O melhor pedaço da Maçã.

Paulo Guedes diz que há mais iPhones que pessoas no Brasil

Sérgio Lima / Poder360
Paulo Guedes

Diante da gigante inflação que vem assombrando o Brasil e o mundo, o ministro da economia, Paulo Guedes, deu uma declaração que está longe de ser verdadeira.

Publicidade

Como informou a CartaCapital, nesta sexta-feira (11/3), durante o evento de apresentação do plano nacional de fertilizantes no Palácio do Planalto, Guedes afirmou que “tem mais iPhones no Brasil que população”.

Segundo ele:

Os brasileiros têm um, dois iPhones, às vezes. Então, nós já somos um país de profundidade digital. A pandemia nos jogou mais rápido ainda em direção a esse futuro.

Eis a fala do ministro em vídeo:

YouTube video

Apesar de estar certo em relação ao coeficiente smartphone/pessoas no Brasil, Guedes erra ao dizer que existem “mais iPhones do que pessoas” no país. Pesquisas anteriores indicam que a Apple possui uma penetração baixíssima no mercado de smartphones brasileiro.

Publicidade

Como informou o Money Times, no Brasil — de acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de 2021, existem 242 milhões de smartphones para uma população de 212,6 milhões de pessoas. Ou seja, temos mais aparelhos do que pessoas, de fato.

Obviamente não podemos descartar o mercado de usados, mas o fato hoje é que o aparelho mais barato menos caro da Apple sai por R$4.200. E se traçarmos um paralelo com o salário mínimo, que é de R$1.212, é fácil perceber que a fala do ministro não faz nenhum sentido.

Publicidade

Uma pesquisa da StatCounter, por exemplo, indica que a Samsung lidera o mercado brasileiro com 40,54%. Ela é seguida pela Motorola (26,87%), depois pela Xiaomi (11,45%) e em seguida pela LG (9,48%). A Apple fica em último, com “apenas” 9,36%.

O cenário se confirma ao analisarmos os sistemas operacionais no Brasil, onde o Android tem a liderança disparada com 90,5%. O iOS, por sua vez, representa apenas 9,36% do mercado.

A única explicação é o iPhone ter ganhado tamanha representatividade para o ministro, a ponto de ele chamar “telefones” de iPhones — como quem fala “Xerox” em vez de fotocópia ou “Cotonete” em vez de haste flexível com algodão na ponta. Só pode. 😛

dica do @takaesudan

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #466: “Peek performance”, Mac Studio, Studio Display, M1 Ultra, novos iPhones SE e iPad Air, iPhones 13 verdes e mais!

Próx. Post

MM Fórum: câmera do iPhone 13 Pro Max defeituosa, recomendação de película e mais!

Posts Relacionados