Apple faz a limpa no Shazam, removendo redes de anúncios e rastreadores de análise do app

Após adquirir o serviço de reconhecimento de músicas Shazam pela bagatela de US$400 milhões no fim de 2017, a Apple começou a alinhar o serviço a sua (restrita) política de privacidade, assim como outros apps da companhia.

No fim do ano passado, por exemplo, a Maçã removeu os anúncios de ambas as versões do app (Shazam e Shazam Encore).

Recentemente, a Apple lançou uma atualização para o app Shazam que, segundo as notas de liberação, indicava apenas “correções de bugs e melhorias de desempenho”. Contudo, a empresa fez mais do que pequenos ajustes: a atualização também removeu quase todos os SDKs1 de terceiros que o serviço estava usando, de acordo com uma análise publicada pela AppFigures.

Os SDKs removidos incluem redes de anúncios, rastreadores de uso e até mesmo utilitários de código aberto. Mas por que a empresa decidiu remover todos esses conteúdos de uma só vez? Simples, porque eles repassam dados de usuários para servidores de terceiros, o que certamente não é a praia da Apple.

Entre as empresas afetadas pela atualização da Apple estão: AdMob, Bolts, DoubleClick, Facebook Ads, Facebook Analytics, Facebook Login, Inmobi, IAS, Moat e Mopub. Como dissemos, nem todos os conteúdos de terceiros foram removidos; no iOS, apenas o SDK do HockeyApp, da Microsoft (basicamente uma versão do TestFlight da gigante de Redmond), permanece ativa — mas provavelmente não por muito tempo.

Já no sistema Android, ainda que a Maçã tenha removido diversos conteúdos de terceiros do app Shazam, vários outros continuam ativos (incluindo alguns que foram removidos no iOS). No entanto, o SDK da Microsoft foi removido da versão da Shazam para Android há mais de um ano.


Ícone do app Shazam

Shazam

de Shazam Entertainment Ltd.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 12.19 (77.7 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR


Ícone do app Shazam Encore

Shazam Encore

de Shazam Entertainment Ltd.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 12.19 (77.7 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

R$ 10,90

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

via MacRumors

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

14 comments

  1. Usar a Siri demora muito. O tempo que ela leva para ouvir o comando + processar a voz parece uma eternidade. Prefiro usar o widget na central mesmo

  2. Ta falando dos dois Shazams? Bom, até onde sei o Encore é uma versão paga e sem anúncios. Mas como agora ambos não têm mais anúncios, acho que ele se tornou inútil. Provavelmente o Encore vai morrer

  3. Meu uso do Shazam é pra adicionar músicas pra playlist automática do Apple Music. Toda vez que toma uma música que gosto no rádio do carro, ou toca uma música em algum filme ou serie, aciono e a música vai direto pra essa lista.

  4. Que coisa… preocupam com isso, mas proteger o iOS e o MacOS de bugs de privacidade não fazem… melhor, reduzem a capacidade do dispositivo pra fazer vc comprar outro.

  5. Na verdade não precisa nem do app ! Só perguntar pra Siri, ela já usa o Shazam para essa função !

Deixe uma resposta