O melhor pedaço da Maçã.
Conceito de janelas estilo Split View no macOS

O que acham desse conceito de macOS com janelas “fixas” à la iOS?

YouTube video

Publicidade

É inevitável: um dia, num futuro não muito distante, iOS e macOS vão dar as mãos e (dentro dos limites dos métodos de interação de cada um, claro) tornar-se uma coisa só. Os primeiros sinais dessa fusão já estão entre nós — basta ver os apps criados dentro do “Projeto Marzipan”. Mas e quando a coisa se aprofundar?

O designer e editor de vídeos alemão Thomas Weinreich publicou recentemente no YouTube sua visão de como o macOS lidaria com uma mudança elementar nesse processo. Segundo ele, o conceito atual de janelas flutuantes é ultrapassado — nas palavras de Weinreich, elas são difíceis de organizar e gastam espaço desnecessário na nossa tela. A solução para isso, segundo ele, seria adotar um esquema parecido ao que já temos no iOS.

Na prática, isso significaria que a liberdade total de organização que temos hoje em dia seria substituída basicamente por um modo Split View ligeiramente mais capaz. Os usuários poderiam arrastar apps para qualquer área e imediatamente dividi-los em quadrantes ou metades da tela, usando gestos com quatro dedos para fazer isso facilmente.

Publicidade

Uma nova tela, integrada à SpringBoard, seria o novo “ponto inicial” da experiência do Mac: ela mostraria todos os seus aplicativos e, na parte superior, teria um histórico das telas abertas com os apps e suas respectivas organizações. Você poderia modificar essas telas e navegar por elas exatamente como faz hoje, deslizando quatro dedos pelo trackpad.

No conceito de Weinreich, o Mac também ganharia janelas Slide Over, que poderiam ser evocadas ou dispensadas rapidamente com gestos de dois dedos. Em desktops, com telas grandes, as janelas ocupariam somente o espaço necessário para exibir o conteúdo de cada software e, da mesma forma, poderiam ser dispostas lado a lado ou em quadrantes.

Conceito de janelas estilo Split View no macOS

Certamente, trata-se de uma ideia polêmica: ainda hoje, um dos maiores trunfos da produtividade em um Mac (em relação a um iPad, por exemplo) é a liberdade que o usuário tem de organizar as janelas como bem entender, alternando frequentemente entre programas sobrepostos e janelas escondidas.

Publicidade

Uma mudança drástica como essas certamente requereria um período de adaptação bem dilatado e faria muita gente reclamar; por outro lado, considerando a tendência de “supersimplificação” adotada pela Apple nos seus sistemas, não me parece algo muito distante do que a empresa poderia adotar no futuro. O que vocês acham?

via iClarified

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Está 28x mais difícil chegar ao topo da App Store do que há cinco anos

Próx. Post

Opera agora tem VPN mais rápida e carteira de criptomoedas; Shazam e CleanMyMac X ganham novidades

Posts Relacionados