Dropbox Plus, e será lançado oficialmente até o fim do ano — ainda não há preços divulgados, entretanto.

Outras novidades

A empresa anunciou ainda um Centro de Aplicativos, uma página dentro da sua conta onde você pode administrar apps de parceiros como Google, Slack e Zoom. Por fim, a parceria da empresa com a HelloSign foi melhorada, permitindo que usuários assinem documentos digitalmente com mais facilidade e sem deixar a plataforma.

E aí, o que acharam?

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: MM Entrevista com Bia Kunze

Próx. Post

Alemanha lança app integrado à API de combate ao Coronavírus; mais lojas da Apple reabrem nos EUA e no Canadá

Posts Relacionados