O melhor pedaço da Maçã.

Campanha: todos mobilizados para o “Dia de Atualizar o Navegador dos seus Pais”

Atualize o Navegador dos seus Pais

Certas iniciativas merecem apoio. Outras, as melhores, merecem mais que isso: merecem ser nacionalizadas. Alexis Madrigal, do The Atlantic, aproveitou o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) para lançar uma campanha para mudar a cara da internet: em 25 de novembro, enquanto todo mundo na casa ainda estiver digerindo o peru, atualize o navegador dos seus pais. Pense nas implicações de um gesto simples como esse! Por conta disso, resolvi que era preciso trazer essa campanha para o Brasil… mas como não comemoramos Ação de Graças, dificilmente as famílias estarão reunidas em confraternização na sexta, daí mudei a data em um mês.

Publicidade

Atualize o Navegador dos seus Pais

Sim, no dia de Natal, 25 de dezembro, dê um presente especial para seus pais: atualize o navegador deles! E, com “pais” eu quero dizer “qualquer pessoa querida que ainda estiver usando algo como o Internet Explorer 6” — o que, em algumas famílias, pode significar que os pais é que precisam fazer isto pelos filhos. Acredite, isso vai render carma bom em vários níveis: você vai sentir uma sensação de dever cumprido, seus entes queridos vão ficar mais seguros e ter acesso a sites mais modernos e os espíritos de milhares de web designers vão se regozijar ao ver o fantasma imortal que a Microsoft criou sumindo mais um pouco.

Só que essa boa ação é perigosa e oferece alguns riscos, portanto é preciso seguir certas recomendações — e kudos ao Madrigal por ter apontado algumas destas armadilhas. Muita atenção elas:

Publicidade
  1. Se você for pego no ato, não precisa dizer que está atualizando o navegador. Uma mentirinha inocente como “Estou só checando se tem vírus” ou “Estou desfragmentando seu HDD” pode livrar o flagrante — pontos extras se você também fizer essas coisas.
  2. Não troque o navegador. Se seus pais usam o Internet Explorer, coloque a versão mais atual dele, não tente mudar para o Firefox ou o Chrome. Se quiser tentar negociar essa mudança, tudo bem, mas não é algo imprescindível e abrir mão de instalar um navegador diferente pode render um processo bem mais tranquilo.
  3. Não olhe o histórico. Isso serve tanto para proteger a privacidade dos seus pais quanto para manter seus olhos longe de coisas que não podem ser desvistas.
  4. Para ganhar pontos extras de carma bom, você pode levar um roteador de presente e configurar uma rede sem fio, deixando tudo redondo. E, se ainda não tiver nenhuma solução de acesso remoto, pode ser a hora de instalar uma — isso pode fazer maravilhas na hora de prestar uma assistência pelo telefone.

Mas atenção! Se o navegador dos seus pais se parecer com isto…

Toolbar Hell

…é hora de chamá-los para ter uma conversa séria sobre o que é a internet. 😛

Portanto, aproveite para fazer deste Natal um dia feliz para todo mundo e ajude a combater os browsers defasados, uma casa de cada vez. Se não quiser esperar até lá, melhor ainda! Todo dia pode ser o “Dia de Atualizar o Navegador dos seus Pais”. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Black Friday”: Apple Online Store australiana já oferece produtos com preços reduzidos

Próx. Post

Apple resolve pendência judicial removendo app Jew or not Jew? de todas as App Stores do mundo

Posts Relacionados