O melhor pedaço da Maçã.

Resenha: iPod shuffle 2GB

Como comentei neste post há uma semana, acabo de comprar um dos novos iPods shuffle 2GB — na cor prata — para mim. Ele chega como irmão menor do meu iPod video 80GB, que não é lá muito adequado para academia — e este é o principal motivo da compra do shuffle.

Publicidade

Eu já tinha visto alguns por aí e até brincado rapidamente com um iPod shuffle de 1GB de um amigo, mas quando você fica com um deles na mão por mais tempo é que pára para perceber o quanto que é minúsculo… e leve. Ou seja, realmente não há melhor iPod para malhar. Suas dimensões são 41,2×27,3×10,5 milímetros, incluindo o clip, e ele pesa apenas 15,6 gramas.

iPod shuffle 2GB (1/15)

iPod shuffle 2GB (2/15)

Publicidade

A carcaça do shuffle é toda de alumínio e seu acabamento, como um legítimo produto da Apple, é de altíssima qualidade. Muita gente pode ficar receosa de brincar com o clip dele, mas dá pra perceber claramente que, pra quebrar esse negócio, é preciso muito esforço.

iPod shuffle 2GB (4/15)

Publicidade

Tomei um susto quando vi o pacote da Fast Shop chegar aqui em casa mas, ao abri-lo, percebi que a maior parte era realmente enchimento — a caixinha do shuffle é minúscula e, mais uma vez, é impressionante o que a Apple consegue enfiar dentro de algo tão pequeno — sem trocadilhos.

iPod shuffle 2GB (9/15)

O pacote acompanha, além do aparelho em si, um mini dock com o cabo de conexão USB, os fones de ouvido, um mini manual, certificado de garantia, dois mini adesivos da maçã (!) e três guias rápidos (em três idiomas, respectivamente) sobre as funções do iPod. A versão em português reproduzo abaixo:

Guia rápido do iPod shuffle

Guia rápido do iPod shuffle

Como podem notar, apesar dos poucos botões que compõem o iPod shuffle, ele possui uma série de recursos bacanas, fora os próprios feedbacks luminosos que proporciona ao usuário.

Além dos seus botões básicos frontais (são eles: reproduzir/parar, avançar/retroceder e aumentar/diminuir volume), na parte inferior há mais duas chavinhas, uma para ligar/desligar e a outra para alternar entre o modo shuffle (randômico) e o de reprodução contínua da sua lista de músicas.

Publicidade

iPod shuffle 2GB (10/15)

iPod shuffle 2GB (11/15)

iPod shuffle 2GB (12/15)

Tal como ocorreu com meu iPod video de 80GB, não me adaptei muito bem com os fones que o acompanham — creio que sejam idênticos ao do irmão maior. Por isso, continuo com os meus fones Sony MDR-EX81LP, apesar de que preferiria o do iPod para o shuffle porque o comprimento do fio é mais adequado para o local onde posso prendê-lo — no bolso da camisa, por exemplo, ou no suporte de cinto da calça.

Falando no mini dock, apesar de super bonitinho e prático, a existência dele tem relação com algo que a Apple teve que abrir mão quando lançou a segunda geração de iPods shuffle. Se bem lembrarem, os primeiros eram verticais (bem parecidos com o Apple Remote — na verdade é o contrário, mas tudo bem), em formato de pendrive — por isso podiam ser usados como tal, na maior praticidade. O shuffle também serve para troca de dados, mas para conectá-lo ao computador é preciso do tal mini dock, que é algo a mais que você precisa se preocupar em carregar. Note na última imagem da resenha que, quando conectado, ele fica de cabeça para baixo.

Ao conectar o shuffle pela primeira vez no meu MacBook Pro, o iTunes foi aberto e o seu assistente de configuração foi automaticamente lançado:

Assistente do iTunes

A tela de gerenciamento dele é bem mais simples que a do meu iPod video — evidentemente, já que são bem menos recursos e possibilidades.

iPod shuffle no iTunes

iPod shuffle no iTunes

A capacidade real foi identificada como 1.89GB e ele logo me alertou que uma nova versão (1.0.4) estava disponível para download. Foi a primeira coisa que fiz.

Atualização do software do iPod shuffle

O recurso Autofill é muito legal, principalmente para quem tem quase 70GB de músicas — como eu — e precisa decidir quais colocar em um tocador que só suporta 2GB. O que ele faz é puxar uma lista randômica de canções de uma determinada lista de reprodução que você determina, podendo inclusive selecionar mais freqüentemente as suas músicas com maior classificação.

A partir daí, ele faz tudo sozinho: enche o iPod até o talo.

Autofill em ação

Autofill em ação

Neste meu primeiro sync, couberam 474 músicas — só sobraram cerca de 500KB no shuffle. Pasmem: 1,3 dias de reprodução contínua! Tá ou não tá bom pra academia?

Software atualizado, iPod cheinho, cá estamos:

iPod shuffle carregado e configurado

iPod shuffle carregado e configurado

Note que, mais uma vez valorizando a sua limitada capacidade, o iTunes oferece a opção de converter automaticamente as músicas transferidas para o shuffle no formato AAC 128kbps. Como as minhas já estão todas assim, nem precisei marcar a opção.

Logo abaixo, é possível limitar o volume máximo do iPod, inclusive com proteção de senha. Tentei esticar a barra deslizante um pouco mais pra direita, mas não deu.

Por fim, como já comentei neste artigo, há a área onde você habilita — ou não — o uso do iPod como disco, possibilitando a troca de arquivos normais, como um pendrive. Você pode, inclusive, definir quanto da sua memória você quer direcionar para músicas e quanto para os dados comuns.

Em pouco mais de um dia de uso do aparelho, estou contente demais com a minha compra. Difícil falar sobre a sua bateria, por enquanto, mas já brinquei com o bichinho por diversas horas e o indicador ainda está verde. Segundo a Apple, a autonomia dele é de 12 horas. Acho que também é suficiente pro tempo que eu fico na academia.

iPod shuffle 2GB (14/15)

iPod shuffle 2GB (15/15)

Mais fotos do bichinho, para quem quiser conferir, no meu Flickr.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Psystar tenta explicar confusão gerada por sua mudança de endereço [atualizado]

Próx. Post

Como ver vídeos bloqueados no YouTube

Posts Relacionados