O melhor pedaço da Maçã.

Vendas de Macs caem, mas Apple ganha espaço no mercado de computadores

Família de Macs

Da última vez em que falamos aqui sobre vendas globais de computadores (e, portanto, de Macs), o cenário era positivo: o mercado tinha visto um salto bem agradável nos números, e a Apple tinha crescido num ritmo superior ao da concorrência, conquistando terreno. Agora, as coisas mudaram um pouco: o segmento voltou a se retrair e a Maçã também vendeu menos, mas continua expandindo seu share.

Publicidade

Gartner sobre mercado de computadores no primeiro trimestre de 2019

Dados de duas das maiores firmas de pesquisa do mundo, a Gartner e a IDC, mostram a quantas anda o mercado de PCs. De acordo com a primeira, as fabricantes somadas tiveram uma retração de 4,6% nas vendas no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A Apple, que ficou em quarto lugar entre as empresas, vendeu pouco menos de 4 milhões de Macs nesse intervalo — uma queda de 2,5% em relação às vendas do primeiro trimestre de 2018.

Mesmo assim, a Maçã aumentou seu market share por cair num ritmo inferior ao da indústria: de 6,6% do mercado, a empresa tem agora 6,8%. As líderes (Lenovo em primeiro, seguida por HP e Dell), entretanto, estão se descolando, já que as três conseguiram ver um aumento nas vendas no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.

Publicidade

ASUS e Acer, que estão abaixo da Apple, também caíram, e a retração mais forte foi no segmento “Outros”, que engloba todas as marcas restantes: uma queda de 20,9%, atribuída pela Gartner principalmente à escassez de processadores de baixo custo da Intel — que obrigou as fabricantes a recorrerem a soluções da AMD, produzidas em escala menor.

A IDC, que usa um método diferente de estimativa, relatou números no geral similares aos da Gartner; a única diferença significativa é em relação às duas primeiras colocadas (aqui, a HP trocou de lugar com a Lenovo e conquistou a liderança do mercado). Sobre a Apple, a firma comentou que seus modelos mais recentes não foram recebidos com muita animação e análises apontando possíveis falhas no hardware poderão afetar mais as vendas nos próximos meses.

IDC sobre mercado de computadores no primeiro trimestre de 2019

A firma também comentou o desempenho do mercado de computadores na América Latina, afirmando que, mesmo com condições econômicas desfavoráveis em países como Brasil, Argentina e México no primeiro trimestre, as vendas de PCs foram melhores que o esperado — os números caíram menos de 10%, contrariando as previsões de 13% de retração.

Publicidade

Os levantamentos tanto da IDC quanto da Gartner, é bom lembrar, não levam em conta iPads ou Chromebooks; dispositivos Surface, por outro lado, entram no bolo — o que faz sentido, já que eles se pretendem substitutos de computadores “completos”, ao contrário dos tablets da Maçã.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Texture custará US$485 milhões aos cofres da Apple, diz reportagem

Próx. Post

Crafty Lands, novo jogo da PlayKids, desperta o espírito construtor das crianças

Posts Relacionados