O melhor pedaço da Maçã.

Apple Music rompe com rivais e não apelará aumento de royalties a compositores

Apple Music no Apple Watch, no iPhone X e no HomePod

Diferentemente de outras indústrias, o mercado de streaming de músicas está constantemente no meio do fogo cruzado por envolver o interesse de diversos grupos e empresas. Quem não se lembra da polêmica envolvendo o Apple Music e a cantora Taylor Swift, em 2015?

Publicidade

Naquela ocasião, o serviço de streaming da Maçã foi alvo de críticas por não repassar os royalties de músicas para compositores e artistas durante os três meses de avaliação do usuário. Após a repercussão da carta de Swift, no entanto, a gigante de Cupertino voltou atrás e passou a pagar devidamente os direitos autorais, mesmo durante o período de teste do serviço.

Certamente a Apple aprendeu com os erros do passado, pois a companhia decidiu que não recorrerá de uma decisão recente do Conselho de Direitos Autorais dos Estados Unidos que aumenta os royalties pagos a compositores em 44% — da qual Spotify, Google, Pandora e Amazon apelaram, como informou a Variety.

Em um comunicado conjunto, as gigantes de streaming disseram que a decisão do conselho prejudica tanto os licenciados de música (os próprios serviços digitais) quanto os detentores de direitos autorais, e pedem que a decisão seja revista.

Publicidade

O Copyright Royalty Board (CRB), em uma decisão discordante, alterou as taxas de royalties mecânicos dos EUA de uma maneira que levanta sérias preocupações processuais e substantivas. Se continuar assim, a decisão do CRB prejudicará tanto os licenciados de música quanto os proprietários dos direitos autorais. Estamos pedindo ao Tribunal de Apelações dos EUA para rever a decisão.

As quatro empresas entraram com um pedido no tribunal separadamente; como dissemos, o Apple Music está entre os principais serviços de streaming que não planeja recorrer da decisão.

O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da National Music Publishers Association (NMPA), David Israelite, chamou o Spotify, a Pandora, o Google e a Amazon de “bullies da tecnologia que não respeitam ou valorizam os compositores”. Já o Apple Music, é claro, foi elogiado por defender e apoiar os direitos desses profissionais.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Review: base carregadora sem fio CP-WP1, da Sony

Próx. Post

MacStories lança grande repositório de Atalhos dos mais variados para iOS

Posts Relacionados