O melhor pedaço da Maçã.
Chip de 7 nanômetros

Apple deverá usar chip de 5 nanômetros em iPhones e iPads de 2020

Enquanto a Intel continua batendo cabeça para introduzir seus processadores de 10 nanômetros, a Apple continua escorregando como um quiabo pela trilha da miniaturização com suas fornecedoras. A empresa foi a primeira a apresentar produtos de massa com processadores de 7nm (o A12 e o A12X Bionic) e, no ano que vem, deverá dar o próximo passo nessa corrida, com chips de 5 nanômetros.

Publicidade

Ao menos é o que afirmou o DigiTimes — que, como sabemos, não é exatamente a fonte mais confiável para informações especificamente sobre produtos e segredos da Apple — mas tem um histórico bem aceitável com as fornecedoras da Maçã e a cadeia de produção da empresa na China. O jornal conversou com fontes da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, parceira da Apple que fabrica exclusivamente os chips próprios da empresa já há bastante tempo, e apurou as informações.

Ao que tudo indica, a TSMC mostrará suas novas instalações para fabricação de processadores de 5nm — nas quais investirá mais de US$25 bilhões — na Mobile World Congress (MWC), que acontecerá em Barcelona (Espanha) a partir da próxima semana. Uma vez feito o anúncio, a Apple deverá ser a primeira parceira da fornecedora a fazer um gordo pedido de chips — possivelmente o “A14” — já para 2020 sob o novo processo de manufatura.

O chip “A13”, a ser incluído nos iPhones e iPads de 2019, deverá manter a arquitetura de 7nm, mas também terá uma novidade notável: será o primeiro da Maçã a incorporar uma nova tecnologia da TSMC chamada “Litografia Ultravioleta Extrema” (EUV), que permitirá a construção de camadas ainda menores nos processadores e os fará ocupar ainda menos espaço.

Publicidade

Quanto ao “A14”, não sabemos ainda qual será o ganho de performance trazido pela miniaturização. De fato, simplesmente diminuir o tamanho do processo de manufatura não traz benefícios diretos à performance de um processador, mas permite uma área menor seja ocupada por mais transistores e, com isso, confira mais poder de processamento à peça.

Vamos aguardar os próximos passos dessa história. Eu estou animado, e vocês?

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tim Cook fará discurso de formatura para turma de 2019 de Stanford

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: pdf Paginate Pro, iBasket Pro, Solitaire Dungeon Escape e mais!

Posts Relacionados