O melhor pedaço da Maçã.

Claro poderá lançar suporte a dois chips em iPhones nesta semana [atualizado: e-Chip oficializado!]

Com o lançamento dos iPhones XS, XS Max e XR, a Maçã introduziu, pela primeira vez, a tecnologia Dual SIM (suporte a dois chips) nos seus dispositivos. Como sabemos, essa novidade funciona a partir do eSIM (exceto na China), que nada mais é do que uma linha eletrônica, a qual possui os mesmos recursos/funções de um chip físico.

Publicidade

Claro eSIM

Com a habilitação do recurso, a partir do iOS 12.1, nos novos iPhones, diversas operadoras no exterior lançaram suporte à tecnologia, incluindo algumas operadoras virtuais, como a Truphone e a GigSky. Com exceção dessas empresas, que oferecem planos de dados para o Brasil, nenhuma outra operadora oferecia suporte ao eSIM dos iPhones no país — até agora.

O MacMagazine foi informado, em primeira mão, que a Claro oferecerá suporte ao eSIM dos iPhones (e de outros smartphones) no Brasil ainda nesta semana. Uma página da operadora sobre o e-chip já está disponível e fornece algumas informações desse serviço.

Publicidade

Em meados do ano passado, a Claro foi a primeira (e única, atualmente) operadora a oferecer um plano celular para o Apple Watch Series 3 (GPS + Cellular) e posterior. Com a novidade, a empresa será a primeira a integrar smartphones e smartwatches à tecnologia eSIM no Brasil.

O e-chip é uma facilidade da Claro que permite ativar nossos serviços e funcionalidades da rede celular no seu smartphone ou smartwatch com eSIM.

A Claro ressalta, ainda, algumas vantagens da utilização de um chip eletrônico. Entre elas, é possível compartilhar o mesmo número e pacote de dados de uma linha e, como ele não pode ser removido, isso contribui para a localização do dispositivo em caso de perda ou roubo, já que ele continuará conectado à rede (exceto se alguém desligar o aparelho).

Não há, por ora, informações sobre valores de planos específicos para o eSIM; não obstante, isso já é um grande avanço para a implantação dessa tecnologia no Brasil.

Publicidade

Atualizaremos esta matéria assim que recebermos mais detalhes da Claro.

Atualização, por Rafael Fischmann 28/03/2019 às 17:20

Um dia após o furo do MacMagazine, a Claro disparou há pouco um comunicado para a imprensa confirmando a novidade — o chamado “Claro e-Chip”. O lançamento oficial ocorrerá amanhã, sexta-feira (29/3).

Publicidade

“A Claro Brasil possui diversas iniciativas voltadas para a conectividade das coisas. E a tecnologia eSIM é protagonista ao possibilitar ativação remota dos aparelhos compatíveis, sem precisar da logística de distribuição do chip físico. A Claro foi pioneira no uso dessa tecnologia no Brasil por meio do Claro Sync e, com a chegada do Claro e-Chip, agora permite a habilitação da linha móvel sem precisar do chip tradicional”, declarou Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro Brasil. “Estamos lançando o serviço e-Chip imediatamente após a funcionalidade estar disponível nos primeiros smartphones compatíveis com a tecnologia no país.”

O Claro e-Chip estará disponível inicialmente em lojas próprias da operadora, e posteriormente em outros canais de atendimento. As políticas comerciais dele serão as mesmas dos chips físicos, ou seja, será possível contratar planos pré-pago, pós-pago ou controle sem problemas.

Já a ativação também será bastante simples. Ao adquirir o e-Chip, o cliente receberá um código QR que permitirá o download do perfil de acesso à rede celular Claro para o seu dispositivo.

Obviamente, o Claro e-Chip será compatível não somente com os iPhones recentes que têm suporte a Dual SIM (XS, XS Max e XR), mas também com dispositivos Android que também já tenham incorporado a tecnologia eSIM.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

CEO do Roku comemora disponibilidade do Apple TV+ em outras plataformas

Próx. Post

Apple Pay chegará a Portugal e mais países da Europa em breve

Posts Relacionados