O melhor pedaço da Maçã.

Primeiros dispositivos com Wi-Fi 6E começam a ser certificados

Shutterstock.com
Rede

A Wi-Fi Alliance, responsável por ditar os patrões da tecnologia sem fio que dá nome à aliança, está lançando o programa de certificação da primeira onda de produtos Wi-Fi 6E — uma evolução do Wi-Fi 6, lançado em 2019.

Publicidade

Alguns dos primeiros dispositivos já certificados deverão ser anunciados na próxima semana, especialmente durante a Consumer Electronics Show (CES) 2021 — que acontecerá de forma virtual, entre os dias 11 e 14 de janeiro, por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

De acordo com previsões da IDC, os primeiros dispositivos certificados com a tecnologia deverão começar a chegar ao mercado nos próximos meses; já as smart TVs com Wi-Fi 6E deverão ser anunciadas no segundo semestre deste ano.

Os dispositivos Wi-Fi existentes operam em duas bandas de espectro; 2,4GHz e 5GHz. O Wi-Fi 6E adiciona um terceiro espectro (de até 1.200MHz), quadruplicando a quantidade total de ondas usadas no Wi-Fi comum.

Wi-Fi 6E

Isso significa que você pode ter conexões com ainda mais velocidade e que as ondas de rádio têm menos probabilidade de ficarem congestionadas. Se você mora em um prédio com diversos apartamentos, por exemplo, as redes Wi-Fi dos seus vizinhos podem causar interferência na sua. Mas com o Wi-Fi 6E, há muito mais largura de banda disponível, então há menos chances de as redes disputarem as mesmas ondas de rádio.

Publicidade

No momento, o Wi-Fi 6E requer a aprovação das agências de telecomunicação de vários países, incluindo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Brasil.

A Wi-Fi Alliance disse que o Reino Unido, a União Europeia, a Coreia do Sul, o Chile e os Emirados Árabes Unidos já deram luz verde para permitir o uso da nova frequência de Wi-Fi, enquanto os órgãos reguladores do Canadá, do México e do Japão estão em vias de aprovar a tecnologia.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Câmeras dos iPhones não mudarão muito até 2023, diz Kuo

Próx. Post

Pedágio da ViaLagos agora aceita Apple Pay e outros pagamentos por aproximação

Posts Relacionados