O melhor pedaço da Maçã.

Exclusivo: colocamos as mãos no Nexus One; confira as primeiras impressões!

Todos estávamos esperando e, principalmente, imaginando como seria o tão esperado Google Phone. Muito foi falado e especulado, mas finalmente estamos com ele — agora batizado de Nexus One — em nossas mãos.
Primeiras impressões sobre o Nexus One

Todos estávamos esperando e, principalmente, imaginando como seria o tão esperado Google Phone. Muito foi falado e especulado, mas finalmente estamos com ele — agora batizado de Nexus One — em nossas mãos.

Publicidade

Primeiras impressões sobre o Nexus One

Após ter sido incumbido da tarefa de analisá-lo, tentei ser o mais imparcial possível, mesmo sendo um Apple-maníaco e um power-user de iPhone mais do que assumido.

Mas vamos lá! 😉

Publicidade

Logo quando você pega a caixa, percebe que o Google (na verdade a HTC, que é a fabricante do aparelho) tomou um cuidado todo especial. Ela é um tanto maior que a do iPhone 3GS, mas é muito bem acabada e tem um detalhe bem interessante: uma fina borda colorida com as cores do Google (verde, vermelho, amarelo e azul) que dá todo um charme.

Publicidade

Assim que abrimos a caixa, logo de cara vemos o Nexus One e uma pequena assinatura do Google logo embaixo, lembrando bastante a do iPhone. Uma coisa que não podemos negar é que a Apple mudou o conceito dos celulares, desde o próprio hardware até mesmo a embalagem, e as outras empresas inteligentemente aderiram a tudo o que deu certo.

Primeiras impressões sobre o Nexus One

Primeiras impressões sobre o Nexus One

Publicidade

Voltando ao Nexus: tirando o aparelho da caixa, encontramos uma capinha de neoprene bem legal, que tem como detalhe o robô — a marca oficial do Android. Seguindo na caixa, encontramos todos os acessórios bem embalados e separados. Gostei muito do fone de ouvido, especificamente: ele segue o mesmo estilo da capinha (com o detalhe da marca) e é em black piano. Além disso, tem um controle central bem maior que o do iPhone, facilitando o manuseio.

Primeiras impressões sobre o Nexus One

O gadget do Google vem com um carregador muito simples, que dá até a impressão de que foi fabricado ou pela Nokia ou pela Motorola (tudo bem, podemos dizer que se trata de um carregador em estilo retrô, hehe), além de um cabo USB.

Primeiras impressões sobre o Nexus One

Outra coisa que o Google seguiu inspirado na linha do iPhone é um mini-manual tipo “Finger Tips” que vem dentro da caixa do Nexus. Nesse pequeno documento de uma página, você encontra os cinco passos para ativar e começar a utilizar o seu Google Phone.

Uma coisa que achei bem estranha (isso só vale para quem é iPhone-maníaco) é o fato de o aparelho vir com bateria e um cartão microSD de 4GB. Até demorei um tempinho para montá-lo — mas nada como brincar de LEGO, né? 😉 Só espero que, se por acaso deixá-lo cair no chão, ele não “desmonte” — mas esse teste vou esperar que aconteça “naturalmente”!

Primeiras impressões sobre o Nexus One

Agora vamos ao aparelho propriamente dito: ele tem uma belíssima tela, uma ótima resolução e ficou com um acabamento muito legal. Diferente dos outros dispositivos com Android que temos no mercado (G1, G2, Hero, DROID, Milestone, etc.) — os quais considero todos feios —, esse realmente é um aparelho muito bonito e charmoso. Confira, neste outro post, as suas especificações técnicas.

Comparado com o iPhone, ele é pouca coisa menor e mais fino. Uma das coisas de que eu gostei bastante é que ele tem um “grip” (pegada) melhor que o do iPhone na mão e com isso proporciona uma segurança maior no seu manuseio.

Primeiras impressões sobre o Nexus One

Primeiras impressões sobre o Nexus One

Como eu já utilizava um HTC Hero com Android, quando liguei o aparelho achei que iria demorar mais para efetuar um boot, mas a velocidade me surpreendeu. Em um artigo futuro, pretendo comparar a velocidade do Nexus One com a do iPhone e de outros aparelhos.

Primeiras impressões sobre o Nexus One

Assim que o Nexus é ligado, ele já solicita uma conta do Google válida para que possa sincronizar todos os seus contatos, email, calendário, etc. Resumindo, é uma sincronização de toda a nossa vida, né, já que utilizamos produtos/serviços do Google para tudo hoje em dia. 🙂

Primeiras impressões sobre o Nexus One

Quando o aparelho já está ativo e sincronizado (esse processo demorou uns cinco minutos numa rede 3G), temos a tela principal com atalhos como buscas no Google (via texto ou comando de voz), mensagens, Android Market, telefone, contatos, navegador e mapa. A entrada no menu principal do aparelho traz uns efeitos/animações bem legais, bem como na abertura e rolagem de apps.

Uma das coisas que eu mais apreciei no Nexus foi a sua câmera — que tem flash, zoom e macro com uma excelente qualidade. Ainda preciso fazer testes comparativos com a do iPhone 3GS, mas isso fica pra outra oportunidade.

Primeiras impressões sobre o Nexus One

Essas são as minhas primeiras impressos sobre o Google Phone/Nexus One. Aproveitem os comentários abaixo para enviar perguntas para o nosso próximo artigo, que será bem completo sobre o aparelho. Até a Apple vir com um novo iPhone, tudo indica que este e outros do mesmo tipo serão a febre do momento entre os smartphones.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Enquete: maioria dos usuários não troca a imagem de fundo do Mac com tanta frequência

Próx. Post

Infográfico expõe pro mundo o que já sabemos: os preços da Apple no Brasil são ridículos

Posts Relacionados