E vamos a mais uma relevante atualização no canal brasileiro da Apple no YouTube, com vídeos de suporte para seus aparelhos e sistemas operacionais.
Os vídeos, cabe sempre recordar, funcionam como espécies de tutoriais rápidos para ajudar usuários com dúvidas e/ou problemas recorrentes nos dispositivos e/ou sistemas operacionais da empresa.
Na nova leva de vídeos, a Maçã focou no iPhone e no iPad, bem como ensinou a ajudar a se proteger contra uma técnica de engenharia social — ou golpe, no popular — bastante conhecida.
No primeiro vídeo, a poucos dias do lançamento oficial das novas grandes versões de seus sistemas operacionais, a Apple ensina como atualizar o iPhone e o iPad — tanto sem fio quanto usando um computador.
Prosseguindo, a Apple também ensina como o usuário deve proceder ao não conseguir efetuar uma compra usando o iPhone, seja na App Store ou dentro de determinado app. No vídeo, a empresa explica como atualizar as informações de pagamento e como autenticar a compra com a instituição financeira.
Outro caso bastante comum e que dá dor de cabeça para muita gente é quando o iPhone fica congelado no logo da Apple. Nesse vídeo, a Maçã explica como forçar a reinicialização e como entrar no modo de recuperação para solucionar o problema.
A Apple também explica, em outro vídeo, como evitar e denunciar phishing, tática na qual golpistas se passam por uma empresa real, como a própria Maçã — e que pode ter início com um email, uma ligação ou uma mensagem de texto não solicitada.
Por fim, a Apple ensina como cancelar uma assinatura pelo app Ajustes do iPhone ou do iPad — o que é feito facilmente tocando no seu nome, depois em assinaturas e por fim em “Cancelar assinatura” em uma das que estiverem ativas.
Os vídeos contam com narração e legendas — as quais transcrevem fidedignamente o conteúdo do áudio executado.
Tratam-se de vídeos bastante didáticos, contando com ícones, animações e imagens desenhadas especialmente para simular o trabalho na tela de um iPhone ou de outros dispositivos da Apple.