O melhor pedaço da Maçã.

iOS 16.3[.1] corrigiu brecha que permitia execução arbitrária de códigos

iOS 16.3

A Apple adicionou ontem três novas notas de segurança relacionadas ao iOS 16.3 e uma ao iOS 16.3.1. As três primeiras referem-se a uma vulnerabilidade a qual permitia que fossem executados códigos arbitrariamente em iPhones, iPads e Macs, burlando as proteções de segurança dos dispositivos.

Publicidade

De acordo com a Trellix, as falhas são de média a alta gravidade. Elas foram inicialmente reveladas quando o CitizenLab descobriu a ForcedEntry, uma vulnerabilidade que não exigia interação usada para invadir o iPhone de um ativista da Arábia Saudita. Essa brecha explorava a NSPredicate, uma ferramenta responsável por filtrar códigos em sistemas da Apple.

Com isso, um cracker poderia acessar áreas do sistema que deveriam se manter seguras, como a SpringBoard, que gerencia a tela de Início do iPhone e tem acesso a dados de localização, fotos e à câmera. Segundo Doug McKee, diretor de pesquisa em vulnerabilidade da Trellix, a brecha representa um alto nível de sofisticação, além de ser explorada em uma área na qual sequer se imaginava haver ataques.

A primeira nota de segurança do iOS 16.3 se refere à falha classificada como CVE-2023-23520, a qual permitia que arquivos arbitrários fossem lidos como raiz. Já a segunda e a terceira, classificadas respectivamente como CVE-2023-23530 e CVE-2023-23531, tinham como impacto um aplicativo poder executar códigos arbitrários fora da sandbox e com privilégios elevados.

Publicidade

A nota de segurança do iOS 16.3.1, por sua vez, faz menção ao processamento de um certificado malicioso que poderia levar a um ataque de negação de serviço (denial of service, ou DoS). Há, ainda, outra nota relativa a uma vulnerabilidade no WebKit, também sobre execução maliciosa de códigos, e que “pode ter sido explorada ativamente”.

Tanto o iOS 16.3.1 quanto — sim, Macs também são afetados até certo ponto — o macOS Ventura 13.2.1 (e versões posteriores) corrigem essas falhas. Corra já para atualizar os seus gadgets e evitar dores de cabeça!

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Beats Fit Pro são atualizados com três novas cores

Próx. Post

Pesquisa revela peso da Geração Z nas vendas do iPhone

Posts Relacionados